terça-feira, 8 de julho de 2014

DICIONÁRIO PRISIONAL - Rio Grande do Sul - Presídio Central (*). Para facilitar a comunicação.













ÁGUA BOMBADA – água aquecida no fogão de mola

ALEMANHA – É galeria “já puxei na alemanha D, na alemanhaC – os caras da alemanha C tem uns bagulhos bons lá... “ VILA eles chamam para o corredor da galeria, COMARCA eles chamam para a cela.


AZEITONA – projétil

AZULZINHO – viagra

BALÃO – maconha

BARRANCO – significa demora (ex: levei um barranco na visita, barranco para ser atendido pelo médico, estou a três meses de barranco para ir embora...)

BARRANCO NO BOI – quando o detento demora muito no banheiro – (o outro que quer usar grita – olha o barranco no boi)

BATER AS TAMPAS – fazer tremer a galeria (toda a galeria bate as portas das celas ao mesmo tempo, enquanto estas estão abertas, até as 22:00, porque depois desse horário são fechadas, ??? fazem isso para reivindicar melhorias (as portas são de ferro e muito pesadas, então dois detentos se posicionam estrategicamente para bater a porta de sua cela, um lança a porta para a batida e o outro abre a mesma para posicioná-la aos outros baterem, eles fazem isso cadenciado, todas as portas batem ao mesmo tempo, param também ao mesmo tempo para gritarem palavras de ordem e recomeça as batidas novamente). isso quando é rebeliaõ, todas as galerias tem o mesmo objetivo de reivindicação. Quando o motivo da reclamação é de uma única galeria, que não importa para as outras, então as outras não se envolvem, é uma briga individual, não é uma reclamação organizada, é vista como uma baderna, bagunça. “sem fundamento”

BOI – local onde os detentos fazem suas necessidades fisiológicas – é um buraco aberto sem vaso sobreposto.

BOMBADOR – aquecedor de água (rabo quente) feito de resistor de chuveiro elétrico. Obs: Também com as capas metálicas de pilhas comum de rádio , eles fazem aquecedores de água. Eles abrem bem duas destas lâminas que são capas de baterias, deixam bem planas, separam duas destas lâminas com material não condutor , borracha, pedaços de pet ou qualquer coisa que isola para que duas destas lâminas fiquem muito próximas sem que se toquem. Então a cada uma das lâminas eles ligam um fio da rede, como as lâminas não se tocam, não entram em curto, mas por estarem muito próximas, ao mergulhar na água aquece a água. “ quando a água já está bem bombada nós tiramos o aquecedor de dentro da água e não precisa desligar da luz e ele não queima o aquecedor de vocês não pode ser tirado da água sem desligar da luz, o nosso pode” - acredito que funciona mesmo, pois a água só deixa de ser condutora quando é 100% pura e deionizada. Que não é o caso aqui ....

BROOKLIN – cela suja, cela usada somente para uso de entorpecentes

BUBU ou PEPÃO – coca-cola

CABEÇA DE LATA – é aquele que assume algo que não fez, assume para outro (crime, espancamento etc..)

CAGUETE – Aquele que denuncia os outros, às vezes para trocar favor com a segurança

CAÍDO NO SISTEMA – aquele que não recebe visitas, não tem apoio

CAMINHADA – fazer algo ilícito dentro da cadeia

CARNE DE MONSTRO – carne de panela

CASQUILHO ou SEMENTE – ovo

CHOCADOR – é aquele que olha ou cuida a visita de outro detento, isso é uma infração gravíssima dentro da ética dos detentos no sistema prisional, pode ser caso de morte. Quando isso acontece, nos dias de visita é óbvio, nada acontece enquanto a última visita não deixar a galeria, é só as visitas saírem que as conseqüências podem ser gravíssimas, espancamento é o mínimo que acontece.

CHUVA – quando a polícia passa na rede (corredores elevados dos policiais que observam as galerias)

COELHINHO – é aquele que dá uma rapidinha (ex: cada um tem direito a uma hora de visita íntima na cela, mas aquele que em 5 ou 10 minutos faz o serviço, os outros observam ele saindo da cela, então é chamado de coelhinho, é motivo de chacota por 2 ou 3 dias)

COFRE – é denominado o detento que coloca dentro do ânus: drogas, dinheiro, celular, chips ou qualquer objeto de valor e que é ilícito para transporte dentro do presídio.

COMARCA – cela

CORTADOR – faquinha para cortar alimentos

CORUJA – cueca (usado também para aqueles que observam para fazer denúncia – famoso X9, delator)

CUIA - chimarrão - (detento não usa a expressão chimarrão ..esta tem conotação sexual)

CUIUDA , PANELÃO ou (PANELÃO DO(A) + nome do governador em exercício) – assim é chamada a comida oferecida pelo sistema prisional

DENTÃO – pedra de crack

DESBLOQUEADO PARA AS QUATRO OPERADORAS – é aquele que aceita todo o tipo de drogas, não rejeita nenhuma, derrete todas ...

DORMIR DE VALETE – Quando dormem em sentido invertido um com o outro. Os pés de um fica no mesmo lado que a cabeça do outro.

DRAGÃO – isqueiro

DUCHA – é o banho, usado somente para os homens, se o detento falar que vai se lavar, é chamado de mulher dentro do sistema

DUQUE 13 – estuprador e pedofilo – vem do cód 213

EMBRETAR – entrar na cela (ex: o jurídico sai gritando no corredor da galeria “tá na mão para se embretar meu” nesta hora todos tem que entrar na cela, 22:00 é a hora que fecha a cadeia como eles dizem.

ENSACOLAR – delatar sem a vítima ter culpa, e esta sofre as consequências disso (ex: um apenado inventou que um rival tem um celular, sendo que ele não o tem, mas sofre as consequências do delato – isso é ensacolar)

FARINHA – cocaína

FOGÃO DE MOLA ou MOLA - Os fogões das galerias “fogão de mola ou simplesmente mola” é um tijolo escavado e a resistência é acomodada nestes sulcos, esses fogões ficam ligados constantemente na galeria, no inverno é mais. Quando a resistência está no limite da corrente elétrica “fica muito vermelha” ela não dura muito, eles sabem disso,então eles conseguem fazer um controlador de corrente para esta mola, um dos fios em que a resistência “mola” é ligada, é cortado. Então nestas pontas do fio cortado é amarrado alguma peça de metal, às vezes amarram alguns pregos ou um pedaço destas pontas é descascada a capa do fio, então estas pontas são mergulhadas em um balde de água com uma certa quantidade de sal de cozinha, todo mundo sabe que esta água torna-se boa condutora, então através da aproximação destes fios dentro da água ou também pela concentração de sal eles conseguem controlar o fluxo de corrente que passa pela resistência “mola” evitando o excesso de corrente para a mola, evitando então que ela tenha vida curta. Para que esta mola tenha uma vida ainda mais longa, é utilizado pó de vidro, facilmente conseguido, através de frascos de medicação, que teoricamente não deveria entrar nas galerias, mas quando o remédio vem nessas condições.... vai... Então este vidro é moído e o sulco do tijolo onde a mola está alojada é preenchido com este pó quando o tijolo e a mola estão devidamente aquecidos “rubro” , o pó de vidro então derrete e sepulta a mola no sulco. Esta enão fica totalmente protegida dos respingos e restos de comida salgada. Existem celas que não deixam nem acender cigarros na mola para não estragar.

FOSQUIAR – quando vai ao banheiro (boi) fazer a necessidade número dois (vai dar uma fosquiada)

FUZIL – Cabo de vassoura

FUZIL COM PENTE – Vassoura completa, cabo e vassoura. “me empresta o fuzil com pente”

GIBÓIA – corda feita de lençol ou manta. Eles amarram sacola na ponta e serve para transferir material de uma galeria para outra podendo ser produtos lícitos ou ilícitos (transferem de uma galeria para outra (do primeiro ao terceiro andar dos pavilhões): refrigerantes, celulares, armas, comida.....) Pode servir também para fuga.

GRANADA – Almôndega

HELICÓPTERO – é a mulher gostosa, bonita...(mulher conhecida como avião)

INCENTIVO – mais utilizado para a maconha, mas pode ser usado também para qualquer droga.

JEGA – cama

JURÍDICO – é aquele que entrega documentações aos demais detentos

LANHADA – rapadura

LANHADO DE CADEIA - É o apenado com muitas broncas, tem muitos anos de cadeia a cumprir

LAVADOR DE LOUÇA – É o mesmo que caguete “ ahh está lavando louça para a brigada”

LIGAR – quando um detento grita para outro na janela de outra galeria para chamar alguém (ex: fulano! Me liga o beltrano, falam gritando pela janela de uma galeria para a outra )

MACACA – banana

MISTURA – margarina com schmier ou chimia

MOCA – café

MORANGA – bunda, (ex: chegou com a moranga colada na parede – é aquele que entra no presídio com medo, evita virar-se de costas para alguém – anda com as costas voltada para a parede). Normalmente acontece com detentos que ainda não conhecem o sistema.

MUCA – cela suja, usado também para aquele que não toma banho

PACOTINHO – pessoa em boas condições financeiras

PAISANA – comida feita pelos detentos na própria cela ou alimentos trazidos pelos familiares.

PALETÓ DE MADEIRA – caixão de defunto (ex: paletó de madeira pra ti !!!!. é uma ameaça de morte)

PANDECO – prato, pote...

PENTE – vassoura sem o cabo

PERCEBES – percevejo

PH – papel higiênico

PIRIRI – aparelho celular

PISANTE – tênis

PIT BULL – seguranças do plantão

POROTI – feijão

PREFEITURA – os caras de frente, (são embolados), trabalham para os plantões

PRETINHA ou PRETA – estrada, asfalto (ex: detentos do semi-aberto quando querem fugir ou fogem: vou pegar a preta (pretinha) ou peguei a pretinha).

RAINHA DE PANDECO – Provavelmente com origem em “pandeco” que significa prato, pote. Mas Rainha de Pandeco é uma pena imposta pelo detento mais velho da cela para detento que comete alguma infração para um certo grupo deles dentro da cela. É aplicada a pena que pode variar em 5 ou até 15 dias que é lavar todos os pratos , na verdade potes, de todos os usuários da cela. – não são todas as galerias que adotam isso.

REMO – colher

REMO DE GARFO – garfo

ROSTO – pessoa falsa

SEM FRONTEIRA – Chip da TIMM

SURFAR – Dormir com a moranga (bunda) para cima.

TÁ NA MÃO A VILA – corredor das galerias liberado para transitar

TEM CHÃO PARA IR EMBORA – vai demorar a sair

TIGUIRA – lingüiça

TIRA – chinelo de dedo (ex: me empresta as tiras p/ tomar um banho)

VAQUINHA ou TITI – leite , jamais eles pronunciam a palavra “leite”

VASSOURÃO – É aquele que rouba na galeria

VASSOURINHA NOS DENTES – tratamento dentário superficial

VILA – corredor da galeria – Alemanha é chamada a galeria

ZICA – escabiose (sarna)

(*) Anotações de Ari Bavaresco, dentista que atende no interior do Presídio Central

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas