sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ex-Lider Comunit[ario da Rocinha foi Preso

Polícia divulgou imagens que levaram à prisão do ex-líder de moradores.


Ele trabalhava para uma vereadora do Rio e foi exonerado após prisão.
Do G1 RJ


 
 
A Polícia Civil do Rio divulgou no fim da tarde desta sexta-feira (2) o vídeo de 18 minutos gravado por uma moradora da Rocinha, na Zona Sul do Rio, que levou a polícia a prender o ex-líder comunitário da Rocinha, William de Oliveira nesta manhã. Segundo a polícia, as imagens mostram William negociando um fuzil com o traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, ex-chefe do tráfico da Rocinha.
A polícia informou ainda que o vídeo foi entregue por uma mulher ao delegado da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) logo após a ocupação da comunidade. No vídeo, segundo a polícia, há um terceiro envolvido que ainda está foragido. As imagens mostram William recebendo dinheiro de Nem.
William foi exonerado nesta sexta pela vereadora tucana Andrea Gouvêa Vieira (PSDB), para quem trabalhava como assessor desde 2007. A informação foi confirmada pela assessoria da própria vereadora.
De acordo com a assessoria, "a vereadora vai aguardar as investigações, mas apesar da plena confiança que ela tinha nele, uma pessoa presa não pode ocupar um cargo público". A assessoria ainda acrescentou que se for comprovada a inocência de William, ele pode ser renomeado ao cargo.
Também nesta sexta-feira (2), a Casa Civil exonerou o funcionário Alexandre Leopoldino Pereira da Silva, que também aparece nas imagens com William e Nem. Alexandre exercia a função de auxiliar de manutenção na Superintendência de Engenharia e Manutenção (Supem) da Casa Civil do Governo do Rio de Janeiro, desde setembro deste ano.
Apresentação
"É muito claro a participação, o envolvimento, a ligação do William, ex-presidente da associação de moradores da Rocinha, com o traficante Nem", afirmou a chefe de Polícia Civil do Rio, delegada Martha Rocha, após a apresentação do preso, acrescentando que a ajuda das mulheres da Rocinha foi fundamental para o caso. "No exame do local, a gente pode dizer que o local é o mesmo, a imagem do Nem, os traços físicos são semelhantes ao momento em que ele foi preso. Então não há dúvidas da veracidade dessa imagem".

"Na verdade essa imagem nos leva a crer num encontro para tratar exatamente da compra e venda de um fuzil. Mais adiante a gente vai perceber que os autores recebem dinheiro do pagamento dessa arma. Portanto, eles recebem um percentual que é o resultado da compra e venda de uma arma que com certeza matou muitas pessoas do bem, com certeza atingiu pais de família e homens de bem", considerou Martha Rocha.
William negou o envolvimento com o tráfico de drogas. "Foi uma armadilha. Eu não estava vendendo fuzil. Minha família não sabe disso. A vereadora não sabe disso. Esse dinheiro foi uma doação para a minha campanha. Devolvi o dinheiro lá embaixo depois. Nâo sou criminoso. Estão tentando destruir a minha vida", disse William.
Para Martha Rocha, o dinheiro visto no vídeo é ilícito. "É importante dizer que o William já afirmou que essa imagem é verdadeira e que ele recebeu esse dinheiro por conta de uma campanha política na qual ele foi candidato. Esse dinheiro é um dinheiro ilícito, seja como um percentual de venda de uma arma ou como percentual de uma campanha política, a origem desse dinheiro é ilícita. Portanto não há dúvida que o William está na associação ao tráfico", constatou a delegada.
Durante a coletiva, o delegado da DRFA, Márcio Mendonça, informou que a vereadora Andrea Gouvêa Vieira será intimada a prestar esclarecimentos sobre o cargo de Wiliam em seu gabinete. Ainda segundo o delegado, há alguns anos, uma interceptação telefônica flagrou um contato de Wiliam com um ex-traficante da Rocinha.

Na casa de Wiliam de Oliveira, a polícia encontrou 10 celulares e um computador.

Documentos serão periciados
Segundo policiais Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), William da Rocinha é acusado de associação para o tráfico e venda de arma de uso exclusivo das Forças Armadas.

"A Polícia Civil tem condições de afirmar que ele era ligado ao tráfico de drogas, inclusive participou de venda de arma para o traficante Nem. Podemos afirmar que temos provas suficientes que ele era conivente", afirmou o delegado Márcio Mendonça, acrescentando que outras pessoas envolvidas também vão ser presas.
De acordo com o delegado, agentes cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente da associação de moradores da Rocinha e as investigações continuam. "Apreendemos computadores, documentos. Esses documentos vão ser periciados", disse Mendonça.

Nesta sexta (2), a polícia cumpre mandados de busca e apreensão na casa do traficante Nem, apontado como chefe do tráfico da Rocinha, que foi
preso no início de novembro, às vésperas da ocupação policial nas favelas da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu. Ele cumpre pena no Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e também vai responder por esses dois crimes.
"Por essa investigação nossa conseguimos provar que o Nem estava envolvido na compra de armas. A ação foi contra ele e contra as pessoas ligadas a ele", completou o delegado Márcio Mendonça.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas