sábado, 19 de janeiro de 2013

Empresa que faz sulfite com bagaço de cana quer aumentar vendas no Brasil




Papel Ecoquality, sulfite produzido pela GCE Papéis com bagaço de cana

Inventor faz resina antiferrugem com óleo de cozinha e lucra em PE
Após criar lojas e hotéis com contêineres, empresário mira em moradias

Inovação e sustentabilidade são os princípios que guiaram o empresário paulistano Luiz Machado, 50, e seu sócio Guilherme de Prá para fundar a GCE Papéis, primeira empresa brasileira a desenvolver a técnica para produzir papel sulfite utilizando bagaço de cana-de-açúcar como matéria-prima.

A estratégia que ajuda a diminuir a poluição ambiental, ao mesmo tempo, representa economia de insumos. O material vem da sobra das indústrias de álcool, etanol e açúcar e, originalmente, seria aterrado ou incinerado. Caso utilizasse eucaliptos, como nas indústrias tradicionais, o empresário estima que teria um custo de produção até 20% maior.

Segundo Machado, a produção de papel com bagaço de cana já existe há mais de 60 anos. A novidade foi desenvolver folhas de sulfite (A4) com o material que seria descartado. A GCE Papéis é detentora da Ecoquality, primeira marca registrada do país a produzir A4 com bagaço de cana.

“O papel A4 precisa ter um rigor muito grande na produção porque é usado em aparelhos de fax e impressoras a laser e a tinta. Pegamos um produto que já existia, mas era subjugado e desconhecido, e trouxemos para o formato mais usado, com a mesma qualidade do papel convencional”, afirma.
Atuação é maior no exterior, mas empresa quer ganhar mercado brasileiro

A produção, no entanto, não é feita no país. A GCE Papéis aciona duas fábricas parceiras no exterior, uma na Argentina e outra na Colômbia, e gerencia o processo pela sede administrativa em São Paulo (SP).

Nos países onde estão instaladas, as indústrias utilizam energia a gás, que é mais barata. De acordo com Machado, manter fábricas no Brasil traria custos maiores por conta do alto valor da energia elétrica.

Somadas as duas fábricas, a capacidade de produção da empresa é de 620 mil toneladas de papel por mês, desde o A4 até as bobinas de papel que vão para gráficas e editoras. Todos os produtos são feitos com base no bagaço da cana-de-açúcar.

Os principais mercados atendidos também são externos. Estados Unidos, Holanda, México, Argentina, Venezuela e Colômbia são alguns dos países atendidos pela empresa brasileira.

VEJA O PROCESSO DE PRODUÇÃO

Estar fora do país se reflete em uma baixa participação no mercado nacional. A GCE Papéis responde por apenas 1,1% do mercado brasileiro (varejo e atacado). Até 2014, a meta é chegar aos 2,5%. Se olhado apenas o mercado de varejo, a participação da empresa é maior: 8%. A meta até 2013 é aumentar essa fatia para 25%.

O grande público do empresário é o setor corporativo, estratégia que vem desde a criação do negócio, há cinco anos. Porém, em 2012, a empresa pretende ampliar suas vendas para o consumidor final. “Priorizamos o setor corporativo porque precisávamos criar uma massa de consumidores. As pessoas não desejam aquilo que não conhecem”, diz Machado.
Qualidade e preço se equivalem ao papel convencional

De acordo com o empreendedor, a qualidade e o preço dos papéis feitos com bagaço de cana-de-açúcar se equivalem aos tradicionais, produzidos com celulose de eucalipto. O papel, inclusive, mantém a cor branca, diferenciando-se dos papéis reciclados que apresentam coloração parda e fibras aparentes.

“Um leigo não consegue perceber diferença. Nossa dificuldade, no inicio, foi mostrar para o cliente que o papel era produzido em escala industrial e não artesanal, com preço e a qualidade iguais. Existe uma associação equivocada de que o reciclado é de qualidade inferior”, declara.

by Uol

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas