02.07.2014 - 16:17
Ed Ferreira/Estadão
A liberação das transações de compra e venda de automóveis em Cuba sem a necessidade da aprovação do governo abriu novos horizontes para o país. No entanto, os preços elevadíssimos dos modelos oferecidos por lá causaram um óbvio problema. Em seis meses, apenas 50 carros e quatro motos foram vendidos.
O descompasso entre os valores cobrados e o salário médio do cubano é a maior causa das vendas pífias. Um Peugeot 206 ano 2013 é vendido por US$ 91 mil, enquanto um 508 novo chega a custar US$ 262 mil, num país onde não é raro ganhar menos de US$ 20 por mês.
As 11 concessionárias em funcionamento em Cuba conseguiram US$ 1,28 milhões nas vendas, quantidade insuficiente para um investimento sólido no transporte público, uma das premissas do projeto de liberação das vendas. Segundo o governo cubano, 75% do valor das transações será direcionado para melhorar o carente sistema de transporte do país.
Por enquanto, a administração pública não fez nada para que os preços cobrados sejam minimamente ajustados à realidade cubana, deixando o mercado de automóveis limitado a alguns poucos endinheirados.
Preços altos impedem cubanos de comprar carros mais novos em mercado local
Ed Ferreira/Estadão
As 11 concessionárias em funcionamento em Cuba conseguiram US$ 1,28 milhões nas vendas, quantidade insuficiente para um investimento sólido no transporte público, uma das premissas do projeto de liberação das vendas. Segundo o governo cubano, 75% do valor das transações será direcionado para melhorar o carente sistema de transporte do país.
Por enquanto, a administração pública não fez nada para que os preços cobrados sejam minimamente ajustados à realidade cubana, deixando o mercado de automóveis limitado a alguns poucos endinheirados.
by Estadão
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