Geral
04/11/2009
00h52min
Deputados querem CPI da tortura em Santa Catarina
Criação de Comissão Parlamentar de Inquérito depende de 14 assinaturas na Assembleia
Natália Viana
natalia.viana@diario.com.br
A bancada do PT encaminhou requerimento para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar o sistema carcerário de Santa Catarina. Para isso, os deputados precisam colher as 14 assinaturas.
A iniciativa foi motivada pelas imagens de presos sendo espancados durante uma operação policial no Complexo Penitenciário do Estado em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, mostradas domingo no programa Fantástico, da Rede Globo.
A proposta partiu do deputado Pedro Uczai (PT), que defende a CPI como um mecanismo para a busca de informações e para contribuir com a discussão de uma nova política de segurança pública. Para ele, o Parlamento não pode se omitir frente a fatos que estão comprovados.
Além disso, o secretário de Estado da Segurança Pública, Ronaldo Benedet, foi convidado para participar nesta quarta-feira, às 11h, de uma reunião conjunta das comissões de Direitos e Garantias Fundamentais e de Segurança Pública para discutir o assunto.
A denúncia de tortura foi um dos principais assuntos da sessão de terça-feira da Assembleia Legislativa. O deputado Círio Vandresen (PT) exibiu no telão a reportagem veiculada pelo Jornal Nacional na segunda-feira e destacou que não foi a primeira vez que imagens como aquela chocaram o país.
O parlamentar lembrou outro caso, que também ganhou repercussão nacional, dos presos acorrentados em pilastras na delegacia de Palhoça.
O líder do PP, Silvio Dreveck, também foi à tribuna comentar o assunto e ressaltou que não é afastando apenas um agente que se vai resolver o problema:
— É preciso exonerar aqueles que estão no comando da segurança pública. A escolha dos secretários deve ser feita de forma técnica, alguém que conheça a segurança pública, e não por critérios políticos.
Até mesmo deputados da base se disseram chocados com as imagens.
— Fiquei indignado com as cenas. Não imaginava que fatos como estes poderiam ocorrer em Santa Catarina — comentou o deputado Rogério Peninha (PMDB).
Coube ao peemedebista Antônio Aguiar defender o governo, destacando que desde a segunda-feira o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) vem agindo com firmeza para apurar os fatos.
De acordo com ele, a Secretaria de Justiça e Cidadania já abriu procedimento administrativo para investigar as denúncias e o corregedor do sistema prisional fará uma sindicância interna.
sheila disse...
Bom...
Adorei o comentário do lider do PP.
Embora o sr. GOVERNADOR esteje tomando "providências"....
Cabe salientar que uma SINDICANCIA instaurada para apurar á VERDADE, sobre os FATOS, de QUEM e PORQUE, fizeram aquelas BÁRBARIES.
Fica COMPROMETIDA se todos os RESPONSAVEIS pelo "DEAP"não forem AFASTADOS IMEDIATAMENTE.
Pois "ELES" são uma "FAMILIA" e é certo que nem todos que trabalham lá,são CORRUPTOS,PREVARICADORES,OMISSOS.
Mas á essas alturas do campeonato,ganha quem sair na frente.
Como o Governador e os responsaveis pela SINDICANCIA e possivel CPI,vão ter CERTEZA que nenhum DOCUMENTO será ALTERADO,com os SUSPEITOS e RESPONSAVEIS todos na ATIVA?
Os envolvidos, Sob investigação nao podem participar do processo SOB PENA DE COMPROMETER todoo tralhalho.
AFASTAMENTO JÁ! E DEPOIS A EXONERAÇÃO. Ontem.
Sheila Zeferino
6 de Novembro de 2009 09:44
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Tenho certeza absoluta que TODOS OS DEPUTADOS VAO ASSINAR. Porque eu pegarei a lista de quem votou contra, quem se absteve e quem assinou. E divulgarei num A pedido. Para que nas proximas eleições que estão proxdimas elas se lembrem dos nomes. E perto das eleições volto e relembro os nomes. Me poupem de ler que ninguem sabia ou não imaginavam. Isso acontece sim, e no Feminino Também. Não fiquem chocados. AJAM!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Em Alta
s vésperas do fim do mandato, presidente assinou renovação por 15 anos também de concessões da Record e Bandeirantes
Record e Bandeirantes Plinio Teodoro Revista Fórum | 21 de dezembro de 2022 Presidente incitou ataques de seus apoiadores contra a emissor...
Mais Lidas
-
O poema existencial presente em “A Sociedade dos Poetas Mortos” ecoa a profundidade da vida e da alma humana. Com a famosa mensagem “Carpe D...
-
Aos 97 anos, ex-governador estava internado há oito dias e não resistiu ao agravamento de complicações respiratórias Ex-governador Alceu Col...
-
Novo ano, novas metas, novas aventuras, NOVOS DESEJOS! Que continuemos compartilhando risadas e conquistas! Que tenhamos saúde, paz ...
Um comentário:
Bom...
Adorei o comentário do lider do PP.
Embora o sr. GOVERNADOR esteje tomando "providências".
Cabe salientar que uma SINDICANCIA instaurada para apurar á VERDADE,sobre os FATOS,de QUEM e PORQUE,fizeram aquelas BÁRBARIES.
Fica COMPROMETIDA se todos os RESPONSAVEIS pelo "DEAP"não forem AFASTADOS IMEDIATAMENTE.
Pois "ELES" são uma "FAMILIA",é certo que nem todos que trabalham lá,são CORRUPTOS,PREVARICADORES,OMISSOS.
Mas á essas alturas do campeonato,ganha quem sair na frente.Como o Governador e os responsaveis pela SINDICANCIA e possivel CPI,vão ter CERTEZA que nenhum DOCUMENTO será ALTERADO,com os SUSPEITOS e RESPONSAVEIS todos na ATIVA.
EXONERAÇÃO JÁ
Sheila Zeferino
Postar um comentário