by Deise Brandão
Tem horas em que o barulho das redes me cansa.
Nem toda morte é conspiração. Nem toda tragédia tem um culpado oculto.
Sim, eu vi tramas perversas em alguns casos reais.
Mas no caso da moça que caiu no vulcão, não.
Ali, parece ter havido apenas o risco de uma escolha pessoal. Uma travessia perigosa. A vida como ela é: frágil.
A cada acontecimento, vejo gente exigindo que haja uma trama por trás. Que alguém seja responsabilizado — nunca a própria temeridade. Nunca o acaso. Nunca o destino.
É como se o mundo tivesse desaprendido que a morte existe. Que escolhas têm consequências. Que o imprevisível, às vezes, só acontece.
E falando em morte...
Também me incomoda esse espanto performático quando morre alguém com quase 100 anos.
“Que tristeza!”, dizem sobre rainhas, artistas, figuras centenárias.
Tristeza, pra mim, é viver anos a mais em condições degradantes.
É a solidão, a dor, a falta de dignidade na velhice — não o fim natural de uma longa caminhada.
Essas vidas não foram ceifadas. Foram vividas.
Não estou insensível.
Estou exausta desse teatro de rua que banaliza o luto e transforma tudo em tragédia ou escândalo.
Quero seguir lúcida. Crítica. Humana.
E com os pés no chão — mesmo quando a cabeça sonha e o coração sente.
Tenho acompanhado histórias reais de violência, injustiça, silenciamento — casos que não estão nas novelas nem nos portais de notícia.
Nesses, sim, cabe questionar. Cabe gritar. Cabe desconfiar.
Mas tem momentos em que a gente precisa parar e aceitar que nem tudo tem uma segunda camada oculta, um culpado escondido.
O caso da moça que caiu no vulcão me tocou — mas não me escandalizou.
Não vi conspiração ali. Vi um risco. Uma tragédia pessoal. E pronto.
Assim como me incomoda ver tanta gente dizendo “que tristeza” pela morte de figuras públicas centenárias.
Tristeza é não ter dignidade na velhice.
Morrer esperando justiça.
Morrer aos 90, depois de tudo vivido, não é tragédia — é vida completada.
Não falo isso por frieza. Falo por lucidez.
Porque enquanto muitos choram o fim inevitável de quem teve tempo e palco, eu sigo olhando para os que morreram cedo demais, calados demais, invisíveis demais. (FOTO IA)
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