domingo, 14 de março de 2010

Então... sou ou não uma mulher de visão?

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem




Pesquisa latino-americana indica que Judiciário
é o menos transparente dos Poderes do Brasil
(11.11.09)

"O Brasil precisa ampliar o acesso da população às informações sobre o que é feito com o dinheiro público", indica a pesquisa Índice Latino-Americano de Transparência Orçamentária, feita em 12 países da América Latina.
Entre os Poderes da República, o menos transparente é o Judiciário, de acordo com o levantamento.
O Brasil ficou em quarto lugar no ranking, com 49 pontos em uma escala de um (nada transparente) a cem (totalmente transparente). Em primeiro lugar entre os menos transparentes ficou a Costa Rica (69), seguida do Peru (54) e Panamá (50). A última participação do Brasil no levamento foi em 2003, quando alcançou 50 pontos.
O índice é feito com base em um questionário padronizado enviado aos entrevistados. No Brasil, foram ouvidas 86 pessoas, entre jornalistas da mídia impressa, sindicalistas, dirigentes de organizações não-governamentais, acadêmicos e parlamentares integrantes da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
O estudo no Brasil foi coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em parceria com a organização não-governamental mexicana Centro de Análise e Investigação (Fundar), que supervisionou o trabalho nos 12 países.
De acordo com a pesquisa, dos Poderes da República, "o Executivo é o mais transparente quanto ao Orçamento, aprovado por 74% dos entrevistados". O Poder Legislativo fica com 11% e o Judiciário, com 4%.
Segundo Eliana Magalhães, assessora de política fiscal e orçamentária do Inesc, "o Judiciário ainda não criou mecanismos para permitir transparência e a participação dos cidadãos". Ao entregar ontem (10) uma síntese e a tabulação da pesquisa ao vice-líder do governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), Eliana disse que "tentará marcar reunião com algum órgão ou dirigente do Poder Judiciário".
Índice Latino-Americano de Transparência Orçamentária - 2009


(Escala de 1 a 100 -o índice 1 significa "nada
 transparente"; 100 é "totalmente transparente")
Costa Rica - 69
Peru - 54
Panamá - 50
Brasil - 49
México - 48
Argentina - 48
Colômbia - 46
República Dominicana - 44
Guatemala - 44
Equador - 43
Bolívia - 42
Venezuela - 23

Nenhum comentário:

Em Alta

Glândula Pineal: o nosso terceiro olho

Max-kegfire / Getty Images / Canva Escrito por Eu Sem Fronteiras Localizada no centro do cérebro, sua função é controlar o ritmo do corpo, c...

Mais Lidas