sexta-feira, 13 de maio de 2022


por Maysa Vilela


Uma família moradora da cidade de Queensland, na Austrália, viveu momentos de pânico nos últimos dias, após ter a área externa da casa invadida por várias cobras píton.

Quatro cobras chegaram até a residência enquanto buscavam uma fêmea para reproduzir. Stuart McKenzie, um especialista em captura de cobras da organização Sunshine Coast Snake Catchers, compartilhou um vídeo assustador no Facebook mostrando os répteis.

Stuart recebeu o chamado da família, que alegou ter duas cobras píton no deck externo da casa. Chegando lá, ele fez a retirada dos animais e foi embora.

Cerca de quatro horas depois, o especialista precisou voltar para capturar mais duas cobras que apareceram lá também.

Invasão de cobras píton

“Este é outro macho pensando que pode ter um pouco de sorte com a fêmea, mas infelizmente, amigo, eles já se foram”, disse Stuart no vídeo.

“Ele é muito ativo, na busca, ele sabe que houve uma fêmea aqui, mas infelizmente ela saiu com outro cara“, complementou ele, que se impressionou com o tamanho das pítons.

Nas redes sociais, o especialista esclareceu que “o caso não acontece com muita frequência, mas durante a reprodução, vários machos costumam se direcionar para o mesmo local em busca de uma fêmea”.

Além disso, é claro, o fato de a família morar em uma casa cercada pela floresta tropical – habitat preferido das pítons – também contribuiu para a infestação de cobras no local.

Veja também:


Veja na imagem abaixo, um macho e uma fêmea que estavam prestes a acasalar:
Foto: Reprodução/Facebook

Nesse caso que aconteceu na Austrália, as cobras eram machos que foram atraídos pelo cheiro da fêmea. Entretanto, o tamanho surpreendeu até Stuart McKenzie, que está acostumado a realizar captura de cobras.

“É uma das maiores cobras que já vi em Buderim, especialmente o mais grosso, talvez não o mais longo, mas é bem grande”, afirmou ele em entrevista.

Depois das capturas, a organização Sunshine Coast Snake Catchers emitiu uma nota esclarecendo para a população australiana que aparição dos répteis nesta época não é um fenômeno comum, mas durante a reprodução, as cobras ficam mais agitadas e se deslocam para vários locais.

“Essa situação também é influenciada pela mudança de estação. Assim que o inverno terminar, o período de reprodução entre elas estará mais intenso”, diz o comunicado.



Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas