POR O GLOBO
31/10/2014
Poster comemorativo do 11.11 na China - Reprodução
RIO - O Festival de Compras 11.11 do Grupo Alibaba, a maior promoção 24 horas de compras on-line do mundo, se tornará global e chegará ao Brasil ainda esse ano. Pela primeira vez, os brasileiros terão acesso a mais de um milhão de produtos oferecidos por varejistas eletrônicos chineses, com grandes descontos.
VEJA TAMBÉM
Apple e Alibaba conversam sobre possível aliança em pagamentos móveis
Gigante de e-commerce Alibaba começa a promover IPO
Operadores esperam que valor de mercado do Alibaba chegue a US $250 bilhões
A promoção ocorre anualmente no dia 11 de novembro, ou “11.11,” que é também o Dia dos Solteiros na China. Esta data foi escolhida devido à conexão entre o número 1 e pessoas solteiras’.
A Tmall.com, subsidiária do Grupo Alibaba e o maior empresa de e-commerce B2C da China, lançou o Festival de Compras 11.11 / Dia dos Solteiros em 2009 no país. Desde então, o evento cresceu e tornou-se uma febre de compras on-line. Atualmente a promoção que oferece 50% de desconto aos consumidores já tem milhões de adeptos na China.
No ano passado, os mercados varejistas do Grupo Alibaba geraram no período da promoção um volume bruto de mercadoria (GMV) de RMB 36,2 bilhões (US$ 5,8 bilhões) pelo sistema de pagamento on-line Alipay, transformando o evento na maior corrida de compras on-line 24 horas do mundo. A título de comparação, as vendas on-line geradas pela Black Friday e Cyber Monday totalizaram US$ 2,9 bilhões em 2013, de acordo com a comScore.
Até o momento, o Festival de Compras 11.11 era restrito a consumidores de língua chinesa. No entanto, esse ano os representantes do Grupo Alibaba anunciaram a participação de vendedores dos mercados de e-commerce internacionais AliExpress e Tmall Global.
PONTE ENTRE CHINA E RESTO DO MUNDO
A AliExpress é uma plataforma de compras que conecta compradores do mundo todo a vendedores chineses que oferecem uma variedade de produtos, desde vestuário e eletrônicos até extensões de cabelo. A Tmall Global permite que consumidores chineses comprem diretamente de marcas internacionais que ainda não estabeleceram operações de varejo na China.
Durante o Festival 11.11, os vendedores do AliExpress oferecerão descontos de 50% em aproximadamente um milhão de produtos, de acordo com representantes do site. Aos consumidores do AliExpress no Brasil e em outros mercados-chave, a empresa disponibilizará frete internacional grátis para algumas mercadorias selecionadas. O serviço de correio nacional da China trabalhará em parceria com o correio brasileiro para garantir agilidade na liberação das mercadorias pela alfândega e na entrega. O Grupo Alibaba firmou parcerias com vários serviços postais esse ano, incluindo o correio brasileiro.
DIA DOS SOLTEIROS NA CHINA
O Dia dos Solteiros é comemorado no país em 11 de novembro. A iniciativa foi lançada por estudantes universitários chineses durante a década de 90, como uma versão para solteiros do Dia dos Namorados. A escolha da data foi baseada nos números “11/11” e, nesse dia, jovens solteiros saem para jantar juntos ou dão presentes a alguém especial. Essa troca de presentes contribuiu para que a data se tornasse um grande evento de compras, já que vendedores dos mais variados produtos — desde joias até televisores e carros — enxergaram uma grande oportunidade de marketing e lançaram as vendas do Dia dos Solteiros. Além disso, jovens solteiros passaram a organizar festas e karaokês para fazer novos amigos ou tentar encontrar um parceiro. Hoje em dia, a data é o maior dia de compras on-line do mundo.
O GRUPO ALIBABA
o Grupo Alibaba é a maior empresa de comércio on-line e móvel do mundo em termos de volume de mercadoria bruto. Fundada em 1999, disponibiliza infraestrutura de tecnologia e de marketing básica para que os vendedores possam utilizar as vantagens da internet, fazendo vendas on-line e se conectando a milhões de consumidores e negócios no mundo todo.
Os principais negócios do Grupo Alibaba são:
• Taobao Marketplace <http://www.taobao.com>, a maior destinação de compras on-line da China.
• Tmall.com <http://www.tmall.com>, a maior plataforma de marcas e de varejo para terceiros da China
• Juhuasuan <http://www.juhuasuan.com>, o maior mercado de compras em grupo on-line da China
• AliExpress <http://www.aliexpress.com>, um mercado on-line global que permite aos consumidores comprarem diretamente da China
• Alibaba.com <http://www.alibaba.com>, a maior plataforma global de atacado on-line para pequenos negócios da China.
• 1688.com <http://www.1688.com>, um mercado atacadista on-line líder na China
• Alibaba Cloud Computing <http://www.aliyun.com>, um provedor de serviços de cloud computing para negócios e empreendedores.
O Grupo Alibaba também disponibiliza serviços de pagamento e/ou depósito de garantia em seus mercados, através de contratos com o Ant Financial Services Group, uma empresa ligada ao Grupo Alibaba que opera o sistema Alipay <http://www.alipay.com>.
Através da China Smart Logistics (ou Zhejiang Cainiao Supply Chain Management Co., Ltd.), uma afiliada na qual o Grupo detém uma participação de 48%, o Grupo Alibaba opera um sistema de informações de logística central que conecta uma rede de companhias de entrega expressa na China.
Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/atencao-consumistas-aliexpress-traz-ao-brasil-maior-festival-de-compras-on-line-do-mundo-14423567#ixzz3Hk6JRdAd
Nenhum comentário:
Postar um comentário