segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Olhando meu Blog, um sobrinho meu comentou sobre este anônimo, achando interessante que no meio de tanta sujeira ele preocupe-se com minha formação academica, como se eu tivessse de provar algo. A este tipo. Porém o mais importante, que eu não sabia, pq so assimilo o que me interessa as ultimas nóticias, que eu nem sabia desta dicussão. Pelo simples fato que não me dizia respeito. Vou postar algumas opniões sobre o assunto.


Jornalista não precisa mais de diploma.
Presidente da República, precisa?


****O intuito desta pergunta era fechar posição acerca do tema da necessidade ou não do diploma de jornalismo, algo do qual eu era tendencioso a concordar com o STF.
Antes uma tendência agora um posição consolidada.
Esperava uma defesa mais bem elaborada por aqueles que são contra o STF neste quesito. No entanto, não vi nenhuma defesa coesa e sim várias opiniões desconexas e com pouco ou nenhum aproveitamento.tei também para tecer um paralelo ao caso da necessidade ou não de exigir diploma para o cargo de presidente da república. Mesmo sendo casos distintos e de forma geral não comparáveis, achei irresistível tal conexão, embora poucos tenham entendido.
Gostei muito da resposta do Pizzaiollouco e meu primeiro impulso foi votar em sua resposta até mesmo por uma concordância plena de ideia, mas a resposta ácida e sarcástica do B.C. foi melhor elaborada e em seu segundo parágrafo ampliou a discussão entrando num tema da qual sou de pleno acordo, até mesmo por uma questão óbvia.
A mídia é o reflexo de quem a mantém, ou seja, telespectadores, leitores, fãs, etc. As empresas apenas seguem a tendência daquilo que nós, como sociedade, queremos ler, assistir, escutar, etc. Por mais que sejamos "manipulados" isso tem um limite e em última instância somos nós que decidimos o que queremos que a mídia mostre e principalmente a forma com que ela o faz.
Diante disso, embora não concorde com parte da resposta...


****Pior são lixeiros precisando ter ensino médio completo, enquanto LLuiz Inacio da Silva,  para ser presidente bastou a 4ª serie. É que ofício do gari é fazer limpeza e o político sujeira. Além disso, esse tem de ter idéia do que está jogando no lixo, já aquele parece que não precisa saber muito o que assina. I.e: o lixo merece ser tratado por alguém mais qualificado que o país!
Rsrsr é por aí Bardão, se para o todo poderoso da República não é exigido diploma deveríamos cobrar pra jornalistas ou qq profissão?

****À quem fala da mídia acima, será um engano dizer que no quesito qualidade, ela é a única vilã. A mídia, ao contrário do que gostamos de imaginar, não é um organismo vivo, com vontades próprias. Ela se guia por vc, leitor, pelo que vc quer. Ao se interessar por alguém/algum tema, comprar o que se escreve sobre ele, conversar no ônibus sobre o assunto, o consumidor/fã/assinante tem culpa no processo. Ele está todo o tempo dizendo à mídia que aquilo lhe interessa.
Esses negativos, tão apelando já.
Cordialmente.


****BARBOSA® ... se para o todo poderoso da República não é exigido diploma deveríamos cobrar pra jornalistas ou qq profissão?
Eu acredito que cada caso é um caso e deve ser tratado pontualmente. No caso dos jornalistas creio que já saiba minha posição, agora devidamente concretizada.  No caso do presidente da república, mantenho minha posição:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AqNl351yHsV0zYhIG_KtP8DJ6gt.;_ylv=3?qid=20070902181935AAovnS1

****Na verdade verdadeira, Barbosa, eu concordo com você. Falo disso mais como um ideal, no sentido de que "deveria" assim ser. Tipo, se entendermos que cada indivíduo deve ser livre pra fazer oque quiser, contanto que não agrida a liberdade alheia, então devemos aceitar que ele é livre até para se...prejudicar. Logo caso queira fumar, beber, comer comida gordurosa ele deve ser livre para tanto. Do mesmo modo se quiser arriscar uma “cura” para uma doença qq, através de médiuns, chás “milagrosos" ou mesmo o Dr. Fritz rsr.
Mas claro que a prática põe em cheque muitas vezes essa premissa...

****Como já dissemos, aqui não é a Noruega. Deixar "correr solto" desta forma em lugares como a África ainda pode não parecer mais apropriado do que uma tutela governamental - num estágio futuro de desenvolvimento quem sabe.
É onde entra o pragmatismo.
Quanto ao jornalista havia um pequeno engano das partes. Havia um exagero de que ninguem poderia escrever um artigo para ser divulgado na mídia. Assim um médico não poderia escrever uma matéria sobre uma determinada política de saúde, por exemplo. Acredito que as empresas que precisem de comunicadores, contratarão sempre profissionais habilitados e capacitados para tal.
A dispensa da obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista foi do STF - Supremo Tribunal Federal e não do presidente da República. A questão de possuir diploma para ser presidente é questionável. Veja o caso do sr. FHC, tem toda uma formação acadêmica e deixou o país em uma situação deplorável. Gostem ou não, atualmente o país encontra-se em uma situação confortável, mesmo com a crise que assola muitos países. Este tipo de questionamento mostra apenas uma coisa a respeito do atual presidente, RACISMO, coisa que pessoas bem formadas não deveriam praticar.

****O Presidente da República, é diplomado pelo TRE. JK, dívida de cinquenta anos feita em cinco anos só. Mas se não fosse JK, como será que estaria o Rio?. Um pais, rico igual o Brasil, não precisa ter diploma para governar, ele anda sozinho. Pense, os capitalistas, estão sacando riquezas do Brasil já fazem mais de quinhentos e nove anos e ainda não quebraram o pais!!!. Que mané diploma que nada. O povo é bom e muito trabalhador. Vai levando o pais sempre avante!.

****Eu to morando nos EUA e daki acompanho essas palhacadas que acontecem no Brasil .
Daqui a pouco eles criam uma lei que BANDIDO que sabe escrever o nome completo nao pode ser preso.
Esse e o meu Brasil....so volto a passeio pra morar infelizmente NUNCA MAIS.

**No meu entendimento:
QUEM NÃO SABE FAZER NÃO SABE MANDAR. É necessário que o Presidente da República seja  um líder e saiba do que fala com profundo conhecimento. Quanto a efetivar as idéias e decisões,  o presidente sempre terá pessoas capacitadas para assessorá-lo e executar.
Assim como todo o bom ou mau político. by Deise

Um comentário:

Anônimo disse...

Verificando seu blog, fiquei perplexo com suas contrariedades
porque exigir diploma em qq profissão e tu cobras tanto da Diretora do Feminino?
O Administrador de Criciuma tem curso superior? e os Presidios do RS, tu sabes qtos tem esse tal curso superior? e tu guria?
Jornalista que escreve SEXTA básica?
Pelo que vejo é muito ocupada, adm, casa, adv e para isso foi preciso penhorar a máquina de lavar e o lap top?
Te liga guria, porque o trem passa e pode te pegar na linha.

by
Afonso Soares Ribeiro Jr

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas