A bordo de um helicóptero militar do Exército iraquiano, equipe da CNN filmou ação humanitária em zona desértica onde há milhares de refugiados do Estado Islâmico em isolamento
REDAÇÃO ÉPOCA
11/08/2014
Milhares de curdos yazidis e cristãos, minorias perseguidas violentamente por insurgentes do Estado Islâmico, estão vivendo em isolamento numa zona montanhosa e desértica nas proximidades do monte Sinjar, no curdistão iraquiano. Passam fome, sede e medo. Desde o final da semana passada, os governos dos EUA e do Iraque autorizaram que aviões militares sobrevoassem a área para lançar ajuda humanitária aos refugiados.
Nesta segunda-feira (11), a equipe de reportagem da rede americana CNN esteve a bordo de um avião das Forças Aéreas iraquianas, e registrou em vídeo o lançamento de suprimento aos refugiados curdos - perseguidos violentamente por insurgentes do Estado. As imagens impressionam. Fraldas, água, pacotes de alimentos são jogados da janela da aeronave. Dela, é possível ver, a poucos metros abaixo, o desespero de quem está no solo, à deriva. No momento mais impactante, o helicóptero chega bem perto do chão, permitindo que algumas pessoas subam na aeronave para tirá-los dali. Vinte civis, incluindo crianças, conseguiram escapar da zona de isolamento. Quano o helicóptero volta a ganhar altura, e as vítimas percebem que conseguiram escapar dali, caem em lágrimas de emoção. As imagens falam por si.
Veja o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=CD31n4rAggY
Nenhum comentário:
Postar um comentário