sábado, 16 de março de 2024

Macacos Voadores: Os Capangas do Narcisista


Já passaste pela situação embaraçosa de encontrar na rua uma pessoa que é intermediária entre ti e o narcisista? A pessoa pode ser amigo comum, um familiar ou mesmo um colega de trabalho. Esta pessoa faz, consciente ou inconscientemente, o abuso e a campanha de difamação que o narcisista tem em mente para ti, mas á distância. Esta pessoa que faz o “trabalho sujo” do narcisista é chamada de Macaco Voador.

Os macacos voadores são utilizados especialmente pelo narcisista nas campanhas de difamação da tua pessoa. Os resultados práticos, emocionais e psicológicos das campanhas de difamação são horríveis e devastadoras a nível pessoal.

Tenho certeza de que há muitas pessoas que cometeram suicídio porque se sentiram pressionadas por vários macacos voadores contra elas, fazendo-as sentirem-se tão invalidadas, tão sozinhas, e duvidando delas próprias que não conseguiram encontrar uma razão para continuar. Elas não encontraram uma saída, elas nem sabiam o que estava acontecendo. As consequências das ações dos macacos voadores podem ser muito sérias.

Quem são os Macacos Voadores?

Os macacos voadores são pessoas que o narcisista enganou, levando-as a acreditar que ele é a vítima e, convencendo-as a executar as suas ordens contra ti. Os macacos voadores são também utilizados em vigilância á distância, indo contar ao narcisista informações pessoais tuas, como por exemplo, com quem te encontraste, o que fizeste, aonde foste, o que vais fazer, etc.

MACACOS VOADORES – FEITICEIRO DE OZ
O nome macacos voadores tem origem no filme Feiticeiro de Oz, onde os macacos voadores fazem “o trabalho sujo” da feiticeira.Vamos encontrar macacos voadores entre amigos, familiares, colegas de trabalho e nos próprios filhos do narcisista.

Os macacos voadores também são conhecidos como:
Capangas
Lacaios
Facilitadores
Extensões do narcisista
Gerentes de campanha

Os macacos voadores andam por aí fora a “recrutar” pessoas, um pouco na linha dos religiosos que vão de porta em porta, no intuito de tentar recrutar adeptos para a religião deles. O que no fundo eles estão a tentar fazer é recrutar-te para a religião do narcisista. A religião do narcisista é no fundo a realidade do narcisista, a visão que ele tem do mundo e das outras pessoas.
Abusam por procuração

O papel principal dos macacos voadores é, antes de mais, abuso por procuração.
O abuso por procuração é quando o narcisista faz com que outras pessoas abusem de ti. Desta forma, o narcisista pode abusar de ti através dos macacos voadores sem que ele seja directamente implicado na situação.

Os macacos voadores vão fazer com que te sintas rejeitado, que não te sintas como uma boa pessoa, eles vão te envergonhar, talvez eles até te coloquem numa situação má, e aí eles vão dizer que o louco és tu, e coisas assim. Deste modo dá a impressão que o narcisista está isento de culpa, dando a impressão que ele nem sequer está envolvido nisto..
Espalham rumores e fofocas

Os macacos voadores também são usados ​​para espalhar boatos e fofocas. Este é um dos seus papéis principais. Eles são viciados em fofoca. Geralmente estas pessoas andam por aí a espalhar rumores e as fofocas que ouvem do narcisista, sobre ti claro.

Campanha de difamação

Nas campanhas de difamação os macacos voadores fazem o trabalho do narcisista quer, que é criar uma imagem negativa de ti, do teu caracter. Culminando com ou és má pessoa ou estás louco.

O narcisista, por exemplo, quer que eles vão por aí, falem mal de ti e espalhem mentiras sobre ti, ou o narcisista quer que eles abusem de ti ou façam com que te sintas incomodado ou humilhado. Ou talvez os macacos voadores te convidem para uma situação onde eles sabem de antemão que algo horrível vai acontecer e que tu vais ficar afectado psicologicamente por isso.
Dão graxa ao narcisista

Os macacos voadores fazem o narcisista sentir-se importante e especial. Eles ajudam os narcisistas a sentirem-se grandiosos, como se tivessem status elevado, ou como se fossem famosos como uma celebridade. É exatamente isto que o narcisista quer sentir.

Os narcisistas têm em geral um grupo de capangas ou lacaios ao seu redor, um pouco na linha de celebridades que precisam de um séquito para se sentir seguras sobre elas próprias.
Dois tipos de macacos voadores

Então, quem é que pode tornar-se em macaco voador? Existem duas categorias de pessoas para isso:Os Ingénuos
Os Tóxicos

Macacos voadores ingénuos
Os ingénuos são apenas pessoas que não fazem a menor ideia do que se passa. Eles não conseguem ver nem compreender o que está a acontecer. Os ingénuos não têm experiência pessoal do abuso narcisista pois nunca passaram por algo semelhante.

Aos macacos voadores ingénuos não lhes passa pela cabeça que alguém iria inventar todas essas mentiras sobre ti e querer espalhá-las pela comunidade. Eles simplesmente não conseguem imaginar que um ser humano faria tal coisa.

Pode também acontecer que esta pessoa ingénua é do tipo de dar graxa. Este é o tipo de pessoa que quando confrontada entre o dilema de lutar ou fugir, prefere em vez disso adoptar a bajulação, fundindo-se com a personalidade forte e dominante do narcisista para se sentir segura e assim evitar ter de perceber o que realmente está a acontecer.

Até mesmo tu antes de teres acordado e tomado consciência do abuso que estava acontecendo, eras um desses macacos voadores ingénuos.
Macacos voadores tóxicos

A segunda categoria de pessoas que podem tornar-se macacos voadores são as pessoas tóxicas.

Estas pessoas não possuem limites pessoais. Eles adoram fofoca e drama. Eles são viciados neste tipo de coisas. Eles são pessoas sem integridade e em geral querem algo do narcisista. Eles também procuram status, elogios e favores. Eles estão dispostos a concordar e a fazer o que o narcisista quer porque eles também estão a ganhar algo em troca com a situação.

Como o narcisista recruta macacos voadores?
Normalmente, o que eles fazem é ir pela comunidade, falam com outros familiares ou contactam com pessoas tuas conhecidas, talvez até mesmo com colegas de trabalho ou mesmo um chefe.
O que eles dizem de ti? Dizem que tu és o mau, o abusador ou que és louco!

Eles vão espalhar a má língua que afinal quem é abusivo és tu ou que tu és simplesmente louco. Eles geralmente optam por uma das duas.

Essencialmente eles vão projetar em ti, dizendo que afinal és tu que estás a fazer todas as coisas que eles estão fazendo para abusar de ti. Talvez até contatem com membros da tua família e tentem converter-los para a realidade do narcisista ou talvez isso já esteja a acontecer na tua família.

Estes abusadores adoram chamar-te de louco especialmente quando tu descobres o que realmente está a acontecer nas tuas costas. Eles fazem isso porque precisam de te desacreditar, de te difamar. Eles espalham a ideia que tu estás louco para que as pessoas não acreditem em ti nem na tua história.

Quando o narcisista te chama de louco, isso é um forte sinal para reconheceres que ele está prestes a iniciar uma campanha de difamação da tua pessoa. O chamar de louco é a pista antecipatória para a campanha de difamação que vai acontecer através dos macacos voadores.
Fingem-se preocupados contigo

Eles também vão desempenhar o papel que eles estão “preocupados” contigo. As mulheres narcisistas fazem isso com mais frequência que os homens. Elas estão “preocupadas” com a tua saúde e revelam informações que não eram da conta de ninguém, algo que você não queria que se soubesse.

Isso aconteceu com um dos meus clientes. A esposa dele começou a contar à família e amigos comuns, que ele estava bebendo demais (o que era mentira). Ela começou a dizer que ele tinha algum tipo de problema com o álcool (o que não era verdade). Ou talvez os macacos voadores vão descobrir que estavas a tomar antidepressivos e, então, eles vão começar a espalhar essa informação a terceiros e a dizer como eles estão tão “preocupados” com contigo por tu andares tão deprimido.

É uma traição terrível quando os macacos voadores revelam algo pessoal que aconteceu contigo, ou quando eles dizem mentiras inventadas sobre ti para no fundo fingir que estão preocupados contigo e com a tua saúde.

A teia da falsa realidade do narcisista
Essencialmente, o narcisista cria essa teia de falsa realidade que depois lança sobre os macacos voadores. Os macacos voadores são “engolidos” nessa teia de falsa realidade, aderindo a ela e adoptando-a como verdadeira. Os macacos voadores ficam convencidos pelo modo emocionalmente intenso como o narcisista fala sobre o assunto.

Esta visão da realidade do narcisista pode até certo ponto parecer verdadeira, especialmente para pessoas que simplesmente não sabem o que se passa. Mas para as pessoas que aderiram e subscreveram esta falsa realidade com plena consciência (os tóxicos), é obvio que estão a ganhar algo com isso.
Por que o narcisista usa macacos voadores?

Primeiro de tudo o narcisista gosta de desacreditar a vítima. Eles gostam de te desacreditar para que não possas revelar a tua verdade ou pode também acontecer que fiques de tal modo envergonhado e/ou apavorado que não vais dizer nada e, em vez disso, engoles tudo e ficas em silêncio.

Talvez o narcisista saiba que tu tens coragem para dizer a tua verdade às pessoas nas tuas relações mais próximas, no círculo de amigos, no trabalho, em família e na comunidade, e eles não querem que isso aconteça. Para que isso não aconteça eles vão tentar desacreditar-te para que as pessoas não tenham a certeza de quem está realmente dizendo a verdade. Por vezes na ânsia de te explicares e passar a tua verdade podes dar a impressão que afinal és tu que estás mentindo.

É frequente , o narcisista arranjar macacos voadores com os quais não tens qualquer tipo de relacionamento. Por exemplo, pode acontecer que tenhas arranjado um novo emprego e um colega tenha começado a atacar-te, entrando numa competição ciumenta sobre os teus talentos, capacidades, tua posição na empresa, as tuas alianças ou algo assim. Qualquer tipo de competição invejosa pode atiçar esse tipo de situação em que o narcisista vão arranjar alguns macacos voadores ou criar macacos voadores para lutar contra ti.

O narcisista podendo recrutar todas essas pessoas para fazer o abuso por ele, e evitando assim implicar-se e sujar as suas mãos. O narcisista vai usar a pressão do grupo contra ti para que te sintas sozinho e inseguro da tua realidade.

Pode ser realmente desafiador quando te encontras numa situação de um contra um, e o narcisista está usando a técnica de “gaslighting”. Pior ainda, é quando és confrontado por um grupo de pessoas que acreditam piamente na realidade do narcisista. Aí vais sentir-te realmente sozinho. Provavelmente, até és capaz de ficar tentado a duvidar de ti próprio e da tua percepção da realidade. Neste sentido, os macacos voadores podem ser um poderoso aliado do narcisista.
Guia de sobrevivência contra Macacos Voadores

Aqui está o meu Guia de Sobrevivência Rápida para lidar com macacos voadores.

1 – Mantêm a tua compostura
É importante que mantenhas a tua compostura, porque se você se assustar, se fizer algo errado, se você abusar do narcisista ou apenas gritar e parecer que está maluco, então eles têm algo para usar contra você, especialmente se você fizer isso em frente de um grupo. de pessoas.

Os narcisistas adoram fazer isso, eles gostam de provocar você na frente de um grupo inteiro de pessoas, numa reunião de trabalho, num jantar de família, você e seu parceiro saindo com amigos em comum ou algo parecido. A pior parte é que eles vão apertas os teus botões e fazer-te reagir dando a impressão que estás louco. Depois eles vão usar isso contra ti. Mantêm a tua compostura e evita esse cenário.

2 – Escolhe sair do jogo
Definitivamente, não entre em contato com o narcisista e não entre em contato com os seus macacos voadores. Você vai querer bloqueá-los nos mídia sociais. Por quê? Para evitar que os mídia sociais sejam uma futura fonte de tortura.

O narcisista vai usar os mídias sociais e todas essas pessoas contra você. Você vai ver os posts deles e isso vai deixá-lo transtornado e afetado. Ao bloquear os macacos voadores vais evitar ver os posts deles e não cair numa espiral descendente emocional. Isto também vai evitar que te desvies dos teus projetos, da tua energia, e do teu bem estar psicológico.

3 – Não tentes convencê-los da tua verdade
As pessoas vão ver o que querem ver. Se eles acreditam no narcisista, como os ingénuos, elas simplesmente não entendem. Quando você tenta convencê-las da tua realidade, elas simplesmente não conseguem chegar lá e isso não te vai ajudar.

Os teus verdadeiros amigos vão reconhecer o teu ponto de vista e verdade, e eles vão ficar do teu lado. Eles não vão questionar-te. Vais imediatamente ter o apoio deles.

O outro grupo de pessoas, as pessoas tóxicas, é para definitivamente não tentar convencê-las da tua verdade, isto porque elas não querem ouvir a tua verdade. Elas estão ganhando algo com este relacionamento com o narcisista. 

Não tente convencê-los pois será um grande desperdício de energia e, provavelmente, o que acontecerá no final da conversa, ou da tentativa de explicar a alguém, é que vais sentir ainda mais dúvidas sobre ti próprio e sobre a tua realidade. Isto não vai ajudar você a comportar-se de modo assertivo e assumir a sua realidade.

Em certas situações não é possível ir totalmente NÃO CONTATO com os macacos voadores, pois pode ser um companheiro de quarto, alguém com quem você vive, alguém da sua comunidade, ou fazem parte da sua igreja, eles podem fazem parte da sua escola, ou eles fazem parte de um grupo de pessoas que você não pode cortar. Talvez seja alguém no seu trabalho e você não pode despedir-se por não ter outro emprego em vista.

Tenha cuidado em não compartilhar informações pessoais com os macacos voadores. Você quer ter o mínimo contato possível com os macacos voadores. Não partilhe nada pessoal, fale apenas sobre o clima, sobre desportos, ou fale sobre algo absolutamente irrevelevante.
Seja o que for que você fale, certifique-se de que o assunto não tem qualquer tipo de ligação emocional contigo ou que o assunto não revela algo pessoal sobre a tua vida. Os macacos voadores vão usar isto tudo contra você, para além do mais o narcisista irá saber de tudo o que foi falado, o que vai ter um duplo impacto sobre você.

4 – Afasta-te
E finalmente, quando possível, afasta-te. Se este é seu vizinho do lado, se for alguém em uma pequena comunidade, afaste-se de lá, saia de lá.

Se o macaco voador estiver no teu ambiente próximo, como por exemplo, se estiver numa situação de trabalho, você poderá tentar gerir isso por um certo período de tempo. Você pode aprender como desenvolver melhores limites pessoais, como definir e impor limites pessoais, como responder ou reagir ao narcisista, mas lembre que essa é uma solução temporária. Você não quer ficar lá por muito tempo. Você não quer manter esse emprego a longo prazo. Comece a procurar outro emprego, em silêncio, claro. Definitivamente, não conte a ninguém nesse escritório, nem mesmo alguém que você acha que é seu aliado que possa revelar acidentalmente essa informação para a pessoa errada.

Arranje um novo emprego rapidamente para que você possa sair desse ambiente o mais rapidamente possível. Isto porque gerir todos esses limites e ficar alerta diariamente vai drenar muita energia que você poderia estar a investir em outras áreas da sua vida.
5 – Vais conhecer os teus verdadeiros amigos

O benefício desta horrível experiência é que vais aprender quem são teus verdadeiros amigos e aliados.

Talvez não saibas quem eles realmente são. A vida tem essa maneira de revelar as pessoas com o tempo e pode não ser hoje, mas em algum ponto as pessoas vão revelar-se. No mínimo, está grato que essas pessoas se revelem como são. Os macacos voadores mostram que não são teus amigos. Agora que sabes disso, sabes também que não pode confiar mais nos macacos voadores. Para além disso ficas a saber que não precisa de te encontrar com os macacos voadores por amizade, lealdade ou confiança. Você deixou de partilhar e dar energia aos macacos voadores.

Caso, já tenhas passado ou estás a passar por uma experiência de lidar com macacos voadores, ou se algo neste artigo te ajudou, por favor partilha comigo nos comentários abaixo.

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas