terça-feira, 22 de abril de 2025

Rio Grande do Sul: Sobe para dez o número de feminicídios durante o feriadão

O caso mais recente aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região Sul do Estado


Casos ocorreram entre sexta e segunda-feira | Foto: Polícia Civil

O Rio Grande do Sul registrou dez feminicídios durante o feriado prolongado de Páscoa, entre sexta, 18, e esta segunda-feira, 21.


Os casos

Feliz: duplo homicídio em residência
Um duplo homicídio, ocorre por volta da 1h30min na cidade de Feliz, no Vale do Caí. O crime ocorreu no distrito de Arroio Feliz, no interior de uma moradia, às margens da ERS 452.

As vítimas foram identificadas como sendo Raíssa Müller, de 21 anos, e Éric Richard de Oliveira Turato, de 24 anos. O casal foi morto a facadas pelo ex-namorado de Raíssa, Vinicius Britz, de 27 anos, que não aceitava o fim do relacionamento.

De acordo com a Brigada Militar, o ataque ocorreu na cozinha da residência, onde os corpos foram encontrados. O autor do crime foi encontrado caído na piscina da casa, com um ferimento grave na cabeça causado por faca.

Parobé: grávida morta a facadas na rua
Uma mulher de 25 anos, grávida, foi assassinada a facadas nesta madrugada, em Parobé, no Vale do Paranhana. A vítima foi encontrada caída na via pública com diversos ferimentos provocados por arma branca.

Moradores acionaram o 190, relatando gritos e pedidos de socorro no local. Quando os policiais militares chegaram, a mulher já havia morrido. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, que fugiu após o ataque.

Ele se entregou à polícia em Porto Alegre, acompanhado de sua advogada, de acordo com a Polícia Civil. Após, foi realizado o interrogatório do suspeito, que exerceu seu direito constitucional de permanecer em silêncio. A investigação segue em curso no âmbito do Inquérito Policial.

São Gabriel: mulher degolada em casa
Uma mulher de 47 anos foi morta com golpes de faca na região do pescoço pelo ex-companheiro dentro de casa, no Centro de São Gabriel. O fato ocorreu por volta das 12h desta sexta-feira. A vítima foi encontrada morta dentro da residência, próxima à Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior.

O suspeito do crime é um ex-companheiro da vítima, que tem 54 anos. Ele foi localizado na casa de familiares na vila Tiaraju. Com ele, a Brigada Militar encontrou ainda a arma utilizada no feminicídio.
Bento Gonçalves: mulher morta a facadas

Por volta das 15h35, uma mulher de 54 anos foi morta a facadas em Bento Gonçalves, na Serra. Os golpes foram desferidos na região do pescoço. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada para atender a ocorrência, mas a vítima não resistiu aos ferimentos. A Brigada Militar compareceu ao local e realizou a prisão do suspeito, de 64 anos. Na casa, também foi localizada a faca utilizada no crime.

Viamão: morta a tiros dentro de casa
Uma mulher de 50 anos foi morta a tiros dentro de casa no bairro Santa Isabel, em Viamão. O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado pelo término da relação. O autor do crime teria fugido do local após o feminicídio, deixando no local a arma utilizada.

Santa Cruz do Sul: assassinada a golpes de facão
Uma mulher foi morta, no bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. O crime ocorreu na tarde desta sexta-feira. A vítima teria sido morta com golpes de facão. O ex-companheiro foi preso ainda no local do crime. Ele estava ferido e foi encaminhado para atendimento no Hospital Santa Cruz.

Serafina Corrêa: mulher morta a tiros na frente dos filhos
Uma jovem de 26 anos foi assassinada a tiros no interior do apartamento em que residia, no Condomínio Bom Sossego, localizado na Via Napole, bairro Planalto, em Serafina Corrêa. O crime ocorreu por volta das 20h15min do domingo de Páscoa.


No momento do ataque, a vítima, identificada como Talia da Costa Pereira, 26 anos, estava acompanhada dos dois filhos pequenos. O atirador, ainda não identificado, invadiu o imóvel e efetuou diversos disparos com uma pistola 9mm, atingindo principalmente a região da cabeça. A mulher morreu na hora.

Pelotas: assassinada a tiros no meio da rua
O caso mais recente ocorreu no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região Sul. Uma mulher, que ainda não foi identificada, foi morta a tiros no meio da rua, no bairro Liberdade.

Uma guarnição da Brigada Militar atendeu a ocorrência, que logo isolou a área. A Polícia Civil já iniciou os trabalhos de identificação e busca pelo suspeito do feminicídio. Segundo o relato da polícia, a mulher estava saindo do trabalho quando foi abordada pelo autor do crime. Ela foi alvejada com ao menos cinco disparos de arma de fogo.

Duas mulheres mortas em Ronda Alta
Em Ronda Alta, município situado no Alto Uruguai, três pessoas de uma mesma família foram encontradas mortas dentro de um apartamento no bairro Santa Helena. De acordo com a ocorrência, registrada pela delegacia de Carazinho, um homem de 49 anos matou a mulher, de 41 anos, e a enteada, de 14 anos, a facadas. Depois dos homicídios, o suposto autor tirou a própria vida com um tiro.

O MPU afirmou que não havia pedido de Medidas Protetivas de Urgência da Lei Maria da Penha.
Medida protetiva online

Como forma de resposta aos acontecimentos recentes, a Polícia Civil vai antecipar o lançamento de uma plataforma que já vinha sendo desenvolvida para permitir o pedido de medidas protetivas de forma online.

Uma reunião deverá ser realizada nos próximos dias para definir a partir de qual dia a plataforma online entrará em operação, a partir do site da Delegacia de Polícia Online da Mulher.

No endereço virtual, a vítima também encontrará todos os detalhes com o passo a passo para fazer o registro da ocorrência e o pedido da medida protetiva de forma online.

by Correio do Povo

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Entenda o que é creepypasta e qual é a mais conhecida do universo dos jogos

Lendas urbanas sobre um cartucho amaldiçoado para alegrar o Halloween


Você pode até não estar familiarizado com o termo, mas já deve ter ouvido falar ou conhecido alguma creepypasta. Essa palavra se refere a histórias de terror com origem na internet, normalmente escritas por autores anônimos com o objetivo de serem replicadas até viralizarem.

A prática teve início nos anos 2000, quando as pessoas ainda estavam se acostumando com a ideia de ter acesso a milhões de informações pelo computador, e se afundavam em sites, blogs, fóruns e redes sociais de todos os tipos.

Assim, muitos narravam contos fictícios que eram multiplicados em massa, criando um movimento que gerou uma comunidade ativa. Já o nome “creepypasta” surgiu com a junção do termo “copypasta” (textos que foram copiados e colados) com a palavra em inglês “creepy”, que significa “arrepiante” em tradução livre.

Algumas histórias se replicaram tanto, que se tornaram até lendas urbanas da internet, assombrando a infância e a adolescência de muitas pessoas (incluindo a minha!). Curiosamente, muitos destes contos se inspiravam em obras existentes, principalmente videogames.

Muitas creepypastas aterrorizaram os amantes de jogos eletrônicos, com direito a cenas alteradas, trilhas sonoras ao contrário, mensagens subliminares e por aí vai. Mas teve uma lenda, em específico, que tomou proporções maiores e assusta os leitores até hoje: o cartucho amaldiçoado de Zelda: Majora’s Mask, que explicaremos a seguir.

“Ben afogado”

Essa cena horripilante do Link distorcido é um dos momentos da creepypasta..

Apelidada de “BEN Drowned”, a lenda de que existe um cartucho amaldiçoado de Majora’s Mask é uma das creepypastas mais conhecidas, inclusive por ter vídeos do jogador (conhecido como “Jadusable”) que supostamente vivenciou a história.

Tudo começou quando ele decidiu comprar o jogo. Procurou em vendas de usados por todo lado, mas não encontrou. Até que um senhor de aparência um tanto esquisita subitamente apareceu e ofereceu o game de graça. Era um cartucho que não parecia original e apenas estampava uma fita crepe com “Majora” escrito em caneta. O jovem decidiu aceitar a oferta, afinal, o máximo que poderia acontecer era não rodar – ou, pelo menos, era isso que ele pensava.

Para sua surpresa, o jogo funcionou, mas logo percebeu detalhes estranhos. Os NPCs passaram a chamar seu personagem de “Ben” em vez de “Link” do nada, e o mesmo nome apareceu no arquivo de salvamento no menu principal. A situação tomou um rumo sombrio quando momentos esquisitos aconteceram. O jogador era teletransportado para locais vazios, em que as texturas dos gráficos falhavam e a música tema tocava ao contrário, além de falas aleatórias aparecerem na tela e uma estátua com uma aparência assustadora começar a seguir o protagonista.

A princípio, Jadusable tentou se convencer que eram bugs. Mas, por algum motivo, teve a impressão de que o jogo estava tentando se comunicar. Os momentos esquisitos se tornaram perturbadores, com Link começando a pegar fogo, morrendo várias vezes seguidas. Foi então que ele se assustou tanto que desligou o console – não antes de gravar tudo em vídeo, que está logo abaixo.

Jadusable decidiu encontrar o dono original para devolver o cartucho. Só que, ao procurá-lo onde se encontraram pela primeira vez, um vizinho avisou que o senhor se mudou. Ele perguntou ao homem quem era “Ben” que, após ficar surpreso com a pergunta, revelou que era um garoto que morava ali e sofreu um acidente.

Isso reacendeu a curiosidade do jogador, que voltou para o Majora’s Mask misterioso a fim de descobrir o que estava acontecendo. Ao ligar o console, os arquivos mudaram de novo, mesmo sem ter jogado. Ainda assim, reuniu a coragem que sobrou e selecionou “BEN”. Link estava com o corpo distorcido, enquanto efeitos sonoros (que não eram originais do jogo) tocavam. A cena mudou, então, para o meio do mar, mostrando o personagem se afogando na frente da estátua macabra de antes.

Após a cena, ele voltou para o menu principal e finalmente descobriu o que aconteceu com Ben. Os arquivos foram alterados pela última vez e diziam uma frase: “BEN DROWNED” — “Ben se afogou” em inglês. O garoto era o dono original do game e morreu afogado em um acidente misterioso – e acredita-se que o cartucho passou a ser assombrado pelo seu fantasma.

A creepypasta ainda se estende por mais capítulos, mas esses foram os acontecimentos que viralizaram em 2010, quando foi publicada pela primeira vez – e quando eu tive contato com a história. Os vídeos chegaram até a tirar meu sono por alguns dias e me fazer olhar desconfiada para meu cartucho do Majora’s Mask, mas posso afirmar que ele está bem guardado e livre de maldições (assim espero!).

Mais creepypastas de jogos

Além de Majora’s Mask, há vários outros jogos que tiveram creepypastas e viralizaram em fóruns e redes sociais por aí, como a música tema de Lavender Town, a cidade fantasma de Pokémon Red, Blue e Yellow, que supostamente escondia ondas sonoras que incentivaram uma onda de suicídios no Japão.

Para quem ficou interessado no tema, fizemos uma listinha macabra com menções honrosas (e onde encontrá-las) de mais lendas urbanas da internet para a leitura de terror ficar em dia no Halloween! No entanto, vale ressaltar que todas estão disponíveis apenas em inglês.


Herobrine (Minecraft)

Sonic.EXE (Sonic the Hedgehog)


JVK Mod (Elder Scrolls: Morrowind)

Number Stations (Fallout 3)

Strangled Red (Pokémon)

Morre o Papa Francisco

Anúncio do Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta: "Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja"


Vatican News



Morre o Papa Francisco. O anúncio foi dado, com pesar, poucos instantes atrás diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Farrell, com as seguintes palavras:

"Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.

Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.

Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino."

Segundo informado pela Sala de Imprensa da Santa Sé: "Após a comunicação do falecimento do Papa Francisco, conforme previsto no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis (nn. 21-40), nesta noite, segunda-feira, 21 de abril, às 20h, o cardeal presidirá o rito de constatação da morte e o depósito do corpo no caixão. Participarão do rito o decano do Colégio Cardinalício, os familiares do Pontífice, o diretor e o vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano."

A trasladação do corpo do Santo Padre para a Basílica Vaticana, para a homenagem de todos os fiéis, poderá ocorrer na manhã de quarta-feira, 23 de abril de 2025, segundo as modalidades que serão definidas e comunicadas amanhã, após a primeira Congregação dos Cardeais.

A Sala de Imprensa do Vaticano comunica que a celebração eucarística e o rito de canonização do Beato Carlo Acutis, previstos para 27 de abril de 2025, II Domingo da Páscoa ou da Divina Misericórdia, por ocasião do Jubileu dos Adolescentes, estão suspensos.


domingo, 20 de abril de 2025

Gente do Céu! Alguem socorra o Brasil!


 

Phrogging: Quando estranhos vivem ocultos na sua casa


Você já teve a sensação de que não estava a sós em casa e desconfiou se tratar de um fantasma? Sons estranhos surgem pelo imóvel e alguns objetos desaparecem misteriosamente? O seu caso pode não ter nada a ver com algum tipo de manifestação sobrenatural e sim com alguém praticando “phrogging”.

Situação abordada no filme À Espreita do Mal, da Netflix, phrogging é o ato de viver escondido na casa de outra pessoa. O termo é derivado da palavra inglesa “frog”, que em tradução livre significa sapo, e se refere às pessoas que se dedicam a este tipo de atividade e vivem pulando de um imóvel para o outro.

À Espreita do Mal. (Fonte: Netflix/Divulgação)

Os phroggers (praticantes da atividade) geralmente agem assim com o objetivo de aproveitar a experiência de viver escondido na casa dos outros sem que os moradores saibam. Eles dormem por lá, usam o banheiro, se alimentam, observam os proprietários e assistem à TV sem ninguém perceber, abandonando o local após alguns dias.

Também há aqueles que investem nesta prática por necessidade, como vemos em Parasita, ganhador do Oscar 2020, ou por não terem onde morar, e resolvem beneficiar-se da “hospedagem” gratuita. Eles podem viver no sótão, porão ou qualquer outra parte da casa onde não haja movimentação, saindo do esconderijo à noite ou quando não há ninguém na residência.

Casos reais de phrogging
Ao contrário do que possa parecer, o phrogging não é uma lenda urbana nem acontece apenas nos filmes. Já houve vários casos noticiados, principalmente nos Estados Unidos, um deles em 2013, quando estudantes de uma universidade em Ohio descobriram um estranho morando no porão.

Parasita. (Fonte: IMDb/Reprodução)

Antes disso, em 2008, foi relatado o caso de uma mulher que vivia escondida no porão de uma casa no Japão. Já com relação aos casos de phrogging no Brasil, o hábito parece não ter se tornado moda aqui. De qualquer forma, vale a pena reforçar as fechaduras, trancar bem as janelas e investir em um sistema de vigilância com câmeras.

E na próxima vez que notar algo estranho em casa (ruídos, coisas desaparecendo, micro-ondas ligando sozinho etc), pode ser mais prático chamar a polícia para fazer uma varredura no imóvel do que contratar um investigador paranormal.

4 histórias de pessoas que viviam escondidas em casas alheias

Quem já assistiu ao filme coreano Parasita conhece a prática do phrogging. O termo deriva da palavra inglesa frog (que quer dizer “sapo”) e se refere ao ato de viver escondido na casa de outra pessoa, "pulando" de um imóvel para o outro.

Sem dúvida, é bastante assustador imaginar que alguém possa estar vivendo secretamente em nossa casa nesse momento. Mas saiba que várias pessoas já passaram por essa situação desconfortável. Neste texto, compartilhamos 4 histórias reais de phrogging.

1. O adolescente que vivia dentro das paredes

(Fonte: Megacurioso)

Um adolescente de Massachusetts chamado Daniel LaPlante se escondeu por semanas nas paredes da casa de Tina Bowen, com quem havia tido um breve relacionamento. Ele tinha então 16 anos. Em dezembro de 1986, quando Tina e seu pai voltaram para a casa, eles deram de cara com um estranho em um armário, que os forçou a ficarem trancados em um quarto.

Tina conseguiu fugir e chamou a polícia, que descobriu se tratar de Daniel. Ele foi preso pelo caso, mas depois posto em liberdade sob fiança. Algum tempo depois, ele assassinaria brutalmente uma professora e seus dois filhos.

A princípio, Daniel LaPlante planejou assaltar a casa da família Gustafson, mas foi surpreendido quando Priscilla e seus filhos voltaram mais cedo para casa. Ele então estuprou Priscilla e a matou com dois tiros, para depois afogar as duas crianças. Pelo crime horrendo, ele foi julgado em 1988 e recebeu três penas de prisão perpétua.

2. A perseguidora de Pamela Anderson

(Fonte: GettyImages)

Quando estrelou Baywatch, a atriz e modelo Pamela Anderson se tornou uma grande sex symbol mundial. Muitos a cobiçaram, mas nem todos conseguiram chegar tão perto de Pamela quanto uma mulher que se mudou para a sua casa de hóspedes, em sua mansão em Malibu.

Segundo relatou a uma entrevista, Pamela estava no auge da fama quando um dia viu um rosto desconhecido na janela de sua casa de hóspedes, que estava desocupada. Depois de verificar, ela soube que era uma moradora em situação de rua que se instalou por lá e até vestiu um dos famosos maiôs vermelhos que Pamela usava na série.

A atriz chamou ajuda, mas ela não foi encontrada. A mulher teria permanecido cerca de três a quatro dias por lá sem ser notada, roubando a comida de Pamela. Por fim, a polícia conseguiu prendê-la, e Pamela não quis receber o maiô usado de volta.

3. O homem escondido em um armário do campus

(Fonte: GettyImages)

Na Carolina do Norte, uma estudante universitária chamada Maddie começou a notar algumas coisas estranhas: ruídos desconhecidos, roupas que sumiam e marcas de mãos nas paredes de seu dormitório no campus.

A princípio, ela desconfiou que fosse algo sobrenatural. Mas era bem pior: um sujeito de 30 anos chamado Andrew Swofford estava escondido no seu armário.

Ela contou que começou a fazer perguntas a um suposto "espírito", até que alguém respondeu: "meu nome é Drew". Ao abrir a porta do armário, Maddie encontrou o homem usando as suas roupas e com uma mochila cheia delas.

Swofford acabou sendo preso, mas a polícia não conseguiu descobrir como ele entrou lá. Para piorar, não foi a primeira vez que Maddie e suas amigas encontraram homens escondidos no seu apartamento.

4. O caso do artista que se escondeu no shopping

(Fonte: Arquivo Pessoal/ Michael Townsend)

No início dos anos 2000, um sujeito chamado Michael Townsend viu uma propaganda de um shopping, em que uma mulher dizia que seria muito bom se a gente pudesse morar nele.

Townsend era um artista, e resolveu levar aquela sugestão ao pé da letra. Ao lado de outros colegas, eles construíram secretamente um apartamento de 69 metros quadrados no estacionamento de um shopping em Rhode Island, e viveram lá por três semanas.

Na época, eles relataram à imprensa que começaram a construir o apartamento em 2003, e ninguém notou por quatro anos. Criaram uma casa confortável, discreta e que tinha até um Playstation 2. Só que, um dia, Townsend voltou para "casa" e deu de cara com três seguranças do shopping que o esperavam.

Ele acabou preso por invasão de propriedade, mas conseguiu liberdade condicional. Mesmo assim, os policiais ficaram muito surpresos pelo que os estudantes haviam conseguido fazer.

by Mega Curioso

Em Alta

Rio Grande do Sul: Sobe para dez o número de feminicídios durante o feriadão

O caso mais recente aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, em Pelotas, na região Sul do Estado Casos ocorreram entre sexta e segu...

Mais Lidas