COMPORTAMENTO
A tal da “Netiqueta”
Blogueiros e especialistas em internet dão dicas para usar gadgets e se comunicar no mundo virtual sem aborrecer os outros
Netiqueta - Regras de etiqueta na WEB
Não esquecer do subject da mensagem
Não utilizar letras maiúsculas desnecessariamente
Na Internet, escrever um texto inteiro em caixa alta é o equivalente a gritar com o destinatário da mensagem.
Utilizar os acentos com cuidados
Diversos programas clientes de e-mail não são compatíveis com os caracteres acentuados da língua portuguesa. Muitas vezes, uma mensagem fica totalmente ilegível pela substituição dos acentos por caracteres estranhos. Caso não se tenha certeza sobre este assunto, se deve substituir os acentos pela letra "h" (ex.: "eh" no lugar de é) onde ele for essencial e não acentuar as outras palavras.
Saudação
Assim como numa carta, deve ser escrita uma saudação ao começar uma mensagem, como "Oi André", "Prezado Eduardo", "Caro amigo" ou "Dear sir".
Assinatura
Todas as mensagens devem ser assinadas, pois muitas vezes o programa de e-mail não identifica claramente quem a está enviando. Deve ser colocado também, mesmo que pareça redundante, o endereço de e-mail abaixo da assinatura. A maioria dos programas de e-mail permitem que o usuário crie uma assinatura padrão que é inserida automaticamente nas mensagens.
Concisão e clareza
No e-mail, deve-se sempre ser claro e ir direto ao assunto. Mensagens muito longas devem ser evitadas.
Usar "threads"
"Thread" é o encadeamento de uma série de mensagens respondendo a uma mensagem original. Para fazer isto, deve ser utilizado o comando "reply" do programa de correio eletrônico. Este procedimento facilita a organização de mensagens sobre assuntos relacionados pelo programa de correio eletrônico.
Responder aos e-mails
Deve-se procurar responder a todas as cartas que chegam. Caso se demore muito, ou não se responda, as pessoas vão parar de escrever. Mesmo que seja apenas uma mensagem curta, deve-se escrever agradecendo e avisando que logo que for possível responderá adequadamente.
Demonstrar sentimentos
Ao escrever uma mensagem, se pode demonstrar sentimentos com "carinhas de caracter" ("smileys"). Para entender essas carinhas, é só inclinar o rosto para esquerda e olhar o smiley enviado. Eis algumas das mais comuns:
Sorrindo: :- ) | Sério: :- | |
Triste: :- ( | Beijo: :- * |
Não fazer "spamming"
Os "Spammers", pessoas que enviam grande quantidade de mensagens não solicitadas, utilizam robôs e "scripts" que percorrem a rede identificando e gerando listas com endereços de e-mail. Em seguida, acrescentam a essas listas nomes de subscrições legítimas de malas direta com o objetivo de ampliar o seu alcance. Uma das formas de se prevenir contra "spammers" é se entrar em contato com o provedor de acesso onde o "spam" foi gerado, reclamar de forma veemente para provocar o cancelamento da conta do "spammer".
Muitos provedores, atualmente, proíbem o "spamming". Além disso, muitos programas de correio eletrônico, como o Eudora Pro, ou o Procmail já vêm, em suas últimas versões, com filtros que permitem identificar no "header" ou no "body" da mensagem palavras representativas de um "spam" e direcionam essas mensagens para o lixo. No final deste tópico, há uma série de recursos na própria Internet onde se pode conhecer mais sobre o "spam" e como evitá-lo.
Palavrões e Expressões Grosseiras
Muitas pessoas se sentem no direito de falar o que bem entendem no IRC, não raras vezes sendo ofensivas e desagradáveis. Como sempre se está falando para um público variado, que normalmente inclui desde crianças até pessoas idosas, deve-se ser bastante cuidadoso. A melhor forma de se comportar bem é nunca dizer nada que não se diria pessoalmente para um grupo de pessoas desconhecidas.
Gritar
Este é um procedimento básico, sobre o qual se falou anteriormente. Assim como no correio eletrônico e nos grupos de discussão, o uso de letras maiúsculas significa gritar. Deve-se sempre digitar usando letras minúsculas, do contrário, certamente, os demais usuários do IRC irão pedir para que se baixe o "tom de voz".
Lembrar-se sempre de que não se está conversando com uma máquina
A regra mais simples que se aprende desde criança: "faça com outra pessoa aquilo que gostaria que ela fizesse com você". Colocar-se na pele da outra pessoa é fundamental, muitas vezes, para não ferir seus sentimentos. Redes de computadores interligam pessoas que muitas vezes nunca irão se ver e esta impessoalidade do veículo de comunicação provoca mudanças de comportamento e de atitudes. Na Internet, deve ser usada a livre expressão, mas todos devem se lembrar sempre de que existe um ser humano do outro lado da tela.
Adotar o mesmo padrão de comportamento online que se utiliza no dia a dia
Assim como há regras de comportamento para a convivência em sociedade, na Internet não é diferente, apesar de as chances de se ser flagrado por algum tipo de atitude inadequada serem pequenas. Por esta razão, muitos acham que, no ciberespaço, um padrão ético mais baixo é aceitável. Isso não é verdade. Se algum dia se apresentarem conflitos éticos no ciberespaço, devem ser seguidos os mesmos códigos de valores que seriam seguidos fora da Internet.
Conheçer o seu lugar no ciberespaço
As regras da netiqueta variam de site para site, de grupo para grupo. Num grupo de discussão sobre programas de TV, a disseminação de algum tipo de fofoca é algo tolerável. O mesmo não acontece num grupo de jornalistas. Antes de aderir a algum grupo, o usuário deve observá-lo por algum tempo, para entender como as pessoas se comportam.
Respeitar e não abusar do tempo do seu interlocutor
Evitar o envio de uma mensagem mais de uma vez, exceto se ela tiver se perdido por alguma razão. A quantidade de informações que circulam pela Internet e a precariedade das telecomunicações obriga seus usuários a serem mais concisos, claros, objetivos. Deve ser escrito apenas o necessário, aquilo que se acha que o destinatário da mensagem realmente precisa ou deseja ler.
Conquistar o mundo virtual com palavras
Na Internet, cada um é conhecido não pela cor dos seus cabelos, o tipo da sua pele, a sua idade, o seu peso, mas sim pela qualidade das suas palavras. Deve-se escrever sem erros de ortografia, de forma clara, simples e lógica, prestando bem atenção ao conteúdo de cada mensagem. Deve-se entender do assunto sobre o qual se está escrevendo e sempre investigar os fatos antes de publicar uma mensagem. Se for necessário protestar ou xingar, deve ser usado o "*" como tática de estilo (ex: f****)
Compartilhar o seu conhecimento
Isto é uma tradição na Internet. A razão pela qual tantas questões são formuladas online é que existem pessoas bem informadas que lerão essas perguntas e irão respondê-las, aumentando significativamente a base de conhecimento do ser humano. A própria Internet surgiu e cresceu a partir da necessidade de cientistas de compartilharem informações entre si.
Ajude a manter o "flame" sob controle
"Flame" é uma mensagem eletrônica que contém um ataque emocional pessoal a uma pessoa por alguma coisa que ela tenha escrito. Toda forma de discurso civilizado ocorre num patamar lógico que pode ser desequilibrado pelo "flame", que exalta o ego da pessoa que envia a mensagem às custas do destinatário.
O ato de enviar um "flame" não é proibido pelas regras da netiqueta, até porque faz parte da tradição na Internet. O que se deve evitar, porém, é que essas "guerras inflamadas" se perpetuem, pois podem prejudicar o grupo de discussão ou salas de chat onde elas ocorrem.
Respeitar a privacidade do outro
Nunca deve ser lida a correspondência de uma outra pessoa, por mais tentado que se fique. Muitas vezes, a caixa postal de alguém fica disponível num computador, desprotegida e vulnerável à curiosidade do ser humano.
Deve-se ser condescendente com os erros de outras pessoas
Deve-se sempre lembrar de que todos já foram novatos na Internet. Deve-se ter paciência e boas maneiras com os erros cometidos pelos que estão querendo aprender. Caso seja necessário informar alguém sobre algum comportamento errado, isso deve ser feito discretamente, por e-mail, mas não em público.
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