by Da Redação
redacao@novohamburgo.org (Siga no Twitter)
Foi enterrado nesta quarta-feira, dia 14, o corpo do blogueiro catarinense Amilton Alexandre, conhecido como Mosquito, em Florianópolis. Ele foi encontrado morto em sua casa em Palhoça (SC) no fim da tarde de terça-feira, 13.
O secretário de Segurança Pública do Estado, César Grubba, solicitou que a morte seja investigada. A polícia, no entanto, estaria convicta de que Amilton se matou. O dono do blog Tijoladas do Mosquito era um dos movimentadores da opinião pública na região e ganhou inimigos devido às críticas e denúncias postadas em seu blog – entre elas a de que o filho de um diretor da RBS estaria envolvido em um estupro.
Mosquito era parte em mais de 30 ações que correm na Justiça catarinense e em pelo menos 13 delas aparece como réu. A maior parte dos processos aos quais ele respondia eram por calúnia, difamação ou pedidos de indenização por danos morais. Entre as vítimas aparecem empresários e políticos influentes, como a ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti.
O prefeito de Florianópolis, Dário Berger, movia uma ação penal privada contra o comunicador. Em audiência desse caso no mês passado, Mosquito foi advertido com um termo de prisão em flagrante por proferir ofensas ao prefeito durante a sessão.
“Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo”, escreveu Amilton no Tijoladas.
Em sua nota de pesar, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina definiu Mosquito como “agitador cultural” e lembrou que ele atuou na Novembrada, durante a ditadura militar. “A sociedade perde um defensor da democracia e da cidade e fica mais pobre com a saída de cena de um importante personagem da sua história”, destacou.
SINAIS – O jornalista Sérgio Rubim foi um dos primeiros a postar informações sobre a morte de Amilton. Em seu blog, escreveu: “Abaixo a última postagem do Mosquito. Uma despedida de uma pessoa vencida pelo cansaço e pelo desgaste dos constantes embates contra uma máquina criminosa que suga constantemente os cofres públicos privando gerações e gerações de crescerem saudáveis e com educação.”
Segundo Rubim, Mosquito “já vinha há dias mandando sinais de que pretendia dar cabo da vida. Sozinho, sem dinheiro, com o seu blog fechado pela Justiça, estava deprimido e parecia não encontrar saída para o fosso em que se meteu”.
Informações de portal Terra
FOTO: reprodução / jornale
Assuntos: blogueiro encontrado morto, blogueiro se mata, César Grubba, cofres públicos, Dário Berger, diretor da RBS, dono Tijoladas do Mosquito, estupro filho de diretor da RBS, estupro RBS, estupro Santa Catarina, estupro Sirotsky, filho Sirotsky, Ideli Salvatti, jornalista Tijoladas do Mosquito, máquina criminosa, Novembrada, Palhoça, Palhoça SC, prefeito de Florianópolis, Segurança Pública de SC, Sérgio Rubim, Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, Tijoladas do Mosquito
Nenhum comentário:
Postar um comentário