sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Num passado nem tão pretérito assim.... by Deise


GUERRILHA EM RONDÔNIA?


LCP fecha ponte do rio Jaru para reivindicar anulação de reintegração de posse do assentamento Canaã

Um grupo de integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP-RO) interditaram na madrugada desta segunda-feira (19)
Um grupo de integrantes do movimento Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia (LCP-RO) interditaram na madrugada desta segunda-feira (19) a ponte sobre o rio Jaru para reivindicar a anulação do mandado de Reintegração de Posse do assentamento Canaã, no município de Ariquemes. Membros da União Nacional dos Caminhoneiros do Brasil (Unicam) também aderiram ao manifesto para protestar contra as péssimas condições da rodovia federal BR-364.

A interdição teve início por volta das 4h30 horas desta segunda e os manifestantes fizeram uma espécie de barreira de pneus nas duas cabeceiras da ponte e atearam fogo. Legumes, frutas e cereais também foram utilizados na barreira como forma de mostrar que a área onde vivem cerca de 600 pessoas de 126 famílias, e que está para ser reintegrada, é produtiva.

No início nem pedestres passavam pelo local, mas depois de conversa com o Comando da Polícia Militar, o trânsito foi interditado apenas para veículos. A Polícia Rodoviária Federal também está no local.

O motivo do manifesto seria por causa de um mandado de Reintegração de Posse expedido pelo juiz José Augusto Alves Martins da Comarca de Ariquemes que determina novo despejo para os camponeses da Área Canaã, que deveria ser cumprido nesta segunda-feira. Os manifestantes alegam que moram no local desde 2001 e que quando lá chegaram só havia plantações de cacau abandonadas e carreadores de madeireiros.

Os manifestantes alegam ainda que o Incra já teria realizado vistoria na propriedade rural e comprovado que era área improdutiva e inadimplente. Desde então os membros da LCP sofreram vários despejos, mas sempre retornando ao local, onde há residências, roças e criações variadas. Segundo eles a produção de alimentos na área é grande, sendo o maior produtor de banana de Rondônia.

Os manifestantes declararam que o manifesto vem sendo realizado de forma pacífica e que só desocupam a ponte após serem ouvidos por autoridades competentes e que estão decididos, não sairão de suas terras e estão dispostos a defendê-las até as últimas consequências e que qualquer conflito que ocorrer no local será de inteira responsabilidade do juiz de Ariquemes.


Postado por CSIE - ESG

Abril de 2012


PROFESSOR DA LCP É 

ASSASSINADO EM BURITIS

POLÍCIA APREENDE MATERIAL COM TÁTICAS DE GUERRILHA

As Polícias Civil e Militar de Buritis foram acionadas na manhã de ontem (10) a comparecerem na linha 03, distrito de Jacinópolis, pois lá havia um cadáver próximo a uma ponte, ao chegarem no local os policiais identificaram a vítima por nome Renato Nathan Gonçalves Pereira, 28 anos, morto com três tiros na cabeça, e na cintura havia uma trena e um GPS de última geração, no bolso de suas vestes foi encontrado um rascunho escrito em código a pauta de uma reunião do movimento camponês LCP, nele tinha a apresentação de objetivos sendo um deles o adestramento “AD das massas”, ou seja seria um treinamento aos camponeses durante uma invasão e até mesmo como se comportar na cadeia em caso de prisão, também foi citado orientações sobre a resistência à desocupação na fazenda Canaã, em Jaru.
No próprio local foi iniciado as investigações sobre o crime, os policiais chegaram até a residência da vítima que fica na BR 421, distante 6 Km de Jacinópolis, e lá descobriram um farto material didático com instruções de táticas de guerrilha, uma farda da força aérea americana e outra do exército Boliviano, impressos e jornais da Liga dos Camponeses Pobres – LCP que incitam a invasão de terras.
Com base em todo o material apreendido a polícia conclui que Renato era um dos articuladores da LCP, tanto que tinha o apelido de “professor”, a referência segundo a polícia é que ele tinha a missão de doutrinar e organizar um suposto grupo comunista de guerrilha revolucionária inspirado nas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – FARC. Clique aqui e entenda a origem da FARC.
Através do belo trabalho integrado entre a Polícia Civil e Militar foi descoberto que vizinho ao sítio de Renato morava Sebastião Cícero Sousa e Silva, vulgo Tiãozinho que foi morto na chacina da última semana na linha C-34 em Buritis.
Somente neste ano foram registrados 22 homicídios na região de Buritis e segundo a polícia mais de 80% dos casos estão ligados à LCP, as investigações sobre este caso prossegue e prisões podem ocorrer a qualquer momento, informou o Delegado de Policia Civil de Buritis Dr. Lucas, “Onde existe a presença da LCP os índices de criminalidades são alarmantes” disse o Comandante do 7°Batalhão BPM Tenente Coronel Ênedy que também esteve em Buritis durante a apreensão do material, para o Coronel existe grande armamento na região e que a entrada dessas armas se dá pela fronteira com a Bolívia, “Isto é uma questão de perigo à segurança nacional, pois envolve fronteiras” Disse Ênedy.
Fonte: RONDONIA VIP

Veja Também25/01/2013 - 19:38 ] - DEAAI REALIZA OPERAÇÃO "MADAGASCAR" NA ZONA LESTE DE PORTO VELHO

[ 25/01/2013 - 18:11 ] - BANCO É CONDENADO POR FAZER CLIENTE ESPERAR QUASE DUAS HORAS NA FILA
[ 25/01/2013 - 18:02 ] - ROLIM DE MOURA: ACIDENTE NA RO 010 DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
[ 25/01/2013 - 17:46 ] - AMAZON ARTES - Carlinhos Maracanã
[ 25/01/2013 - 17:36 ] - FIERO E SINDUSCON PVH APRESENTAM SUGESTÕES PARA O PREFEITO MAURO NAZIF DURANTE EVENTO NA CASA DA INDÚSTRIA
[ 25/01/2013 - 17:32 ] - PROVA OBJETIVA DO CONCURSO DO IPEM ACONTECE DOMINGO
[ 25/01/2013 - 17:25 ] - GOVERNO INVESTE NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO REFORMANDO ESPAÇOS PÚBLICOS
[ 25/01/2013 - 17:15 ] - EXECUTIVO MUNICIPAL SE REÚNE COM APOSENTADOS E PENSIONISTAS
[ 25/01/2013 - 16:57 ] - INAUGURAÇÃO DE PRIMEIRA PENITENCIÁRIA PRIVADA MOSTRA FALÊNCIA E INOPERÂNCIA DO ESTADO, DIZ JUIZ
[ 25/01/2013 - 16:51 ] - MORTE DO JORNALISTA: SUED PINHEIRO ESTAVA EM RONDÔNIA DESDE 1994
[ 25/01/2013 - 16:42 ] - GOVERNADOR DISCUTE MELHORIAS PARA CAMPO NOVO DE RONDÔNIA
[ 25/01/2013 - 16:38 ] - GOVERNO RECEBE COMISSÃO DE SÃO FELIPE DO OESTE
[ 25/01/2013 - 16:21 ] - SECRETÁRIO DA SEMICT SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA ASSINVEST EM CACOAL
[ 25/01/2013 - 15:55 ] - JORNALISTAS LAMENTAM FALECIMENTO DE SUED
[ 25/01/2013 - 15:32 ] - AMAZON ARTES - KALI E OS KALHORDAS


by anovademocracia.com.br

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas