terça-feira, 26 de junho de 2012

Celebração dos 128 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro começa amanhã em Porto Alegre com diversas atrações


Governo do Rio Grande do Sul

Apresentações teatrais, exposições, palestras e festas marcam a agenda de celebração dos 128 anos do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) nesta quarta-feira (27), a partir das 9 horas. A programação começa com a peça "A Caravana da Ilusão", como grupo Povo da Rua, que será apresentada no pátio da instituição com participação da comunidade.

Na quinta-feira (28), às 10h, acontece a palestra sobre Saúde da Mulher. no anfiteatro do Hospital, e na sexta-feira (29) encerram-se as comemorações com a celebração de missa na capela do Hospital e, após as 10h, um arraial junino marca a data de fundação da instituição.

Um pouco da história do HPSP

O Hospital Psiquiátrico São Pedro, nomeado Hospício São Pedro em homenagem ao padroeiro da Província, primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, foi fundado em 13 de maio de 1874 e inaugurado somente dez anos após, em 29 de junho, data consagrada a São Pedro. Foi o sexto asilo/hospício de alienados durante o Segundo Reinado no Brasil (1841-1889). Designado como Hospício São Pedro até 1925, passou a ser chamado de Hospital São Pedro. Em 1961 assumiu a atual identidade de Hospital Psiquiátrico São Pedro. Atualmente, a instituição, que passa por transformações em consequência da Reforma Psiquiátrica, desempenha a missão de cuidar dos doentes mentais e formar recursos humanos para esta finalidade, sendo referência para 88 municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas