segunda-feira, 7 de abril de 2025

7 de abril, dia dos quase extintos jornalistas, especialmente os de fato independentes. Sem salário, sem pix, sem doações sem 'sociedade", sem patrocínio, sem publicidade, sem verbas públicas. O resto é figuração!

 


Bonito: parte de balneário é fechado por causa de ataques de peixes

Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) interditou lagoa artificial após ocorrências

Praia da Figueira em Bonito.Créditos: Divulgação

Devido a uma série de ataques de peixes a visitantes, o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) interditou parcialmente um dos balneários mais visitados de Bonito. Este ano, ao menos 30 moradores e turistas procuraram atendimento médico em Bonito após serem mordidos por peixes. A cidade é reconhecida como a "capital nacional do ecoturismo".

Os episódios ocorreram na Praia da Figueira, um dos balneários privados mais movimentados da região. O Imasul interditou o complexo por completo, mas após pedido de reconsideração, as áreas fora da água foram reabertas. A prefeitura de Bonito acionou o Imasul após o hospital local registrar diversos casos de mordidas de peixes. Segundo a administração municipal, mais de 80% dos ataques ocorreram na Praia da Figueira, e parte deles teria sido provocada por tambaquis — espécie amazônica conhecida pela força dos dentes.

Segundo a prefeitura de Bonito, a Fundação de Turismo acompanha o caso de perto e reforça a necessidade de que o atrativo esteja em conformidade com as normas ambientais e de segurança.

"A lagoa artificial permanecerá interditada, sendo exigida a instalação de barreiras físicas e educativas para impedir o acesso dos visitantes à água", afirma a nota do Imasul.

O Imasul reiterou que a lagoa artificial da Praia da Figueira continua com as atividades suspensas. A liberação parcial da Licença de Operação permite apenas o funcionamento das atrações fora d’água, conforme previsto na autorização ambiental.

Perto do Rio Formoso, a lagoa artificial reúne quiosques dentro d’água, um mirante com vista para o rio e uma praia para os visitantes. Na área mais rasa, os turistas flutuam sobre as águas para observar os peixes — atração que inclui espécies introduzidas como pacu, dourado, matrinxã e tambaqui.


Mais Lidas