sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Uma discrepancia. by Deise


Nao é somente combatendo o uso de drogas. Nâo é repressão que vai resolver. Mas sim ter direito a casa, alimentação trabalho, cidadania, dignidade. Quando tratamos uma população vitima do crack, estamos combatendo a consequencia, que SE FAZ URGENTE sim, porém em momento algum estaremos atacando a causa. Jamais alcançaremos o movimento contrário. E não é assunto de SOMENTE  secretarios de segurança e policia e criminal estar tratando. É um caso de saude pública.
A segurança trata da Segurança. Impedindo o usuario que por sua doença, venha lhe causar algum mal. A Saude, ataca a doença chamada "ADICÇÃO", construindo clinicas, contratando médicos, oferecendo programas e ferramentas. O governo Municipal, Estadual e FEderal, tratam de fazer valer a constiuição e ofereçam alternativas para que este usuario tenha o que buscar, tenha em que acreditar e tenha onde chegar.
O nivel de recaídas por internação compulsória é muito grande e bem superior às recaídas das internações feitas por vontade própria, por entendimento do proprio doente. Isso é colocar trabalho bom em trabalho ruim. Juizes e promotores nao deveriam mais autorizar pais e maes se eles podem ou nao internar o filho. eles estao pegando uma competencia não ser deles e o que é pior, não estao vencendo a demanda, e maes choram diariamente perda de filhos para o crack. E para o crack.
Há de se lidar que o simples uso de drogas não caracteriza perda de vontade. Não adianta internar e soltar, sem mostrar ao usuario que é possivel uma nova forma de viver. Sem que ele tenha expectativa de que algo vai mudar. Ele sai e a primeira coisa que fará é usar.Como também  não adianta prender e não ressocializar.  Alguem que vai preso, que vive nas ruas pode realmente estar   em seu pleno juizo e ser responsavel por algo que faz? Se formos consideramos que sim, ok. Porem para ficar só um pouco justo, vamos punir todos os criminosos que por omissão ou negligencia tenha feito parte do processo.
Neste assunto, como em varios, vou usar a frase de Airton Senna: "Na questão trabalho, esforço e empenho, não existe meio termo. Ou faz-se bem feito, ou então não se faz nada".
Muito cacique, muito indio. A dependencia quimica anda a passos largos. Pratica-se muitoachismo, e pouco conhecimento por todos nós. O que aprendi e falo, aprendi em 250 reunioes em NA. Não acho, nao ouvi, não me contaram. Eu sei porque aprendi. E só aprendi quando eu quis.Faz parte da propria doença. chamamos isso d ePrimeiro Passo. Sem rendição e aceitação da doença por parte do usuario, jamais será obtido o controle. e tudo que falarem ao contrario afirmo sem medo algum de errar: É BABOSEIRA. É chuver no molhado. É fazer de conta. É esperar milagre. Nada irá acontecer e ou se modificar.

DROGATIÇÃO É DOENÇA.
 NAO É DEFEITO DE CARÁTER.
É necessário clinicas e casas de passagens.
Não de presidios.
Precisamos de Prevenção.
Não Solução.
Precisa trabalho e oportunidade.
Não bolsa familia e  todas oriundas dela.
Precisa dignidade, não esmola.
Um Estado paternalista, acaba mantendo
os filhos no cabresto.
e AUTOMATICAMENTE em LIBERDADE VIGIADA.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas