domingo, 13 de julho de 2014

França enviará tropas ao Mali para combater terrorismo no Sahel


Nova operação contará com 3 mil soldados, segundo ministro francês.
Missão tentará desmantelar 'a estrada de todos os tráficos'.


EFE

A intervenção militar francesa no Mali, iniciada em janeiro de 2013, terminou com sucesso e será substituída por uma nova operação que contará com 3 mil soldados para lutar contra o terrorismo no Sahel, declarou neste domingo (13) o ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian.

A nova operação se chamará "Barkhane", terá caráter "durável" e seu objetivo será o "antiterrorismo" na região, disse Le Drian em entrevista à emissora "Europe 1".

A França enviou tropas ao Mali a pedido de Bamaco em janeiro de 2013, para frear o avanço dos insurgentes islamitas rumo à capital.

A intervenção foi resolvida "com grande eficácia", acrescentou Le Drian, que ressaltou que permitiu a "eliminação" de muitos terroristas e a recuperação de "muitos armazéns de armas".

"Agora fica a necessidade, para nós e para os países da região, de vigiar para que não haja uma intensificação" em uma região onde "sempre há riscos maiores de desenvolvimento jihadista".

Paris lançará a operação Barkhane nos próximos dias, em associação a cinco países da região subsaariana, com "cerca de 3 mil militares" no total, além de drones, helicópteros e caças de combate.

A operação terá "presença duradoura", ressaltou o ministro, que explicou que a missão tentará desmantelar "a estrada de todos os tráficos", ou seja: rotas que traficantes de armas e de drogas utilizam através da zona controlada por islamitas armados.

Além disso, os militares tentarão impedir que os grupos yijadistas voltem a se formar 'entre a Líbia e o Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências graves'. 'É nossa segurança que está em jogo', concluiu Le Drian.

Nenhum comentário:

Em Alta

Coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando

  by Deise Brandão Há coisas que só existem de verdade quando ninguém está olhando. Um gesto simples, um passo tranquilo, minha Ber ê de ci...

Mais Lidas