terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Realmente: tudo muda aos 44min e 59seg do segundo tempo. As vezes nos penaltis. by Deise


Chavistas confirmam que presidente não tomará posse na quinta-feira

PUBLICIDADE
EM CARACAS
DE SÃO PAULO

O vice venezuelano, Nicolás Maduro, informou nesta terça-feira, em carta à Assembleia Nacional, que o presidente Hugo Chávez não tomará posse de seu novo mandato, nesta quinta-feira (10). Ele permanece internado em um hospital de Cuba em recuperação após uma cirurgia.
Conforme o comunicado lido pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, a equipe médica encarregada da saúde de Chávez indicou que a recuperação pós-cirúrgica deve se estender e, por isso, a posse está adiada.
"O comandante presidente pediu que informasse que, de acordo com a recomendação da equipe médica, o processo de recuperação pós-cirúrgico deverá se estender mais além do 10 de janeiro do ano em curso, motivo pelo qual não poderá comparecer nesta data ante a Assembleia Nacional", leu Cabello.
Não há previsão para a realização da cerimônia.
O anúncio acirra ainda mais as tensões entre situação e oposição, que já se enfrentam há várias semanas em torno da polêmica sobre o que acontece agora.
Os chavistas afirmam que a cerimônia de posse na Assembleia Nacional é um formalismo, que pode ser cumprido posteriormente ante a Suprema Corte venezuelana. Portanto, defendem que o vice-presidente, Nicolás Maduro, continue no cargo por até seis meses --ou até que o atual mandatário volte de Cuba.
Mas a oposição pressiona para que Cabello assuma o cargo interinamente, já que o vice --que, na Venezuela, é escolhido pelo presidente-- não teria legitimidade para ser empossado.
Nesta terça, a Mesa de Unidade Democrática (MUD), principal organização da oposição venezuelana, enviou uma carta à OEA (Organização dos Estados Americanos) alertando que qualquer cenário alternativo representaria uma ruptura democrática no país.
Nesta segunda, o assessor especial da Presidência brasileira Marco Aurélio Garcia disse que o Brasil apoia a tese chavista de que a posse pode ser adiada. Outros líderes da região também já demonstraram respaldo, em especial o boliviano Evo Morales e o uruguaio José Mujica, que anunciaram que viajarão a Caracas para comparecer a um ato de "não-posse" convocado pelos chavistas também na quinta.

Hugo Chávez

 Ver em tamanho maior »
AFP - 30.jun.11
AnteriorPróxima
30.jun.11 - De Havana, Chávez conta pela TV que tem câncer e que havia sido operado para a retirada de um tumor no dia 10

by Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas