sábado, 5 de janeiro de 2013

Galeria Mascate com exposição da fotógrafa italiana Serena Salvadori


                                                       



Quem visitar Porto Alegre até 19 de janeiro poderá conferir, além das belezas que a capital gaúcha possui, a exposição TODO SOBRE MI VIDA> SOBRE TODO MI VIDA, de Serena Salvadori. A fotógrafa italiana foi convidada para a I Bolsa de Residência Artística da galeria, que iniciou em agosto deste ano e encerra em fevereiro de 2013. A mostra gratuita acontece no novo espaço expositivo da Mascate, a Sala de Tijolos, no segundo piso.
A artista não veio ao Brasil a passeio: atua como colaboradora do BARRACO Estúdio, ao lado de Régis Duarte e Tiago Coelho. Registrou com sua câmera Hasselblad todos os movimentos do seu novo cenário, captando cenas cotidianas de seu convívio diário.
A seleção de imagens para o evento apresenta um olhar sobre uma Porto Alegre de céu frio e cheia de encontros quentes. Expor de maneira franca momentos íntimos já faz parte da sua trajetória, que inclui primeiro lugar na Revisão de Portólios do 9th International Festival of Photography de 2010 em Lodz, na Polônia, e diversas exposições na Europa. .
Galeria Mascate
Sentindo a carência na cidade de uma galeria que realmente misturasse arte, fotografia contemporânea, design e moda, o fotógrafo Tiago Coelho, o designer Régis Duarte criaram a Galeria Mascate em setembro de 2011.
O nome Mascate ficou sempre associado à imigração árabe no Brasil, resultante do grande contingente de imigrantes proveniente do Líbano e da Síria que se dedicaram a esta atividade. Em menor número chegaram também ao Brasil imigrantes de outros pontos do antigo Império Otomano, como Turquia, Palestina, Egito, Jordânia e Iraque.
A mascateação introduziu inovações que hoje são traços marcantes do comércio popular, como as práticas de alta rotatividade e alta quantidade de mercadorias vendidas, das promoções e das liquidações. Inicialmente os mascates visitavam as cidades do interior e as fazendas de café, levando apenas miudezas e bijuterias. Com o tempo e o aumento do capital, começaram também a oferecer tecidos, roupas prontas e outros artigos. 
Serviço: 
TODO SOBRE MI VIDA > SOBRE TODO MI VIDA – Serena Salvadori
Data: de 19 de dezembro a 19 de janeiro de 2013
Horário: 14h às 18h (3ª a sábado)
Local: Galeria Mascate - Barraco Estúdio
Endereço: Rua Laurindo, 332 - Santana
Contatos: site / (51) 3028.2223
Valor: gratuita.


by portoalegre.travel

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas