Desde que os primeiros casos começaram a ser reportados na China em dezembro, o coronavírus já infectou mais de 272.000 pessoas. Nas últimas três semanas, o número de novos casos fora do território chinês vêm aumentando mais do que os casos no país onde o vírus começou — na China, o pior já parece ter passado e o número de casos segue estabilizado em pouco mais de 81.000 pessoas. O número de mortes na Itália já ultrapassou o registrado no país que foi o epicentro do surto. Em 24 horas, o país registrou o número recorde de 793 mortes.
O espalhamento rápido do vírus fez a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificá-lo como pandemia e levou a quedas de dois dígitos nas principais bolsas de valores — o índice brasileiro Ibovespa já caiu 40% desde o começo de 2020.
Em meio ao caos, governos começam a dar uma série de respostas para conter a crise. Para além de pacotes de estímulo econômico, como cortes de juros e planos de investimento e socorro a alguns setores afetados, uma série de países estabeleceu ordens para cancelamento de aglomerações, toque de recolher e fechamento ou maior controle de fronteiras.
Os cenários mais críticos estão na Itália e na Espanha, que já têm mais de 53.000 e 24.000 casos confirmados, respectivamente. O número de mortes no mundo passa de 12 mil pessoas, com idosos e pacientes com doenças crônicas mais sujeitos a ter complicações por causa do coronavírus.
No mapa abaixo, a EXAME compilou o número de casos e medidas de prevenção tomadas por alguns dos países mais afetados pelo novo coronavírus.
Coronavírus no Brasil
Até esta sábado (21), o Brasil tem 1.128 casos confirmados da covid-19 e 18 mortes, nove no estado de São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Dos casos confirmados, a maioria está no estado de São Paulo. Quase todos os estados já registram infectados pela covid-19 e o Ministério da Saúde já afirmou que há a transmissão comunitária em todo o país.
Os números são parte da contagem oficial e podem ser inferiores à quantidade real de casos. Hospitais privados e de referência vêm reportando diariamente novos pacientes infectados, que demoram pelo menos um dia para serem completamente confirmados e integrarem a contagem geral do Ministério da Saúde.
Com o aumento dos casos em outros estados do país, alguns governadores e prefeitos também vêm instaurando medidas de contenção, como cancelamento de eventos públicos e paralisação de aulas nas escolas. Veja no mapa abaixo os casos por estado brasileiro, segundo a contagem do Ministério da Saúde, e medidas contra o coronavírus tomadas por algumas regiões.
As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus:
- Mapa mostra como o Brasil e o mundo estão lidando com o novo coronavírus;
- As fake news sobre a epidemia que estão circulando pelo mundo;
- Saiba quais remédios têm ibuprofeno, não recomendado contra o coronavírus;
- Até 57%: os 100 fundos que mais perderam com a crise do coronavírus
- Os cuidados que as empresas precisam ter com funcionários;
- Vai fazer home office por causa do coronavírus? Confira as dicas
- by Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário