quinta-feira, 3 de março de 2022

Narcisista perverso: características e como lidar com um


Outubro 2020

Sem querer, as pessoas são egoístas por natureza, já que, desde o momento em que nascemos, tendemos a pedir uma série de atenções aos que nos rodeiam.

Durante o desenvolvimento da nossa personalidade, as ações que visam alcançar os nossos próprios objetivos tornam-se mais ou menos presentes no nosso comportamento. No entanto, o importante nestas ações é ver se elas são realizadas através do próprio trabalho ou às custas dos outros.

Em Psicologia-Online, queremos apresentar um tipo de comportamento que baseia todas as suas ações na obtenção do que eles querem, independentemente do dano que possam causar aos outros. Estes são os narcisistas perversos, vamos ver as suas características e como lidar com eles.


O que é o narcisismo perverso

Estes tipos de pessoas age de forma destrutiva e faz tudo o que está ao seu alcance para trazer aqueles que os rodeiam para uma espiral de dependência emocional em relação a eles mesmos. Muitas vezes, eles agem mesmo para além da sua própria consciência, ou seja, agem automaticamente sem considerar as consequências que as suas acções terão para o resto dos indivíduos.

Este termo não descreve um tipo de patologia ou personalidade em si, mas é uma ferramenta quando se trata de construir relações emocionais. O narcisista perverso procura total controle em seus relacionamentos. Por esta razão, ele deve ser considerado como uma pessoa que coloca em tática uma série de estratégias (socialmente inadaptadas, mas muitas vezes aceitas pela sociedade) para alcançar seu objetivo.

Como identificar um narcisista perverso: 25 características

Podemos identificar um narcisista perverso através dos seguintes traços e comportamentos:

  1. São pessoas que não têm empatia.
  2. Eles parecem ser amáveis e encantadores, usando sedução perversa para se aproximarem de suas vítimas.
  3. Se confrontados, agem de forma incómoda.
  4. Eles podem tornar-se agressivos e violentos se as situações ficarem fora do seu controlo.
  5. Eles se sentem únicos ou especiais, por isso só podem ser compreendidos por pessoas do mesmo nível.
  6. Eles sentem-se intitulados a mais privilégios do que outros.
  7. Eles pedem atenção e admiração excessivas.
  8. Eles têm fantasias recorrentes de sucesso ilimitado.
  9. Eles exploram os outros para seus próprios interesses e objetivos.
  10. Eles demonstram ciúme e inveja com frequência.
  11. Apresentam um comportamento arrogante e presunçoso.
  12. Eles criticam ferozmente e cruelmente aqueles que vêem como uma ameaça.
  13. O seu nível de sociabilidade é vazio, superficial e falso.
  14. Eles têm uma auto-estima exagerada.
  15. São pessoas que tentam fugir quando vêem que alguém vai expô-los.
  16. Eles agem atacando a autoestima, autoconfiança e autovalorização dos que os rodeiam.
  17. Usam o duplo sentido das palavras para se posicionar como vítima em qualquer situação que os favoreça.
  18. Eles são pessoas capazes de raciocinar de uma forma muito lógica.
  19. Eles possuem habilidades para tornar suas ações justificadas.
  20. Quando têm inveja das qualidades morais de outras pessoas, farão o melhor para destruir essas virtudes.
  21. Eles são especialistas em falar de forma ambígua, o que cria confusão na outra pessoa. Além disso, eles se caracterizam por não terminar suas frases, o que desestabiliza suas vítimas.
  22. Eles tendem a mentir continuamente, mas não o fazem de forma direta cem por cento, mas usam insinuações e silêncios de uma forma que cria mal-entendidos dos quais podem obter benefícios no futuro.
  23. Utilizam mecanismos projetivos de defesa nos quais fazem com que outras pessoas vivam o que eles não podem suportar.
  24. Eles não estão cientes do seu problema. Eles, de acordo com a sua mente, representam a perfeição, por isso não têm de mudar nada em si mesmos.
  25. Eles são como camaleões. Como eles próprios não têm uma identidade definida, podem adaptar o seu modo de ser e os seus gostos dependendo de quem querem seduzir.

 Como lidar com um narcisista perverso

É altamente recomendável tentar evitar, por todos os meios possíveis, estabelecer laços afetivos e sentimentais com essas pessoas, já que uma relação com um narcisista perverso pode se tornar muito destrutiva para a outra pessoa.

Se você perceber que está lidando com alguém com esse tipo de comportamento, coloque distância entre os dois o mais rápido possível. Faça-o rapidamente, porque os narcisistas perversos precisam criar um vínculo para exercer a sua influência, por isso, uma vez estabelecido, não deixe a outra pessoa ir embora.

A melhor maneira de lidar com um narcisista perverso é ignorá-lo, pois sua maneira de agir se baseia na criação de conflitos entre suas vítimas e outras pessoas, para que estas últimas se tornem completamente dependentes deles.

Portanto, você deve estar sempre alerta quando tiver a impressão de que está lidando com uma pessoa com esse tipo de comportamento porque, dessa forma, você pode antecipar suas ações.

Evite entrar em brigas e disputas com ele ou ela, porque se o fizerem, eles usarão tudo no seu repertório para estar certo e para lhe fazer mal.

Como se livrar de um narcisista perverso

Há uma clara dificuldade em se livrar de uma pessoa narcisista como resultado da dependência que ela conseguiu criar na sua vítima através do engano. Contudo, uma vez criada esta distância, os sintomas causados pela relação com ele começam a desaparecer.

Recomendamos que a pessoa em questão recorra à terapia, não para superar a distância com o narcisista perverso, mas para identificar e descobrir quais foram as razões que fizeram a vítima sucumbir a ele e, desta forma, evitar repetir a situação novamente.

Para se separar de uma pessoa narcisista, você tem que cortar qualquer tipo de comunicação com ela. Isto pode ser muito complicado porque os narcisistas não se resignam facilmente a perder alguém que consideram "sua propriedade". Você deve evitar recaídas por todos os meios possíveis porque, se o fizer, você alimentará os desejos de controle e dependência dessa pessoa. Não importa o quanto essa pessoa te provoque, ignora-a, para que ela perceba que não tem mais nenhum efeito sobre você.
Como esquecer um narcisista perverso

Esquecer um narcisista perverso não é tão difícil como pode parecer. Isto porque, no momento em que os laços com essa pessoa são rompidos e os sintomas de dependência, subestimação, maus tratos começam a desaparecer, se inicia um processo de recuperação e melhoria.

Durante esta etapa, a vítima do perverso narcisista começa a perceber a relação que tinha desenvolvido com esta pessoa e a dimensão da influência que tinha sobre ela. Portanto, à medida que se cria cada vez mais distância entre o narcisista e a vítima, esta última inicia um processo de esquecimento dele.

Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Narcisista perverso: características e como lidar com um, recomendamos que entre na nossa categoria de Personalidade.

Nenhum comentário:

Em Alta

s vésperas do fim do mandato, presidente assinou renovação por 15 anos também de concessões da Record e Bandeirantes

 Record e Bandeirantes Plinio Teodoro Revista Fórum | 21 de dezembro de 2022  Presidente incitou ataques de seus apoiadores contra a emissor...

Mais Lidas