sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Amilton Alexandre, dono do blog “Tijoladas do Mosquito”, respondia processos por calúnia, difamação e pedidos de indenização

Enterrado o blogueiro que denunciou estupro envolvendo filho de diretor da RBS thumbnail

by Da Redação

 redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Foi enterrado nesta quarta-feira, dia 14, o corpo do blogueiro catarinense Amilton Alexandre, conhecido como Mosquito, em Florianópolis. Ele foi encontrado morto em sua casa em Palhoça (SC) no fim da tarde de terça-feira, 13.
O secretário de Segurança Pública do Estado, César Grubba, solicitou que a morte seja investigada. A polícia, no entanto, estaria convicta de que Amilton se matou. O dono do blog Tijoladas do Mosquito era um dos movimentadores da opinião pública na região e ganhou inimigos devido às críticas e denúncias postadas em seu blog – entre elas a de que o filho de um diretor da RBS estaria envolvido em um estupro.

Mosquito era parte em mais de 30 ações que correm na Justiça catarinense e em pelo menos 13 delas aparece como réu. A maior parte dos processos aos quais ele respondia eram por calúnia, difamação ou pedidos de indenização por danos morais. Entre as vítimas aparecem empresários e políticos influentes, como a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti.
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, movia uma ação penal privada contra o comunicador. Em audiência desse caso no mês passado, Mosquito foi advertido com um termo de prisão em flagrante por proferir ofensas ao prefeito durante a sessão.

“Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo”, escreveu Amilton no Tijoladas.
Em sua nota de pesar, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina definiu Mosquito como “agitador cultural” e lembrou que ele atuou na Novembrada, durante a ditadura militar. “A sociedade perde um defensor da democracia e da cidade e fica mais pobre com a saída de cena de um importante personagem da sua história”, destacou.

SINAIS – O jornalista Sérgio Rubim foi um dos primeiros a postar informações sobre a morte de Amilton. Em seu blog, escreveu: “Abaixo a última postagem do Mosquito. Uma despedida de uma pessoa vencida pelo cansaço e pelo desgaste dos constantes embates contra uma máquina criminosa que suga constantemente os cofres públicos privando gerações e gerações de crescerem saudáveis e com educação.”

Segundo Rubim, Mosquito “já vinha há dias mandando sinais de que pretendia dar cabo da vida. Sozinho, sem dinheiro, com o seu blog fechado pela Justiça, estava deprimido e parecia não encontrar saída para o fosso em que se meteu”.

Informações de portal Terra
FOTO: reprodução / jornale

Assuntos: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
 

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas