quinta-feira, 15 de maio de 2025

Padre Fábio de Melo relata confusão com preços em cafeteria de SC e funcionário é demitido

Nas redes sociais, ele disse que o gerente não teria aceitado passar a mercadoria pelo valor estabelecido na prateleira - mais barato que no caixa. Empresa de Joinville diz que apura a situação.

Padre Fábio de Melo usou redes sociais para relatar confusão com preços em cafeteria em Joinville (SC) — Foto: Redes sociais/ Reprodução

Um funcionário de uma cafeteria em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, foi demitido após o padre Fábio de Melo relatar, em uma rede social, uma situação que passou na loja. Ele disse que houve uma confusão com os preços de um produto, e que o gerente não teria aceitado passar a mercadoria pelo valor estabelecido na prateleira - mais barato que no caixa (assista acima).

"Peguei dois potes [de doce de leite], fui para o caixa pagar e vi que o valor que estava sendo cobrado era muito maior do que a soma de dois potes com o preço que estava na estante", relatou.

Ao g1, a advogada Roberta Von Jelita, especialista em Direito do Consumidor, esclareceu que, pela lei, nesses casos, o que vale é o menor preço.

"Normalmente, é o preço que está na prateleira e, ainda que tenham dois preços na prateleira para o mesmo produto, o que vale é o de menor valor".

Em nota, a Havanna, rede onde a situação ocorreu, informou que está "apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade" e que o "colaborador envolvido no ocorrido já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários" (veja íntegra abaixo).

Relato

O caso aconteceu no sábado (10), antes de um show que o padre teria em Joinville. Em vídeos divulgados em uma rede social, ele disse que a situação serviria de alerta "para que as pessoas que trabalham com comércio saibam que elas não estão acima do bem e do mal".

Nas imagens, ele relata que pegou dois potes de doce de leite da prateleira. Na hora de pagar, porém, viu que o valor era superior ao anunciado na etiqueta.

"Muito educadamente, eu disse à moça do caixa: 'Olha, a soma está errada, porque o doce de leite custa isso, e dois potes o valor seria este". Aí ela ficou 'assim', foi lá, viu. Ela falou: "não, lá está errado'. E, nisso, o gerente já se adiantou em ser extremamente deselegante, e disse: "O preço está errado e é isso. Se quiser levar, o preço certo é este".

"Sabe quando é muito desagradável para o consumidor? Quando parece que nós estamos errados. Não estamos errados, nós estamos comprando uma coisa que foi anunciada por aquele preço. E se você é gerente e está numa situação embaraçosa, há uma forma de dizer isso com elegância", completou.

Em entrevista ao Bom Dia Paraná, o professor de Direito do Consumidor Guilherme Correa reforçou que o consumidor tem o direito de adquirir o produto pelo menor preço indicado na prateleira, e orientou sobre o que fazer quando não há acordo com o estabelecimento.

➡️ Se o preço cobrado no caixa for diferente, por exemplo, o cliente pode exigir o preço correto e, se necessário, registrar reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor.

O padre não informou, no relato, se finalizou a compra.

O que diz a cafeteria

"A Havanna Joinville/SC, tem como missão proporcionar momentos acolhedores e especiais a cada pessoa que passa por nossa loja. Por isso, recebemos com muita atenção e preocupação o relato de um cliente que se sentiu mal atendido em nossa unidade.

Queremos expressar, em primeiro lugar, nosso pedido sincero de desculpas. Lamentamos profundamente que a experiência vivida tenha ficado aquém do que prezamos e buscamos diariamente. Sabemos o quanto cada cliente é importante e levamos muito a sério qualquer situação que afete a confiança que construímos com todos vocês.

Já estamos apurando os detalhes do ocorrido com responsabilidade e agilidade, informamos também que o colaborador envolvido no ocorrido já não faz mais parte do nosso quadro de funcionários. Mais do que esclarecer, nosso compromisso é agir para corrigir e garantir que esse tipo de situação não volte a acontecer. Estamos redobrando os cuidados com nosso atendimento e reforçando nossos valores junto à equipe.

Agradecemos por cada manifestação, seja de crítica ou apoio, pois são elas que nos impulsionam a crescer. Nossa loja está sempre de portas abertas para ouvir e melhorar.

Com respeito e gratidão,
Equipe Havanna Joinville/SC"

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