Por Filipe Serrano
As compras por meio de tablets e smartphones sobem de 5% para 10% em um ano; 51% das vendas é feita em iPads
Gabriela Forlin
AGÊNCIA ESTADO
AGÊNCIA ESTADO
SÃO PAULO – As compras realizadas por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, dobraram em 2012 de 5% para 10% do total do comércio eletrônico, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico - Camara-e.net.
“Este número tende a crescer cada vez mais em função do barateamento das novas tecnologias, tanto dos smartphones, quanto do acesso a internet banda larga e 3G, além da entrada da nova geração no mercado consumidor”, comentou, em nota, o coordenador do Comitê de Varejo da instituição, Fábio Pereira.
As vendas por meio de iPads representam 51% das transações feitas por aparelhos móveis, as de iPhone, 20%, e os demais aparelhos, 29%. De acordo com a Camara-e.net, o Natal de 2012 (que representa para o e-commerce brasileiro dois meses e meio de faturamento) chegou à marca de R$ 3,1 bilhões de faturamento online, ante os R$ 2,6 bilhões registrados em 2011.
Entre as cinco categorias de produtos mais vendidos pela internet no Brasil destaca-se a de moda e acessórios, pois não figurava entre as vinte maiores há cinco anos e, no primeiro semestre do ano passado estava em terceiro lugar, segundo a pesquisa.
A categoria “eletrodomésticos” vem em primeiro lugar, seguida de “saúde beleza e medicamentos”. “Jornais e revistas”, que já estiveram na dianteira, agora estão em quarto. Em quinto vem “informática”.
A expectativa da Camara-e.net é que o Brasil feche 2012 com com um total de 43 milhões de consumidores online e um faturamento de R$ 22,5 bilhões, acompanhando o crescimento de 20% esperado para o ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário