NAÇÕES UNIDAS - O Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo no conflito entre Israel e palestinos que já deixou cerca de 120 mortos em Gaza nos últimos cinco dias.
Uma declaração do conselho divulgada neste sábado, e aprovada por todos os 15 membros, pede por uma diminuição na escalada de violência, a restauração da ordem e o retorno às negociações diretas entre Israel e os palestinos a fim de encontrar um acordo de paz que agrade aos dois lados.
Segundo o comunicado de imprensa, o conselho expressa "séria preocupação com a crise de Gaza e a proteção e o bem-estar dos civis de ambos os lados". O documento pede ainda pelo respeito à legislação humanitária internacional, incluindo a proteção dos civis.
A declaração é a primeira resposta ao conflito dada pelo conselho, que esteve profundamente dividido no conflito entre Israel e palestinos.
Os EUA também vem pressionando pelo cessar-fogo. Na última sexta-feira, o governo americano reforçou, por meio de seu porta-voz, Josh Earnest, que pode ajudar a alcançar um acordo utilizando a influência que tem na região. O presidente americano, Barack Obama, já havia telefonado para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, oferecendo a mediação dos EUA para resolver a crise.
"Estamos interessados em levar adiante os passos que demos há um ano e meio, em novembro de 2012, para proporcionar um cessar-fogo e tentar voltar para a situação anterior" disse o porta-voz da Casa Branca
Nenhum comentário:
Postar um comentário