terça-feira, 1 de julho de 2014

Anvisa suspende lote do antidepressivo Imipra

Medicamento


De acordo com a agência, foram obtidos resultados insatisfatórios no teste de teor de princípio ativo do medicamento

Cartela com remédios comprimidos
Imipra: suspensão da distribuição, comercialização e uso é válida para o lote 12096555 (Medioimages/Thinkstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira a distribuição, comercialização e uso em todo o território nacional do lote 12096555 do medicamento Imipra 25 mg (cloridrato de imipramina), com apresentação de 200 comprimidos. Fabricado pela empresa Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., localizada em São Paulo, o Imipra é utilizado para tratar depressão e distúrbios de humor. 
A decisão foi anunciada por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União. A Anvisa explica que foram obtidos resultados insatisfatórios no teste de teor de princípio ativo e a empresa terá de recolher do mercado o estoque existente, que tem validade até setembro de 2015.
Em comunicado, a empresa declarou que, em 9 de junho, informou à Anvisa que iria recolher do mercado, de forma voluntária e preventiva, o lote 12096555 porque ele apresentou resultados acima do especificado para o teste de teor de princípio ativo. O fabricante ressalta ainda que a apresentação com 200 comprimidos está disponível apenas para uso hospitalar, não sendo distribuída para farmácias e drogarias, e que o medicamento foi distribuído a um número limitado de instituições de saúde.
A equipe do laboratório informou que tem trabalhado na troca de qualquer possível estoque remanescente e o eventual consumo do medicamento não ocasiona efeitos colaterais indesejáveis além dos previstos em bula, bem como não causa risco à saúde dos pacientes.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Em Alta

"Não permita que o ruído das opiniões alheias matem a sua voz interior" (Steve Jobs)

  Comitê de MundoPsicologos Saber se relacionar para viver bem em sociedade requer flexibilidade. Muitas vezes, temos que ceder porque só as...

Mais Lidas