10/12/2012
Em entrevista ao "Programa do Ratinho" (SBT), em abril de 2010, Guilherme de Pádua, assassino confesso da atriz Daniella Perez (1970-1992), filha da autora Gloria Perez, pediu desculpas à família pelo crime. Para Paulo Sergio de Camargo, o sentimento não era verdadeiro. "Por várias vezes passou os dedos nos olhos quando disse desejar o perdão da mãe da vítima", afirma no livro "Não Minta Pra Mim!".
Camargo estuda os gestos que podem desmascarar um mentiroso, por mais habilidade que o indivíduo tenha em ocultar a verdade. Algumas alterações fisiológicas, como batimento cardíaco alterado e pupilas dilatadas, podem passar despercebidas. Outras, como gaguejar e falta de sincronismo entre movimentos e palavras, podem ser facilmente notadas.
"Chamo de 'gestos macaquinhos' os sinais de ocultação", escreve o autor. "Passar levemente os dedos nas sobrancelhas, esfregar os olhos como se estivesse limpando-os etc". Além dos olhos, o especialista também defende que cobrir a boca, mexer nas orelhas ou garganta são demonstrações de possíveis embustes.
O conjunto de sinais apresentados por essa linguagem corporal é comum em quase todo o mundo. Em 2002, após uma ação desastrosa das forças especiais russas que provocou a morte de 130 reféns num cinema em Moscou, "Putin, instantes antes de dar declarações oficiais a respeito do ataque, colocou as mãos nos olhos, o que indicou que seu discurso não seria verdadeiro", diz Camargo.
Divulgação |
Autor trata do tema tanto do ponto de vista científico como do prático |
Com o subtítulo "Psicologia da Mentira e Linguagem Corporal", o livro procura ensinar alguns truques para que o leitor possa reconhecer falsidades, lidar com mentirosos e evitar armadilhas cotidianas.
"Não Minta Pra Mim!" reúne as principais situações nas quais o engodo se instala, como falsas informações no currículo e discursos políticos.
Fundamentado em pesquisas científicas e em experiências extraídas da polícia e do serviço secreto, o autor não assume postura moralista, mas não acredita que algo de bom possa ser construído a partir de uma mentira.
Paulo Sergio de Camargo, pós-graduado em gerência e desenvolvimento de recursos humanos, é um dos mais conceituados grafólogos do Brasil, foi instrutor de grafologia no Cepa (Centro de Psicologia Aplicada - Rio) e também assina "A Grafologia no Recrutamento e Seleção de Pessoal" e "O Que É Grafologia?".
by Livraria da Folhaol
ha
Autor: Paulo Sergio de Camargo
Editora: Summus
Páginas: 216
Quanto: R$ 44,90 (preço promocional*)
Nenhum comentário:
Postar um comentário