terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os polêmicos reajustes da Fazenda


by Cangablog

Boa dia Sergio Rubim!
Em primeiro lugar é um prazer me dirigir ao jornalista, pois o considero um profissional sério, porém no caso da notícia divulgada sobre os fazendários, houve um pequeno equívoco. Primeiro porque não vai haver reajuste na gratificação de esforço de Auditores internos, Contadores e Analistas, aquele valor de R$ 6.000,00 refere-se aos Fiscas da Receita, a verdadeira elite da Fazenda. Ontem mandei um e-mail comparando os vencimentos, informação que estraí do portal da transparência e gostaria de lhe esclarecer que para mim, assim como alguns colegas que viemos de outros Estados, e que passamos num concurso concorrido com quase 5.000 candidatos, para assumir um cargo cujo salário estava no edital, é decepcionante descobrir a realidade de SC, onde o clientelismo e o patrimonialismo imperam nas veias do governos.
No meu caso larguei um carreira federal de mais de 10 anos para vir para cá, porém me deparei com uma realidade completamente diferente porque: não existe carreiras organizadas; os vencimentos são um monte de pindiricalhos (vencimento de 1.200,00 + pinduricalhos); a insegurança jurídica é tremenda; não tiramos férias regulares; estamos em desvio de função o tempo todo; quem paga mais leva mais com os políticos (diga as carreiras); arriscamos nossas vidas tentando fazer o melhor pelo povo de SC, no meu caso controlando o gasto público (função dificílima, pois ainda está enraizada a cultura da favorecimento e da ilegalidade, infelizmente).
Gostaria de mostra ao senhor um comparativo dentro da própria fazenda de SC e também em relação ao RS:
Em Santa Catarina:

Auditor Fiscal da Receita Estadual..........24.719,13 x Auditor Interno Poder Executivo..........13.707,28 x Contador da Fazenda e Analista da Receita Estadual ............11.542,91

No Rio Grande do Sul:

Agente Fiscal do Tesouro do Estado....18.598,53 x Auditor do Estado..................................18.598,53
Veja a diferença, no RS não há distinção entre quem fiscaliza receita de quem fiscaliza a despesa, principalmente porque valoriza-se o controle do gasto público, e sabe-se que pelo princípio do equilibrio fiscal não cabe mais aumento de receita por aumento de impostos, o que cabe ao Estado é gastar bem os recusos que possui e evitar os desperdícios e os desvíos.
Em SC praticamente não exite controle interno, só existe o orgão central que é a fazenda, mas nos órgão não há controle interno, existe apenas um contador da fazenda fazendo esse trabalho. Porém, é notório a falta de profissionais qualificados nos órgãos, o que fica evidente principalmente na área de administração financeira, onde os cargos são preenchidos por indicações políticas e na maioridas das vezes sem um mínimo de qualificação. Aconselho ao senhor verificar os salários dos professores que trabalham em SDR, tem professor ganhando mais de 10.000,00 e que não sabe nem ligar um computador, que não assina um documento e não tem responsabilidades legais, mas que traz muitos votos nas eleições.
Com relação a polícia e os professores há uma discrepancia ainda maior:

Em Santa Catarina:
Coronel................................................18.051,62 x 1 Tenente.............................................9.907,32
1 Sargento...........................................4.404,81 x Soldado de 1 Classe...........................2.986,82
Delegado Policia Entrância..................13.619,63 x Agente De Policia Civil........................4.263,68

Professor SDR-Itajai ...........................5.497,94 (essa situação se repete em todas SDR) x Professor ............................................2.742,11
No Rio Grande do Sul:
 
Coronel.................................................. 9.850,76 x 1º Tenente.............................................4.180,04
1° Sargento........................................... 2.909,05 x Soldado.................................................1.776,84
Delegado de Polícia..............................10.287,58 x Inspetor/ Escrivão de Polícia.................3.854,55
Professor...............................................1.197,64
Por fim, gostaria de me desculpar se fui indelicado no meu email de ontem, mas é que para mim e a minha família a situação está ficando insustentável, largamos tudo para vir para cá, no meu caso já era efetivo, tinha uma carreira estável, porém como vinha estudando a mais de 2 anos, escolhi assimir o cargo aqui. Esse ano eu e minha esposa voltamos a estudar e logo passaremos em outro concurso de preferencia em estados como o RS, onde os profissionais e as carreiras já estão estruturadas e a politicagem de cargos em comissão não interfere nos profissionais efetivos.
Não posso me identificar pois algumas informações me comprometem, e como argumentei sofremos muitas ameaças na nossa função...
Att. Verdade Kantiana
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem pessoas que não conseguem subir as escadas, mas tentam chacoalhar as dos outros para derrubar a quem eles invejam.

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas