A equipe de transição etuda adotar o lema "união e reconstrução" e utilizar logomarca que traz cores da bandeira junto ao vermelho
O governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve trazer “união e reconstrução” como lema e incluir a cor vermelha na logomarca do governo federal.
Em painel promovido pela CNN, o especialista em marketing político e professor de marketing na ESPM Marcelo Vitorino, a especialista em marketing político e vice-presidente do instituto de pesquisa Ideia, Cila Schulman, e a antropóloga especializada em consumo Hilaine Yaccoub debateram as possíveis mudanças.
A equipe de transição de governo estuda adotar o lema “Brasil: União e Reconstrução” para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O slogan foi elaborado pela equipe de comunicação, que tem avaliado um design que misture diferentes cores, como azul, amarelo, verde e vermelho. / Divulgação
Para Hilaine Yaccoub a logomarca traz diversas cores. “O vermelho pode ter passado a ser sinônimo de um partido, mas os governos anteriores de Lula já tinham a tendência de fazer uma mistura de cores”, explicou.
Segundo ela, cada um usa o seu repertório para entender o que os novos símbolos querem dizer, mas ela ressaltou que aqui no Brasil as pessoas também usam muitas cores. “As casas das pessoas tem muitas cores, todas combinadas.”.
Marcelo Vitorino disse que todo ato de comunicação expõe algo, inclusive a decisão de colocar a cor vermelha na logomarca. “Após um processo eleitoral muito difícil, com ânimos muito acirrados, o vermelho pode ser considerado uma “provocação”. Que sinal que isso dá para o eleitorado?”
Para ele, trazer o vermelho para a marca do governo neste momento é “desnecessário”, e tira o foco de questões importantes.
Cila Schulman faz a ressalva de que a logomarca parece ser um “rebranding” daquela utilizada pelo governo Lula em 2003, que também era colorida. “As cores incluem a diversidade nacional, até porque o vermelho está em muitas bandeiras estaduais”, lembrou.
Para ela, o modo como o novo governo se apresenta é importante não apenas para a população brasileira, mas também para as relações internacionais, pois indica que rumo a gestão pretende tomar.
Veja a discussão completa no vídeo acima.
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