quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Dimas Covas pede demissão do Instituto Butantan

De Gazeta Brasil
 

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Quando te chamarem de Louca.


Quando te disserem que és louca, lembre-se que, em 15 ou 16 de novembro, nasceu Joana de Castela, uma rainha que nunca foi louca. Nunca mais.
Joana foi casada com 16 anos com um cara que chamavam de bonito, embora não fosse (Segundo os retratos, era mais feio). O cara beneficiava desde o primeiro dia todas as damas da corte. Joana se irritava logicamente, porque exigia um respeito que a ela não lhe era dado. Nem como mulher, nem como rainha, nem como esposa. E é por isso que a chamavam louca.

Quando seu marido morreu, Joana reivindicou o trono de rainha de Castela que a ela estava destinado. Rei Fernando, seu próprio pai, não queria que Joana reinasse. Então ele decidiu que estava louca. E  trancou-a.

Joana, além disso, ainda era jovem e muito bonita. O rei temia que ela se casasse novamente e tivesse um homem que a apoiasse na luta pelo trono. Melhor trancar. Quando o seu filho Carlos foi visitá-la dizem que ela "encontrou graciosamente" o poder. Mentira. Carlos forçou-o a assinar e deixou-a lá: trancada.

Joana era uma mulher culta, que falava latim e escrevia poesia.Mas a história chamou-lhe Joana a Louca e não Joana a Prisioneira.Joana de Castela é uma de muitas mulheres a quem a história negou a sua verdadeira voz. Da próxima vez que te chamarem louca, pense que louca é a primeira coisa que se diz a uma mulher quando á ela quer silenciar.

LINDAS, LIVRES E LOUCAS

#MCSS

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas