quarta-feira, 2 de julho de 2014

Colômbia prepara distribuição de seringas para viciados em heroína

Seguindo países como Holanda e Inglaterra, governo colombiano pretende diminuir danos secundários, como a contaminação pelo vírus HIV

REDAÇÃO ÉPOCA
02/07/2014 

Rua do Bronx reúne usuários de drogas no centro de Bogotá, na Colômbia (Foto: Reprodução/Prefeitura de Bogotá)
governo colombiano está estudando os últimos detalhes para lançar um projeto polêmico de prevenção de consumo de drogas, como reportou o jornal El Tiempo. Segundo o ministro da Saúde, Alejandro Gaviria, a ideia é distribuir cerca de 100 mil kits com seringa, álcool, ataduras, e até camisinhas, para usuários de drogas injetáveis.
>> A multiplicação das drogas

Seguindo exemplo de países como Holanda,França e Inglaterra, a intenção é reduzir danos secundários vindos do uso incorreto, do compartilhamento e reutilização de seringas, que podem acarretar uma epidemia de doenças como a Aids e Hepatite B.

Um projeto piloto foi lançado há um ano na cidade de Pereira, em parceria com entidades internacionais. Lá foram identificadas 240 pessoas com problemas com drogas injetáveis e descobriu-se que 64% delas compartilhavam seringas. O índice diminuiu com a iniciativa, que também conscientiza os usuários sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre os riscos do uso de drogas injetáveis.
Alcance nacional

A partir do sucesso da experiência, a ideia é expandir o projeto inicialmente para as cinco cidades com maior consumo de heroína do país: Cúcuta, Medellín, Bogotá, Cáli e Armênia. Gaviria afirmou que o ministério ainda trabalha em uma maneira de financiar o projeto, para o qual novamente será buscado apoio internacional.

>> Carl Hart: "O vício é efeito de um mundo doente, não a causa"

Nas grandes cidades outro desafio será conter infecções geradas pelo consumo em lugares insalubres, cheio de lixo e escombros, como a rua do Bronx, reduto de consumo de drogas no centro de Bogotá.

Em lugares como estes é que está prevista a distribuição de kits, que não será arbitrária. No futuro, a estratégia também será utilizada para combater malefícios de outras drogas como o Paco (pasta feita com sobras do refinamento da cocaína), consumida em cachimbos artesanais, que gera graves prejuízos para as vias aéreas.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas