segunda-feira, 7 de julho de 2014

Pulseira permitirá controlar PCs, games e robôs a partir dos gestos das mãos

Acessório desenvolvido no Canadá será lançado em setembro por 149 dólares

Divulgação/Thalmic Labs
Myo sendo usada para controlar um drone (Divulgação/Thalmic Labs)
Quando o filme Minority Report foi lançado, em 2002, a ideia de controlar um gadget a partir de sensores presos às mãos era coisa restrita às obras de ficção científica. Agora, a empresa canadense Thalmic Labs promete transformar em realidade as cenas fantásticas do filme dirigido por Steven Spielberg.
A companhia desenvolveu a pulseira batizada Myo, pela qual seus usuários poderão controlar dispositivos eletrônicos (computador, consoles de games, robôs etc.) à distância a partir dos gestos das mãos. Steve Wozniak, cofundador da Apple, chegou a demonstrar interesse no projeto. "É muito legal e impressionante", disse Wozniak ao assistir ao vídeo de apresentação da pulseira (confira abaixo).
Os primeiros protótipos da Myo foram entregues aos desenvolvedores em dezembro de 2013. O lançamento comercial é previsto para setembro, mas já é possível reservar um item ao preço de 149 dólares no site da empresa. Segundo Stephen Lake, cofundador e CEO da Thalmic Labs, a companhia ainda trabalha no desenvolvimento do produto para torná-lo mais fino e durável. O processo de fabricação também deve ser aprimorado, fazendo com que o acessório se ajuste a diferentes tamanhos de pulsos e braços.
A tecnologia que permite à pulseira operar como um controle universal é a eletromiografia (EMG), usada por médicos e cientistas para registrar atividades elétricas dos músculos — no caso, os impulsos que percorrem a musculatura dos braços e enviam sinais de comando para as mãos. Em seguida, as informações sobre a intenção do usuário são transmitidas aos gadgets. Os primeiros testes foram realizados por Lake na Universidade de Waterloo, no Canadá, em projetos de tecnologia wearable.
Lake defende que, para a finalidade de controlar dispositivos eletrônicos, esse tipo de rastreamento funciona melhor do que o escaneamento do movimento dos olhos ou a modalidade de comandos de voz. Por essa razão, a companhia canadense decidiu criar um sensor para "incluir" as mãos no mundo digital.
Os desenvolvedores agora trabalham em dispositivos capazes de reconhecer os comandos enviados pelo Myo. Segundo a Thalmic Labs, mais de 10.000 desenvolvedores demonstraram interesse em participar do programa beta.

by VEJA

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas