domingo, 1 de janeiro de 2012

Quando eu penso que já vi & ouvi de tudo.....


                                 by Deise

Revendo conhecidos, entramos numa discussão Cult sobre o pagamento eito aos garçons. Eles seguram a onda e sem eles ninguém ganha. Se não tiver garçom, o dono do restaurante afunda. Todo mundo sabe disso. E ainda tem que ter garçom legal, limpo, bem educado, etc&tal. Porem mesmo contra a lei, os comerciantes cobram do cliente 10% acima da conta, o que impossibilita em muitas vezes a famosa "caixinha". Ou seja, o garçom pode se virar em 10 que dificilmente ganha a gorjeta que antigamente era de praxe, porque o cliente JÁ ESTA PAGANDO 10% em cima da conta, que é exatamente o pagamento do SALARIO  do garçom. Pois pasmem, conversando com um garçom que já conhecia fiquei sabendo da nova moda: Os garçons são contratados por 10% em muitos lugares do Litoral, porem na hora do acerto, sendo dois garçons, é pago na verdade 10% PARA OS DOIS, e não "porcada".... Ou seja, virou moda os garçons pagarem para os donos de bares e restaurantes para trabalhar. Fizemos as contas: ele e seu colega venderam  entre os dias de natal e Ano  Novo  cerca de R$  25.000,00. Logo se foram contratados por 10% cada um teria que receber R$ 2.500,00 que o próprio cliente  pagou emCIMA DE SEU CONSUMO, pela utilização do serviço do garçon. Para isso ficou sentado pedindo e pedindo. Justissimo. Ele pagou 10% A MAIS EM SEU VALOR DE CONSUMO POR ESTA MORDOMIA.  Então, cinco mil reais o dono do estabelecimento ganhou a mais do seu preço que com certeza já este embutido todo seu custo e seu lucro. Porem na realidade cada um vai ganhar R$ 1.250,00 dando ao dono do estabelecimento metade de seu SALARIO.  E o dono do bar poderá tranquilamente alguns dias de descanso às custas dos patos que trabalharam para ele feito boi de canga. Enquanto mexeram nas palavras do dicionário, tiraram e botaram acento, mudaram o sentido de muita coisa foi insuportável, mas sobrevivemos. Mas meter a mão na Matemática que é uma ciência exata e não aceita meios termos (alguemja viu 2 mais 2 dar  4,1 ou 4,5?????) aí a coisa vai ficar muito complicada. As pessoas que aceitam este tipo de absurdo colaboram demais para que os abusadores se tornem a nova camada social. Como dizia Cacilda Becker, "Por favor, nao me peçam para trabalhar de graça. Não me tirem a única coisa que tenho que é meu trabalho". Alguém precisa lembrar as pessoas que a Lei Aurea assinada pela feíssima Princesa Isabel (cujo ato a deixou belíssima, que foi a assinatura da escravidão no Brasil. A explicação se faz necessária, pois se há quem nao saiba quem fo Hitler. Não seria uma Brasileira num ato humano destes que será velha conhecida, de quem já pegou o trabalho feito). Bem a assinatura da bendita LEI AUREA foi realizada COM CANETA DE PENA. Não a lápis. E pelo que sei, esta é uma das raras que sobreviveram. Para felicidade de alguns e desgraça de muitos.

_________Bem, depois de uma vasta dicussão, opiniões pedidas nas mesas ao lado, argumentos de todo o tipo, ouvi meu amigo dizer que o cara (o comerciante) era legal... Viajei rapidamente para 20 anos antes e lembrei de um cara suiço que conheci e contava à ele na época, algo parecido. Só que, quem dizia que o cara ela legal era eu. foi quando ele ouviu e me disse, em um tom que na  epoca interpretei como deboche. Na verdade ele tava rosa chiclé, como fiquei ontem: "O cara não cumpre a palavra contigo, diz que custa 700 dolares o terreno, na hora de acertar te cobra o dobro, o cara te lesa, e tu diz que ele é legal?" Me senti uma estupida e tentei nao repetir mais. Pelo menos com os explicitos  comecei a me rebelar.
Quando voltei para o presente,  antes de perder o amigo pela minha indignação e minha tentativa inútil de pelo menos dizer, ok, ok, mas ele NAO  é legal... legal é o SUS... resolvi encerrar a discussão e virar o rumo da prosa. Afinal, o que é do gosto, é regalo da vida.. . Já dizia minha vó que era uma sábia.

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas