by Nahor Lopes de Souza Junior
         É triste quando  um amigo se vai. Principalmente um amigo querido, um amigo que lutava por  justiça, um amigo que vivia, literalmente, por ideais.
      Amilton Alexandre, o popular Mosquito,  foi vencido por si mesmo. Sua atividade no blog Tijoladas acabou sendo uma morte  lenta. Em suas últimas conversas comigo, me contou que tinha ido ao médico,  estava com depressão, sua filhinha havia se afastado, recebeu voz de prisão por  desacatar o prefeito de Florianópolis, sua mãe bem idosa ficou doente, portas de  emprego se fecharam pela sua postura crítica... ou seja, seu mundo real  desabou.
      Contudo, o que mais se surpreendeu, foi  que seu mundo ideal também chegou ao fim. Os inúmeros processos que colecionou,  a maioria por desacato, injúria e difamação, contribuíram para que o ideal e o  real se confluíssem para a recente tragédia de sua morte. Mosquito lutou contra  a corrupção em todos os sentidos, seu blog Tijoladas estava sempre recheado de  denúncias contra políticos, empresas e afins. De forma totalmente paradoxal,  essa denúncias acabavam voltando-se contra ele.
        Faz quase 2 anos que o conheci, ou  seja, o conheci no auge da sua atividade no blog. Sua vida sempre foi  conturbada, muitas vezes discordamos de vários pontos, principalmente  partidários, mas a amizade continuou. Acompanhei também seu calvário,  infelizmente.
       O mundo de justiça e de paz não chegou  na realidade. Ficou no ideal. Como diz o filósofo Hegel, o ideal é o real, e o  real é o ideal. Como o real não se concretizou, o ideal perdeu o sentido. O chão  acabou.
      O fim: como não havia mais postado nada  há alguns dias e seu celular estava desligado, pedi a meu amigo Pe. Elizandro,  que trabalha em uma paróquia de Palhoça, que fosse até sua casa. Pe. Elizandro  me ligou dia 13/12, às 17h20, dizendo que encontrou Mosquito sem vida enforcado  em sua casa. 
"Em verdade, em verdade vos digo:
se o grão de trigo  caindo na terra 
não morrer, fica ele só; 
mas se morrer, dá muito fruto." 
(João  12,24) 
Requiescat in  pace!


 
 
.jpg) 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário