quinta-feira, 17 de julho de 2014

Microsoft anuncia maior corte de pessoal de sua história: 18.000 serão demitidos

Desafio da empresa é se adequar ao mercado "pós-PC"

Claudia Tozetto
O CEO da Microsoft, Satya Nadella,  durante conferência em San Francisco, Califórnia; A empresa anunciou o corte de 14% de sua força de trabalho, reduzindo pela metade o tamanho de sua recente aquisição 'Nokia' e cortando outras operações de investimento
O CEO da Microsoft, Satya Nadella (Robert Galbraith/Reuters)
A Microsoft anunciou nesta quinta-feira que demitirá 18.000 funcionários como parte da reestruturação promovida após a compra da Nokia, concluída em abril de 2014. O corte de pessoal é o maior da história da Microsoft e atinge fortemente a Nokia, que perderá 12.500 pessoas. Atualmente, Nokia e Microsoft têm, juntas, 127.000 funcionários em todo o mundo.
Em comunicado enviado aos funcionários, Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirma que 13.000 pessoas serão demitidas ao longo dos próximos seis meses e o corte total será concluído até a metade de 2015. A Microsoft espera gastar entre 1,1 e 1,6 bilhão de dólares, com despesas trabalhistas e outros custos relacionados às demissões.
Segundo Nadella, os cortes serão feitos para ampliar a "sinergia" entre as equipes da Microsoft e da Nokia. "Vamos simplificar a forma como trabalhamos para nos tornarmos mais ágeis e nos mover rápido", justificou Nadella.
Até o momento, o maior corte já promovido pela Microsoft era o realizado em 2009, quando 5.800 pessoas foram desligadas. Na época, as demissões foram resultado da crise econômica mundial. Desde então, a Microsoft passou a enfrentar um novo desafio: a venda de computadores, de onde vem a maior parte de sua receita, passou a cair continuamente e a de dispositivos móveis, ao contrário, cresce exponencialmente.
A Microsoft demorou a reagir às mudanças no mercado. Desde 2010, quando lançou o Windows Phone e anunciou, no ano seguinte, uma parceria estratégica com a Nokia, a Microsoft tenta recuperar o tempo perdido, alcançando apenas resultados modestos. Nadella, que assumiu a liderança da empresa em fevereiro, tenta mudar o quadro. O executivo vai detalhar o foco dos novos investimentos da Microsoft durante a conferência de resultados do segundo trimestre, programada para 22 de julho.
by Veja

Nenhum comentário:

Em Alta

Coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando

  by Deise Brandão Há coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando. Um gesto simples, um passo tranquilo, minha Ber ê de ci...

Mais Lidas