segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em Santa Maria, 30 mil pessoas participam de passeata até a boate Kiss


Participantes sairam do Centro da cidade, às 22h, para local onde morreram mais de 230 pessoas



Jovens durante passeata em Santa Maria
Foto: Felipe Dana / AP
Jovens durante passeata em Santa Maria Felipe Dana / AP
SANTA MARIA (RS) - Vestindo camisetas brancas, carregando flores, balões e cartazes com os nomes das vítimas da tragédia, cerca de 30 mil pessoas fizeram um passeata até a boate Kiss, em Santa Maria, na noite desta segunda-feira, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Os participantes se concentraram no fim da tarde na praça Saldanha Marinho, no Centro, e foram até o local onde morreram mais de 230 pessoas. Os manifestantes fizeram preces, deram as mãos e se abraçaram.
- Justiça! Justiça! Justiça! - gritaram pessoas em frente ao estabelecimento, que ainda exalava um cheiro forte de queimado.
Durante o percurso, a multidão andou em silêncio. O abatimento era a expressão de todos. Cartazes e faixas homenageavam os mortos.
- Eu estou aqui em busca de um pouco de paz -, disse Jéssica Dornellas, 22 anos. A jovem de Uruguaiana (RS) perdeu 12 amigos no incêndio da boate Kiss. - Amigos mesmo, não apenas conhecidos.
Jéssica vive há dois anos em Santa Maria, onde estuda Serviço Social. Ela foi a dois funerais na cidade. Os outros dez não poderá acompanhar. Eles serão em sua cidade natal.
Perto da praça, uma família segurava cartazes com fotos de Pâmela Lopes, 19 anos. A jovem morta no incêndio era garçonete da boate Kiss há sete meses, e a noite de sábado seria a última que pretendia trabalhar.
- Ela disse para o pai que não queria mais trabalhar à noite. Mas que ia no sábado para se despedir das colegas. Acabou se despedindo mesmo -, lamentou a irmã, Tatiane Garcia de Jesus.
Agora, a família quer encontrar explicações para a morte da jovem.
- Justiça é o que a gente procura. Queremos entender o que aconteceu.
O sentimento é compartilhado pela estudante de administração Roberta Link, 19 anos. A jovem e seus amigos produziram cartazes pedindo por justiça.
- O que queremos é que não haja outros acidentes, que não seja mais um acontecimento trágico sem culpados
by O Globo

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas