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Projeto Comprova
O que é o Comprova?
Criado em 2018, o Comprova foi idealizado e desenvolvido no Brasil pelo First Draft e o Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School, com a coordenação da Abraji. A iniciativa foi possível graças a uma parceria da associação com o Projor, a Google News Initiative e o Facebook Journalism Project. Trata-se de um trabalho colaborativo entre jornalistas de mais de 40 veículos de comunicação brasileiros para verificar informações on-line, publicar desmentidos em um site central e ampliar a difusão dos resultados em suas próprias plataformas.
Os veículos parceiros estão unidos no compromisso de investigar – de maneira precisa e responsável – declarações, especulações e rumores que estejam circulando na internet. Ao trabalhar coletivamente para selecionar e apurar textos, vídeos, imagens e gráficos, os jornalistas do Comprova contextualizam e esclarecem conteúdos deliberadamente falsos, enganosos e descontextualizados, buscando minimizar o alcance e o impacto da desinformação. Os conteúdos apurados estão, em sua maioria, ligados a temas como políticas públicas, saúde pública, mudanças climáticas e processos eleitorais.
Três anos após sua criação, o Comprova foi eleito a “Mídia Especializada do Ano”, na 46ª edição do Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Também venceu o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021, junto com o Consórcio de Veículos de Imprensa, como forma de reconhecimento da importância do jornalismo e da cooperação entre veículos de comunicação e seus profissionais no combate à pandemia.
Em 2022, o Comprova venceu o Best of 2022, prêmio da Google Play Store para o mercado brasileiro, na categoria Melhores apps do bem, em razão do trabalho para elevar a capacidade crítica dos cidadãos ao lidar com a desinformação. Em 2023, o Projeto Confirma 22 fez parte do grupo que recebeu prêmio internacional na categoria projeto colaborativo mais inovador e de maior impacto no Global Fact 10, em Seul, na Coreia do Sul. A iniciativa de combate à desinformação foi uma parceria entre Comprova, Estadão Verifica, Uol Confere, Aos Fatos, Agência Lupa e a empresa Meedan.
Objetivos e princípios norteadores
O objetivo principal do Comprova é identificar e enfraquecer as técnicas de manipulação e disseminação de conteúdo enganoso que surgem em sites hiperpartidários, aplicativos de mensagens e redes sociais. Para isso, o projeto conta com alguns princípios norteadores:Rigor
Integridade e imparcialidade
Independência
Transparência
Responsabilidade ética
Fases do projeto
Em seu primeiro ano de existência, com apenas 20 veículos colaboradores, o projeto se demonstrou fundamental durante as eleições de 2018. Ao final deste ano, 145 checagens haviam sido feitas. Esses textos se transformaram em 1.750 publicações no conjunto dos veículos integrantes da coalizão. Seu bom funcionamento fez com que o Comprova decidisse iniciar sua segunda fase em 2019, quando foram verificados 77 boatos sobre políticas públicas federais.
Em 2020, o Comprova iniciou sua terceira fase dedicada à verificação de conteúdos suspeitos sobre a pandemia de covid-19, o processo eleitoral de 2020 e políticas públicas federais. Para a terceira fase, como parte do projeto +Comunidades, foram agregadas oito iniciativas de jornalismo independente que atuam em comunidades vulneráveis. Os jornalistas receberam treinamento, ajuda financeira para aquisição de equipamentos e remuneração para trabalhar no projeto, graças a um convênio da Abraji com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.
No mesmo ano, foi lançado o Curso Comprova de Verificação, programa de treinamento de jornalistas com uma rede de mentores para apoiar os trabalhos de investigação de conteúdos suspeitos sobre eleições municipais conduzidos por veículos locais no país.
No início de 2021, o Comprova concluiu a sua terceira fase, com 283 conteúdos suspeitos investigados. Nessa etapa, sete em cada dez histórias apuradas estavam relacionadas à pandemia.
Em setembro do mesmo ano, o Comprova começou a seleção dos veículos para integrar o projeto +Redações. Seis organizações de mídia, uma de cada região do país e outra do Distrito Federal, foram selecionadas para receber treinamento e uma bolsa que permitia a um(a) jornalista de cada um dos veículos se dedicar ao Comprova até o final de 2022.
Ainda em 2021, o projeto promoveu a primeira edição do Programa de Residência. Durante dois meses, nove jornalistas, de três regiões do país (Sul, Sudeste e Nordeste) participaram de verificações de conteúdos suspeitos compartilhados em redes sociais e que obtiveram grande alcance. No final dessa fase, o projeto ganhou um formato de verificação: o Comprova Explica, no qual são aplicadas técnicas de jornalismo explicativo, com o objetivo de levar informações verificadas e mais contexto sobre temas que estejam sendo tratados nas redes e que necessitem de esclarecimentos.
A quarta fase do Projeto Comprova foi concluída em dezembro de 2021, com 187 verificações de conteúdos. Desse total, somente 3 conteúdos foram classificados como verdadeiros.
Em 2022, o projeto lançou um aplicativo pelo qual usuários podem acompanhar as verificações do projeto, enviar conteúdos suspeitos e conhecer técnicas de checagem; apoiou projeto de educação midiática para orientar jovens durante as eleições de 2022; realizou o Comprova Day na FAAP, em São Paulo, em agosto, quando reuniu repórteres dos 43 veículos de comunicação que faziam parte do projeto para treinamento com vistas à cobertura das eleições presidenciais.
Nesse mesmo ano, a Abraji criou o Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, que possibilitou que mais de 60 jornalistas de 31 veículos formassem núcleos de verificação para checar boatos referentes às eleições estaduais, com apoio, capacitação e mentoria do Comprova. Também em 2022 o Comprova firmou convênio com o Ministério Público de São Paulo para combater conteúdos deliberadamente falsos que circulam na internet sobre as eleições.
Ainda em 2022, o Comprova lançou, em parceria com o projeto Media Wise, do Poynter institute, a versão em português do minicurso Media Wise for Senior. Oferecido gratuitamente e usando o WhatsApp como plataforma, o treinamento ensinava pessoas com mais de 50 anos a identificar boatos nas redes. O minicurso foi ministrado por Boris Casoy e Lilian Witte Fibe.
Em 2023, o Comprova publicou 220 reportagens e começou a produzir verificações em vídeo para ampliar o alcance das reportagens nas principais plataformas de mídia social. Ampliou também a publicação de reportagens explanatórias com a seção Comprova Explica e criou a Caixa de Ferramentas do Comprova, um guia com recomendações de ferramentas úteis à checagem de conteúdos on-line.
O Comprova retomou as atividades em fevereiro de 2024, ampliando seu escopo para investigar também a desinformação relacionada às mudanças climáticas e deve divulgar em breve o projeto de cobertura das eleições municipais.
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First Draft
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