sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

I N A C R E D I T Á V E L. O coorporativismo Petista chega a dar enjoo. Tô tapada de nojo. by Deise

Presidente da Comissão de Ética divulga
ata que recomenda demissão de Lupi

Dilma pediu explicações sobre a decisão do comitê para decidir sobre exoneração

*(COMO ASSIM BIAU????A comissao tem que explicar porque chegou a uma conclusão??? então a comissão existe para que sra "Presidenta", que ha de arder numa capela "ardenta".)
*grifo meu
 
Gustavo Gantois, do R7, em Brasília, com Agência Brasil


 
O presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, divulgou na noite desta quinta-feira (1º) o relatório e a ata da reunião que resultaram na recomendação de demissão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT).

Assinado pela relatora Marília Muricy, o documento narra todas as denúncias feitas contra Lupi e seu trabalho à frente do ministério, inclusive tendo como base investigações feitas pela Polícia Federal, pelo Tribunal de Contas da União e pela Controladoria-Geral da União.

Diante da defesa de Lupi apresentada à Comissão de Ética Pública, a relatora afirma que a “atitude em que se misturam aparente indiferença quanto à gravidade das acusações e certa dose de arrogância frente às possíveis consequências de seus atos" do ministro mostra a “falta de zelo na conduta do denunciado que, mesmo alertado pelos órgãos de controle, não tomou medidas hábeis para evitar as ocorrências”.
Marília Muricy também criticou o que classificou como “valentia pessoal” o episódio em que Carlos Lupi disse a deputados que só sairia do cargo “abatido a bala” e que duvidava que a presidente Dilma Rousseff o demitisse. A relatora, segundo o documento, compara esse episódio às últimas denúncias de que Lupi teria recebido salário ilegal da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

- Igual atitude vem mantendo o ministro face à sucessão de novas denúncias, tal como a de uso indevido de avião particular e a de receber salário na condição de funcionário fantasma. A postura que adotou ao enfrentar as acusações, valendo-se publicamente de valentia pessoal, é vedada às altas autoridades da República, pela natureza do cargo que ocupam.

Dilma

Em entrevista, o presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, informou que determinou a divulgação do documento após conhecer a decisão da presidente Dilma Rousseff que, pela manhã, pediu à comissão os elementos que fundamentaram a recomendação.

- O relatório e a ata da reunião estarão à disposição da imprensa. Isso [a determinação] eu já assinei.

Sepúlveda evitou comentar a decisão da presidente de manter o ministro no cargo, apesar da recomendação, e pedir à comissão mais informações sobre Lupi. Ele fez questão de lembrar que trata-se de uma recomendação e não uma determinação.

- É que a decisão da comissão não vincula a presidenta. Chama-se recomendação.

Ele também evitou emitir opinião de qual será a decisão de Dilma sobre o futuro do ministro.

- Falar sobre isso seria especulação.

De acordo com a secretária de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, a presidente quer ter acesso aos elementos que motivaram o órgão a recomendar a demissão do ministro. A decisão da comissão foi tomada por unanimidade na reunião que ocorreu na tarde de quarta-feira (30).

Segundo Sepúlveda, a decisão se baseou em reportagens sobre um suposto esquema de favorecimento e cobrança de propinas no Ministério do Trabalho, além do uso irregular de um jatinho alugado pelo empresário Adair Meira, durante viagem ao Maranhão. O empresário é responsável por organizações não governamentais que mantêm convênio com o Ministério do Trabalho.
 
 

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas