O jornalista John Byrne reuniu 25 empreendedores que se tornaram famosos por revolucionar o mercado ou simplesmente desestabilizar a concorrência no livro "Empreendedores Extraordinários: 25 Celebridades do Empreendedorismo Moderno e Suas Façanhas.
Ex-presidente do Banco Central escreve 'As Leis Secretas da Economia'
'Educação de Futuros Milionários' descarta necessidade de curso superior
'Falsa Economia' destrói nove mitos do mercado
'Educação de Futuros Milionários' descarta necessidade de curso superior
'Falsa Economia' destrói nove mitos do mercado
Byrne apresenta histórias inspiradoras, conselhos e insights. O volume inclui Bernie Marcus e Arthur Blank, Reed Hastings, John Mackey, Fred Smith e Howard Schultz. A ideia do autor era levar o leitor a uma conversa imaginária com as grandes personalidades do empreendedorismo moderno.
"Imagine ter a chance de conversar e aprender com Steve Jobs, John Mackey ou Fred Smith sobre as lições mais importantes que eles aprenderam com suas experiências criando a Apple, a Whole Foods Market e a Federal Express", escreve Byrne.
John A. Byrne já foi editor executivo da "BusinessWeek", editor-chefe da "Fast Company" e editor-associado da "Forbes". Hoje, com a C-Change Media, se dedica a desenvolver websites e blogs em nichos de negócios.
Abaixo, leia um trecho da edição.
*
PREFÁCIO
E se você pudesse sair para jantar e conversar descontraidamente com alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos do mundo?
Divulgação |
Autor reúne 25 empreendedores que se tornaram celebridades |
Essa simples ideia deu origem ao livro que você tem em mãos. Em 2009, tive o prazer de entrevistar Howard Schultz, da Starbucks, no Fórum Anual de Crescimento Estratégico da Ernst & Young em Palm Springs, Califórnia, e Reed Hastings, da Netflix, em Nova York, antes de editores de revistas e de livros. Depois das profundas conversas que duraram mais ou menos uma hora saí tão absolutamente eletrizado que acabei decidindo abrir minha própria empresa. Mas também fiquei me perguntando como poderia recriar essas experiências inspiradoras e motivacionais para os outros.
Imagine ter a chance de conversar e aprender com Steve Jobs, John Mackey ou Fred Smith sobre as lições mais importantes que eles aprenderam com suas experiências criando a Apple, a Whole Foods Market e a Federal Express. Imagine poder ter uma envolvente conversa com Bernie Marcus e Arthur Blank sobre como eles tiveram a ideia de abrir a The Home Depot e como conseguiram fazer a empresa decolar. Ou ter a chance de ouvir as reflexões de Howard Schultz, que, como Jobs e Michael Dell, teve de voltar à empresa que originalmente criou para reinventar a empresa e a si mesmo.
Naturalmente, não foi possível levar nenhuma dessas celebridades do empreendedorismo à sua sala de jantar - independentemente do cardápio ou de quem prepararia a refeição. Neste caso, qual seria a segunda melhor opção? Eu poderia ser o seu embaixador. Poderia tentar entrevistar 25 dos maiores empreendedores vivos do mundo, pessoas que verdadeiramente mudaram o nosso modo de viver e pensar, revolucionaram o modo como trabalhamos e nos divertimos, transformaram o modo como vemos o mundo. E foi exatamente o que tentei fazer.
Como essas 25 pessoas extraordinárias foram escolhidas? Em grande parte com base no impacto que causaram no mundo. Em que extensão a ideia delas foi original? Até que ponto a ideia foi influente? A ideia promoveu uma grande mudança na nossa vida pessoal? Ela melhorou a nossa vida profissional, nos possibilitando ser mais produtivos, ponderados e capazes de realizar e atingir metas para deixar a nossa própria marca neste mundo? É verdade que as respostas para essas questões são totalmente subjetivas e o mesmo pode ser dito das escolhas dos empreendedores com quem conversaremos neste livro. Todos eles mudaram o mundo com produtos e serviços que hoje fazem parte do nosso cotidiano.
Hoje, podemos telefonar para casa e conversar com os nossos filhos com um celular que resultou do sonho de um famoso empreendedor do Vale do Silício. Podemos nos alimentar de maneira mais saudável devido à concretização do sonho de um homem que acreditava, muito antes da popularização dos alimentos orgânicos, que alimentos naturais e orgânicos fazem bem à saúde. Podemos viajar pelos céus pagando menos porque uma pessoa percebeu que a arquitetura das companhias aéreas foi mal concebida por um bando de burocratas corporativos que esqueceram que tinham clientes para satisfazer.
As organizações que esses empreendedores criaram também são extremamente importantes. Diferentemente de muitos dos lugares onde as pessoas trabalham, essas empresas não isolam os tomadores de decisão da realidade do mundo. Não são organizações conduzidas por líderes que se cercam de pessoas que nunca os contradizem. E não se trata de empresas sem um propósito claro e prioritário que vai muito além dos resultados financeiros. Embora tenham levado ao mercado produtos e serviços de extrema importância, esses empreendedores também ficaram famosos por criar ambientes de trabalho que encorajam a criatividade, a inovação e o senso de propósito.
Alguns céticos podem me acusar de tender à adoração de heróis. Tudo bem. Pessoas que criam grandes organizações e excelentes produtos sempre me fascinaram. Ao longo da minha própria carreira como jornalista, autor e editor, tive a sorte de entrevistar milhares de pessoas, inclusive alguns dos empreendedores e executivos mais celebrados da atualidade. Tive o privilégio de ver Steve Jobs demonstrar pessoalmente o primeiro iPhone semanas antes do lançamento do produto. Tenho orgulho de dizer que Jack Welch, o CEO da General Electric e o intraempreendedor clássico, me convidou para trabalhar em estreito contato com ele em sua biografia - uma colaboração que me permitiu passar mais de mil horas em sua companhia. E sou extremamente grato pela oportunidade que muitos desses empreendedores me deram de entrar em suas mentes formidáveis, me revelando suas maiores aventuras.
Quero que este livro seja ao mesmo tempo uma reflexão sobre empreendedorismo e uma inspiração para os leitores que aspiram a criar algo especial e de valor.
Nem sempre foi possível entrevistar todos os empreendedores. A maioria dos empreendedores apresentados neste livro é composta de pessoas incrivelmente atarefadas, muitas vezes totalmente absortas nas atividades de suas empresas e com as agendas lotadas com mais de um ano de antecedência. No entanto, muitos abriram um espaço em suas agendas para me dar a chance de conversar diretamente com eles. Independentemente de ser por meio de uma entrevista pessoal ou um mergulho profundo em tudo o que já foi escrito ou dito sobre um desses grandes empreendedores, o objetivo foi trazer a estas páginas a experiência e sabedoria dessas pessoas para beneficiar os leitores para inspirar, motivar, aprender e realizar.
by Livraria da Folha
Autor: John A. Byrne
Editora: Campus Elsevier
Páginas: 264
Quanto: R$ 49,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha