quinta-feira, 4 de abril de 2013

Artigo: A vida dos nossos filhos



Nós criamos nossos filhos com medo. Os ensinamos a viver a partir do medo. Medo de atravessar a rua e ser atropelado em cima da faixa de segurança, de se dirigir a um policial pedindo ajuda e acabar levando um tiro, de sofrer um acidente e não obter o socorro adequado do plano de saúde que pagamos religiosamente a vinte anos, de morrer asfixiado em uma boate superlotada para dar uma noite de lucro maior aos seus donos irresponsáveis, enfim.


Pais preocupados da classe média passam madrugadas levando e trazendo seus filhos de festas, casas de amigos, casas noturnas, com medo que sejam colhidos pela morte num acidente de trânsito, numa overdose, ou num assalto. Pais que não têm carro simplesmente não encontram alternativa outra que não seja vibrar com muita força todas as células do próprio corpo em orações infindáveis, até que ouçam o barulho da chave na porta de casa.
Mas por que estamos vivendo assim? Em nome de que?
O que a tragédia de Santa Maria mostra é a face mais podre, mas inexplicável do capitalismo, pois em função de algum lucro a mais, empreendedores de todos os tipos de negócio são capazes de menosprezar as mínimas condições de segurança, o que significa que são capazes de menosprezar a vida sem o menor pudor, desde que isso assegure mais dinheiro.
Quando deixamos de considerar o dinheiro como um meio de ganhar a vida, e passamos a considerar a vida um meio de ganhar dinheiro, sobretudo a vida dos outros, é que algo operou em nós uma inversão perversa que só pode levar, necessariamente, à implosão do sentido de sociedade, de civilização e de humanidade.
O que presenciamos diariamente é a busca desenfreada do lucro nos jogando em uma arena de feras desesperadas lutando pela sobrevivência, e é isso que chamamos hoje em dia de Cidade. Mas por que mesmo estamos fazendo isso?
A agenda do Capital, executada com disciplina pelos meios de comunicação, faz com que nós, os socialistas, passemos o tempo todo tentando justificar a necessidade de um Estado regulador e de mecanismos de controle social a partir dos possíveis resultados econômicos positivos que isso traria. Está errado, ao menos está manco, incompleto.
Deveríamos perder mais tempo mostrando para a sociedade que sua participação e fiscalização efetiva sobre os processos e instituições mais relevantes, como parte constitutiva de um Estado regulador, pode e deve ser o instrumento adequado para a valorização da vida, ou mais, pode e deve ser parte de uma estratégia maior para recuperar a vida como centro gerador de sentido, tanto nas ações do governo como do mercado, o que inclui os donos de boate, e que essa é a grande proposta da esquerda para esse planeta: trazer a vida para o centro organizador da vida.
Há uma agenda abandonada pela esquerda, que só pontua de quando em vez em grandes eventos como a Rio+20, ou quando uma tragédia traz à tona a necessidade de debater os parâmetros pelos quais orientamos nosso comportamento em sociedade.
Precisamos retomar essa agenda e mostrar que nunca haverá solução efetiva para tragédias como a de Santa Maria, enquanto a ganância e o lucro estiverem definindo e justificando os nossos padrões de comportamento, que não haverá perspectiva de deixarmos de criar nossos filhos pelo medo, enquanto o respeito à vida, não só a humana, não for o sentido definidor do Direito, da Política, da Economia, da Educação, da Arte e de tudo mais que produzimos para tornar melhor a vida dos nossos filhos.
by Roberto Gonçalves de Lima é dramaturgo e gestor cultural.
(Publicado originalmente no blog da Secretaria Nacional de Cultura do PT)

4 comentários:

Anônimo disse...


"Mas por que estamos vivendo assim? Em nome de que?"

A violência é manifestada e todas as sociedades humanas.

É MAIS violenta a socieedade capitalista DO QUE a sociedade comunsita (socialista)?

Seria MENOS violenta uma sociedade onde uma "boate" NÃO EXISTISSE?

Ou existiria uma boate socialista? Como seria a seleção dos artistas que se apresentariam na tal boate socialista? Mediante concurso público com provas de títulos?

E porque - e como - haveria uma boate numa sociedade socialista se o valor agregado no comércio que permite a construção de uma boate não existiria?

Porque os socialistas SEMPRE SE REFEREM ao socialismo como sendo um sistema econômico que EXISTE pós-capitalismo E NUNCA SE REFEREM AO SOCIALISMO COMO UM SISTEMA ECONÔMICO QUE EVOLUIU DE UM ESTÁGIO INFERIOR?

Porque a "teoria socialista" diz que o socialismo vem DEPOIS DO CAPITALISMO?

Leia a matéria completa em http://viabsb.wordpress.com/2013/04/04/dialogos-impertinentes-roberto-goncalves-de-lima-socialista-vs-marcio-carneiro/.

Anônimo disse...

“Mas por que estamos vivendo assim? Em nome de que?”

A violência é manifestada em todas as sociedades humanas.

É MAIS violenta a sociedade capitalista DO QUE a sociedade comunista (socialista)?

Seria MENOS violenta uma sociedade onde uma “boate” NÃO EXISTISSE?

Ou existiria uma boate socialista? Como seria a seleção dos artistas que se apresentariam na tal boate socialista? Mediante concurso público com provas de títulos?

Leia a matéria completa em http://viabsb.wordpress.com/2013/04/04/dialogos-impertinentes-roberto-goncalves-de-lima-socialista-vs-marcio-carneiro/

Anônimo disse...

“Mas por que estamos vivendo assim? Em nome de que?”

A violência é manifestada em todas as sociedades humanas.

É MAIS violenta a sociedade capitalista DO QUE a sociedade comunista (socialista)?

Seria MENOS violenta uma sociedade onde uma “boate” NÃO EXISTISSE?

Ou existiria uma boate socialista? Como seria a seleção dos artistas que se apresentariam na tal boate socialista? Mediante concurso público com provas de títulos?

E porque – e como – haveria uma boate numa sociedade socialista se o valor agregado no comércio que permite a construção de uma boate não existiria?

Porque os socialistas SEMPRE SE REFEREM ao socialismo como sendo um sistema econômico que EXISTE pós-capitalismo E NUNCA SE REFEREM AO SOCIALISMO COMO UM SISTEMA ECONÔMICO QUE EVOLUIU DE UM ESTÁGIO ANTERIOR, também socilaista, pois não se pode pensar em um sistema que advenha de algo com o qual não tenha qualquer semelhança?

Porque a “teoria socialista” diz que o socialismo vem DEPOIS DO CAPITALISMO?

Então o socialismo não tem condições de produzir as condições necessárias à própria existência? E porque um sistema econômico “ruim” – o capitalismo – seria TÃO BOM para produzir as condições necessárias ao socialismo e não ser um capitalismo que não precisasse do socialismo, afinal, tudo que os socialistas dizem que está errado com o capitalismo é algo errado COM AS PESSOAS QUE SERIAM PESSOAS NO SISTEMA DELES.

Isto é uma inconsistência dimensional, pois o sistema que GERA as condições necessárias ao socialismo TAMBÉM GERA AS PESSOAS que vão fazer o socialismo funcionar.

Então a queixa é CONTRA AS PESSOAS, pois serão as mesmas, quer no capitalismo, quer no socialismo.

E se é assim, então o quê, exatamente, fará a diferença para uma mesma pessoa ser capitalista ou socialista?

“O que a tragédia de Santa Maria mostra é a face mais podre, mas inexplicável do capitalismo” é a velha manipulação da ideia hegemônica dos comunistas que diz que os capitalistas SÃO os errados. Pergunte-se ao ilustre missivista se os crimes contra a humanidade – não vou falar de Chernobil – cometidos EM NOME DO ESTADO e que não dão a nenhuma pessoa a menor possibilidade de ter uma defesa CONTRA O ESTADO ESCRAVOCRATA não desautorizam o missivista a formular tal questão.

O “lucro a mais” é o mesmo no capitalismo e no socialismo, pois as variáveis de “mercado” – entenda-se a vida das pessoas – estão presentes em ambos os modos de economia. A diferença é que o “Estado” determina os valores – que não deixam de existir numa economia socialista – das ações das pessoas, que também são as mesmas – pessoas e ações – e não podem ser substituídas pelo “homem socialista perfeito”, pois se trata do mesmo povo que deixa de ser capitalista para ser socialista, conforme a “teoria socialista”.

Você sabe a que horas, exatamente, o “capitalista ruim” passará a ser o “socialista bonzinho”?

Você tem uma agenda de transformação?

Esse maniqueísmo acadêmico que apela para silogismos sem nunca provar a tese – mas aprova a tese – é tudo o que os socialistas têm para … provar …. o socialismo.

Anônimo disse...

A resposta está em viabsb ponto wordpress ponto com.

Em Alta

Quando vira doença…

Arquivo da tag: macaca de imitação 4AGO2011 Oi gente… hoje eu vou falar de um assunto muito polêmico… *o* HAHAHAHA’ Sério… esse post será t...

Mais Lidas