Os filhotes da raça Sttafordshire bull terrier, com cinco semanas de vida, foram abandonados na vila de Penllergaer, perto da cidade de Swansea, e encontrados no dia seguinte.

Eles foram levados para o centro local da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade com Animais (RSPCA), onde se descobriu que foram mal cuidados desde o nascimento.

A polícia do sul de Gales está investigando o caso de abandono.

Desidratação

Segundo funcionários da RSPCA, os filhotes estavam muito desidratados e fracos demais para conseguirem sair da caixa onde estavam, que ficou exposta ao tráfego da estrada.

A administradora do centro de resgate e tratamento, Laura Simpson, disse que os animais foram tratados com fluidos e antibióticos e que estão se recuperando rapidamente.

"Eles estavam em um estado muito ruim depois de terem sido colocados na caixa como se fossem sardinhas. É inacreditável que alguém os tenha jogado fora como se fossem lixo", disse.

A equipe que trata dos animais teme que mais filhotes sejam jogados no lixo, na medida em que as pessoas percebam que não conseguem alimentá-los.

"Se os donos estavam tendo dificuldades, deveriam ter trazido (os filhotes) para nós, e não os abandonado."

Os filhotes ainda não receberam nomes. Eles deverão ser postos para a adoção dentro de três semanas.