sábado, 12 de julho de 2014

» Conselho de segurança da ONU pede o cessar-fogo em Gaza




NAÇÕES UNIDAS
- O Conselho de Segurança da ONU pediu um cessar-fogo no conflito entre Israel e palestinos que já deixou cerca de 120 mortos em Gaza nos últimos cinco dias.

Uma declaração do conselho divulgada neste sábado, e aprovada por todos os 15 membros, pede por uma diminuição na escalada de violência, a restauração da ordem e o retorno às negociações diretas entre Israel e os palestinos a fim de encontrar um acordo de paz que agrade aos dois lados.

Segundo o comunicado de imprensa, o conselho expressa "séria preocupação com a crise de Gaza e a proteção e o bem-estar dos civis de ambos os lados". O documento pede ainda pelo respeito à legislação humanitária internacional, incluindo a proteção dos civis.

A declaração é a primeira resposta ao conflito dada pelo conselho, que esteve profundamente dividido no conflito entre Israel e palestinos.

Os EUA também vem pressionando pelo cessar-fogo. Na última sexta-feira, o governo americano reforçou, por meio de seu porta-voz, Josh Earnest, que pode ajudar a alcançar um acordo utilizando a influência que tem na região. O presidente americano, Barack Obama, já havia telefonado para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, oferecendo a mediação dos EUA para resolver a crise.

"Estamos interessados em levar adiante os passos que demos há um ano e meio, em novembro de 2012, para proporcionar um cessar-fogo e tentar voltar para a situação anterior" disse o porta-voz da Casa Branca

Nenhum comentário:

Em Alta

Coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando

  by Deise Brandão Há coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando. Um gesto simples, um passo tranquilo, minha Ber ê de ci...

Mais Lidas