domingo, 22 de abril de 2012

Famosa e ardilosa


by Orlando Brito

                                                              Fotografia é história                                         
Foto

Emilinha Borba, a cantora de maior fã-clube do Brasil, em visita ao Palácio do Planalto. Falecida em 2005, foi eleita várias vezes a Rainha do Rádio.
Como foi – Cheguei ao apartamento de Emilinha, em Copacabana, na hora marcada. Mas não adiantou. Aos prantos, a fiel secretária de Emilinha disse-me que a cantora havia sido internada às pressas por conta de uma pneumonia aguda. Lastimei, desejei melhoras e tomei o rumo do Galeão. Afinal, no dia seguinte, eu precisava estar em Brasília para cobrir o encontro do presidente Collor com vários artistas. Uma pena, pois Emilinha era essencial para enriquecer o conjunto de famosos que fotografei para o livro “Senhores e Senhoras”, que publiquei em 1992. Eu já tinha retratado nomes importantes da cultura. Raquel de Queiróz, Mário Lago, João Cabral de Mello Neto, Antônio Houaiss, Barbosa Lima Sobrinho, Dom Hélder, Mário Quintana, Burle Marx, Iberê Camargo e Grande Otelo, etc. Todos ambientados à frente do tecido presente na totalidade das poses. Era uma peça de ligação entre os personagens que dava unidade visual ao trabalho. Horas depois eu chegava ao Palácio do Planalto para retratar a cerimônia. Caramba! As pessoas com quem tomei o mesmo elevador foram justamente a amiga da estrela e a própria Emilinha, boazinha da silva. Com elas, o ator Grande Otelo, que havia posado para mim um mês antes, no Rio. Otelo abraçou-me e disse-me que se sentia honrado por estar na publicação acompanhado de figuras tão célebres. Desconcertada, a zelosa secretária se desculpou me dizendo que, na verdade, a ex-rainha da era do rádio havia pintado o cabelo e que o resultado não saíra a seu gosto. Não precisava escusa tão esfarrapada. Lamento até hoje não tê-la em meu livro e poder contar a história de uma foto que não fiz. Ao despedir-me não perdi a chance de desejar boa recuperação de um mal tão grave, pneumonia aguda. *Orlando Brito.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas