O abastecimento foi rapidamente interrompido para evitar novos danos. De acordo com a prefeitura, a Aurora deverá solicitar autorização, assim que parar de chover, para realizar a abertura da rua e localizar o vazamento. No domingo, a secretaria de Obras fará reparos para sanar o dano, quando o trânsito estará em meia pista no trecho.
De acordo com o enólogo Nauro Morbini, da Unidade 2 da cooperativa, ainda não se pode afirmar com certeza o que vazou e qual o motivo do vazamento. Segundo ele, há duas tubulações no local: uma utilizada diariamente para o tratamento de efluentes, e outra utilizada esporadicammentte ppara o transporte de vinho destinado à produção de coolers.
Diferentemente de anos anteriores, em que chegava a passar pelo vinhoduto cerca de 8 milhões de litros de vinho por ano, agora o volume médio não passa dos 200 mil litros.
O que é o Vinhoduto
As três principais unidades do empreendimento Aurora estão interligadas por tubulações especialmente projetadas e construídas para o envio do vinho, em qualquer sentido entre as unidades produtoras. A cooperativa planejou e desenvolveu essas tubulações que ultrapassam 4,5 mil metros de extensão com o objetivo de transportar a bebida da melhor maneira possível, eliminando a tarefa antes realizada por carros-pipa.
O vinho é bombeado nas tubulações através de bombas especiais, as quais enviam suavemente o líquido para o destino necessário dentro das Unidades.
De acordo com o enólogo Nauro Morbini, atualmente, o transporte de sucos e vinhos finos é realizado por caminhões, enquanto o vinhoduto é utilizado para transportar o líquido destinado à produção de outras bebidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário