terça-feira, 24 de abril de 2012

Nos já vimos este filme. Ontem bloguei o numero de jornalistas mortos no Brasil nos últimos 6 meses. Vai começar novamente o que ocorria até os anos 70 e 80? Quando jornalistas eram executados por estarem EM PLENO EXERCICIO DA FUNÇÃO? Quando vamos nos alertar? Quando a coisa tiver virado LEI? Tem blogueiros e blogueiros. Há os que adorariam ser blogueiros e colocam os outros em fria e ficam de boa, cuja linha desconfio da "independencia" pregada. Estes são os que afirmam com empáfia "não fazerem parte desta raça". Então...sobra nos cuidarmos dobrado. Ter a consciencia que estamos sós. sem Pai ou Mãe. E tentar nos agregar a quem é blogueiro por vocação realmente não comprometido com ninguem a nao ser com os ideais. Estes sim são "de raça". isso ultrapassa a indignação. Isso é simplesmente DESPREZIVEL. by Deise

Blogueiro maranhense executado a tiros

Foto
                                                                   Décio Sá

 O jornalista Décio Sá, um dos mais conceituados blogueiros do Maranhão, foi executado a tiros na Avenida Litorânea, em São Luís, agora há pouco. Ele estava com amigos no bar Estrela do Mar quando uma moto parou e, enquanto o condutor aguardava, o carona desceu e disparou três tiros à queima-roupa, sendo um na testa. Décio Sá trabalhava no jornal O Estado do Maranhão, pertencente à família Sarney, e fazia também no Blog do Décio, um dos mais lidos do Estado. "Foi um crime muito ousado, encomendado. As pessoas que entrararam aqui no bar vieram com a intenção de executar o jornalista Décio Sá. As pessoas que testemunharam o fato disseram que o autor dos disparos não escondeu nem a cara", disse o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.


E já que está virando hábito.... É pra hoje Dr. o inicio das diligencias??? Ou para algum domingo após a missa????


            Blogueiro foi encontrado enforcado
 em sua casa em 13 de dezembro 2011


by Samir Oliveira
A morte do jornalista Amilton Alexandre, conhecido como Mosquito, que foi encontrado enforcado em sua casa na terça-feira (13), na cidade de Palhoça (SC), permanece rodeada de especulações que surgem aos tufos nas redes sociais e em blogs que acompanham o caso. O delegado responsável pelo caso garante que não descarta nenhuma hipótese sobre a morte e que a investigação deve estar encerrada em janeiro do ano que vem.

Leia mais:
- Investigações sugerem que blogueiro Mosquito teria cometido suicídio
- Blogueiro Mosquito é encontrado enforcado em sua casa em SC

Como Amilton mantinha o blog Tijoladas do Mosquito e publicava diversas denúncias contra autoridades de Santa Catarina – desde o prefeito de Florianópolis, Dário Berger (PMDB), à atual ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati (PT) -, transbordam teorias que tentam relacionar seus poderosos e endinheirados desafetos à morte que silenciou uma voz cáustica e com potencial de repercussão.

É sob esse ambiente de especulações e pressão pública que atuam os órgãos de investigação de Santa Catarina. O titular da Delegacia da Polícia Civil de Palhoça, Attilio Guaspari Filho, garante que a apuração está sendo feita “com rigor” e estima que o inquérito estará concluído até a metade de janeiro. “Aí poderei dizer com certeza o que ocorreu”, projeta.

Ciente de que Mosquito sofria mais de 40 processos judiciais e que foi alvo de inúmeras ameaças de morte – algumas registradas na própria delegacia de Palhoça -, Attilio é cauteloso nas declarações. Ele reconhece que, com apenas quatro dias de investigação, as evidências recolhidas até agora sugerem que o jornalista teria, de fato, dado fim à própria vida. Mas a possibilidade de um suicídio forjado ainda orbita ao redor do trabalho policial.

“Tudo leva a crer que foi suicídio, a forma como foi encontrado o corpo… Mas não descartamos a tese do homicídio”, comenta, evitando encampar uma ou outra possibilidade com convicção. Entre hipóteses, fatos e boatos, o delegado tem apenas uma certeza: “Por enquanto, não dá para determinar”.

O policial não considera estranho o fato de Mosquito não deixar nenhum bilhete explicando o suposto suicídio. Segundo ele, os bilhetes do tipo não são tão comuns assim em casos de pessoas que tiram a própria vida. “Não são todos que deixam (algo escrito). Tem gente que, no nervosismo, acaba se matando sem pensar nisso”, explica.

Attilio ainda aguarda o resultado dos laudos em elaboração pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e pelo Instituto Médico Legal (IML) de Florianópolis. As conclusões estão sendo redigidas e devem estar sobre a mesa do delegado na próxima semana.


Polícia quer depoimentos de pessoas que ameaçaram Mosquito | Foto: Reprodução

Em contato com o Sul21, a assessoria de imprensa do IML já havia dito que o laudo cadavérico atesta que a causa da morte é “asfixia por enforcamento” provocada por “energia de ordem mecânica”. O documento também descarta a possibilidade de Amilton ter sido envenenado.

O IGP evita dar detalhes sobre as conclusões dos peritos. O instituto apenas informou que já realizou três diligências na casa do jornalista. Na última, foi feito um exame papiloscópico para verificar a presença de impressões digitais no local onde o corpo foi encontrado.

Enquanto aguarda os relatórios oficiais, o delegado Attilio realiza oitivas com testemunhas da morte de Amilton e pessoas ligadas ao blogueiro. O policial já ouviu cinco pessoas, entre eles, a ex-mulher do jornalista, e está intimando alguns desafetos públicos de Mosquito para deporem. “Vou ouvir quem o ameaçou”, garante.


Ao término do IP, foi enviado ao Forum de Palhoça
e virou processo a apurar.

Dados do Processo

Processo:

045.12.003308-3 (0003308-46.2012.8.24.0045)
Classe:
Inquérito Policial
Área: Criminal
Assunto: Crimes contra a vida
Local Físico: 02/04/2012 00:00 - Cartório - Escaninho do Promotor



Distribuição: Sorteio - 26/03/2012 às 17:01

1 Vara Criminal - Palhoça
Custas:


Partes do Processo

Indiciado: A Apurar
Vítima: Amilton Alexandre

Movimentações
Data Movimento
02/04/2012 Aguardando envio para o Ministério Público
27/03/2012 Recebimento

26/03/2012 Processo distribuído por sorteio
02/04/2012 Aguardando envio para o Ministério Público
27/03/2012 Recebimento
26/03/2012 Processo distribuído por sorteio Incidentes, ações incidentais, recursos e execuções de sentenças
Não há incidentes, ações incidentais, recursos ou execuções de sentenças vinculados a este processo.
Petições diversas
Não há petições diversas vinculadas a este processo.
Audiências
Não há Audiências futuras vinculadas a este processo.


Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas