Após o início do conflito, o Twitter oficial do governo ucraniano buscou doações para lutar contra a Rússia.
Ucrânia legalizou criptomoeda poucos dias antes da invasão da Rússia
Editado porMesa de Negócios NDTV
Atualizado: 01 de março de 2022 19:37 IST
Enquanto o mundo olha com olhos cansados para a Ucrânia, tem havido uma discussão crescente em capitais distantes sobre as consequências econômicas da invasão da Rússia. Alguns dizem que esse conflito prejudicará significativamente as economias de ambos os países, outros estão otimistas. Mas como e, mais importante, por quê? Poucos dias antes do início da guerra, a Ucrânia legalizou a criptomoeda. O Verkhovna Rada – parlamento da Ucrânia – aprovou a lei de criptomoedas com 272 de seus 450 membros votando a favor da legislação. Isso criou um mercado legal para criptomoedas na Ucrânia.
Na época, Mykhailo Fedorov, vice-primeiro-ministro da Ucrânia e ministro da transformação digital, disse que a nova lei é uma “oportunidade adicional” para o desenvolvimento de negócios no país. Ele acrescentou que os ucranianos agora terão acesso conveniente e seguro ao mercado global de ativos virtuais.
Embora o governo ucraniano não tenha dito se a medida está ligada a qualquer ameaça de conflito militar, as tensões estão altas na fronteira Rússia-Ucrânia há meses. Mesmo assim, o projeto de lei foi aprovado em 17 de fevereiro, apenas uma semana antes do início da invasão.
Após os ataques russos, o Twitter oficial do governo ucraniano buscou doações de todos, incluindo aqueles de fora do país. O tweet fixado diz: “Fique com o povo da Ucrânia. Agora aceitando doações de criptomoedas. Bitcoin, Ethereum e USDT.” O tweet acompanhava endereços de duas carteiras de criptomoedas – uma aceitando apenas Bitcoin e a outra recebendo Ether e Tether, um token que rastreia o dólar americano.
O governo da Ucrânia demonstrou grande entusiasmo em financiar sua resposta à ação militar russa. De acordo com a empresa de análise de blockchain Elliptic , o governo da Ucrânia – e ONGs que prestam apoio aos militares – até agora arrecadou mais de US$ 24 milhões em doações de criptomoedas até agora.
ComentáriosOs criptoativos surgiram como um método de crowdfunding alternativo importante porque permitem acesso rápido ao receptor, removendo intermediários do processo de transação. Ignorar intermediários como bancos permite que o receptor minimize a ameaça de doações serem retidas ou bloqueadas por instituições financeiras.
Acompanhe nossa cobertura especial das Eleições 2022 e obtenha resultados mais rápidos em 10 de março em ndtv.com/elections
Nenhum comentário:
Postar um comentário