sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Requerimento de Alvaro Dias pede esclarecimentos ao governo sobre gastos com publicidade


Senador Alvaro DiasOs senadores da Mesa Diretora do Senado aprovaram, na última reunião do ano de 2012, o requerimento de informações apresentado pelo Líder do PSDB, Alvaro Dias, solicitando que a ministra chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, preste esclarecimentos sobre a distribuição e os valores dos recursos investidos em publicidade e patrocínio pelos órgãos da administração federal nos anos de 2011 e 2012. O senador Alvaro Dias justificou sua solicitação em vista de denúncias publicadas na imprensa de que a Presidência da República gastou recursos públicos para fazer publicidade oficial em jornais de São Paulo desconhecidos do público ou mesmo do próprio setor.
Ao aprovarem o requerimento, que já foi enviado à Secretaria de Comunicações da Presidência, os senadores da Mesa Diretora consideraram adequado o endereçamento do pedido, tendo em vista a competência do órgão que dirige para coordenar a publicidade da administração pública federal. “Consideramos louvável a iniciativa do senador Alvaro Dias por julgarmos imprescindível que o Senado Federal acompanhe pari passu o desembolso de recursos públicos”, afirmou o relator do requerimento junto à Mesa, senador João Ribeiro.
Em seu requerimento, o Líder do PSDB faz questionamentos não apenas sobre o total despendido pela Secom com publicidade, mas também indaga que tipo de fiscalização o órgão faz junto às empresas que recebem recursos para propaganda das ações do governo. Para Alvaro Dias, o governo do PT gasta “uma fortuna em publicidade” e vende uma imagem falsa sobre um desempenho inexistente. O Líder diz ainda que o excesso de propaganda justifica os atuais índices de popularidade tanto da administração federal como da própria presidente Dilma.
“A última pesquisa CNI/Ibope revelou aquilo que a população vê na TV e ouve no rádio, por intermédio da propaganda oficial do governo. Então a avaliação do governo não se dá pelo seu desempenho mas sim pela eficiência da publicidade que faz. Isto tudo só pode cair por terra em uma campanha eleitoral com candidatos que tenham competência para verbalizar esta realidade, e mostrar para a opinião pública que quem está comandando a máquina com recursos do contribuinte para gastar a vontade, acaba passando à população essa imagem de eficiência”, afirmou o senador, em entrevista recente à rádio CBN.
Eduardo Mota – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

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