segunda-feira, 16 de julho de 2012

Em minha visita pelo RS, andando por algumas cidades da Regiao metropolitana de Porto alegre e Vale dos Sinos, pude perceber a prosperidade do meu Rio Grande. Fruto de um trabalho contínuo e com certeza árduo, quando falamos de 5o, as 6h da manha. Ninguem se queixa, a não ser as turistas como eu, que por anos optou em sair da "Europa" riograndense e optou pelo "Hawaí", me referindo as praias por onde morei nos ultimos 16 anos. O choque cultura é inevitável. E a certeza de que as formas de vida citadas são completamente antagônicas. Andando pela cidade de Dois Irmãos, alguns aspectos me chamaram atenção. Para o lado ruim, o que me deixa fula. Meus desgostos tem inicio mais uma vez no lixo na cidade. Porem desta vez fui beber na fonte e acabei entendendo o porque da quantidade de lixo nas ruas. Me senti em alguns momentos parte do jogo "Banco Imobiliária". Inúmeras placas de obras com verba federal, obras ficticias até o momento. Paranoides eu diria, e de outra sorte obras descaradamente superfaturadas. Não posso deixar de citar o desvairio do prefeito, para não dizer crime de improbidade administrativa, ao distribuir a "REvista do Prefeito Miguel".Uma revista sem expediente, sem responsavel, sem tiragem. Sem valores. Sem patrocinio. Uso da maquina administrativa, para promoção pessoal do prefeito que ultrapassa o abuso. É caso de tratamento da doença maldita do PT: a megalomania. Isso tudo foi compensado com o encontro de alguns conhecidos de periodos felizes de minha vida. Horas de conversa e o aprendizado que nao cessa nunca, Graças a Deus fui poupada de encontros desagradaveis. Os menos felizes, ainda assim foi por escolha minha. De qualquer forma concluo que entre a Alemanha e o Hawai, eu amo mesmo é o Rio Grande do Sul. Minha futura República dos Pampas.

Vergonha Alheia



O Lixo se acumula nas ruas


No primeiro carregamento, o espaço da cooperativa ja fica lotado de lixo que vai para a esteira


A cooperativa está localizada ha 18 anos no mesmo lugar e utilizando a mesma esteira.
Que comporta apenas 10 recicladores.
Impossivel fazer o trabalho no mesmo tempo quando o crescimento da cidade é visivel.



Ao ver a Placa resolvi descer e perguntar a que se referia e dados sobre a obra, A informação obtida foi que a obra de ampliação do depósíto deveria ter sido entregue em fevereiro. Da mesma forma que houve a promessa de ampliação lateral, para que caiba uma esteira maior. 
A esteira foi igualmente prometida pela Administração. Mas somente depois da obra pronta.
Ou seja: de volta ao começo.



Quando eu digo que o Pais esta virado num "puxadinho" é isso.
 Zilhões de obras iniciadas e nenhuma concluida. 
Onde esta a transparência?
Onde estão os valores destinados?
E o que inclui a ampliação?
Qual a data de inicio? 
Qual a data prevista para o término?


Isso é tudo da obra de ampliação da Usina de REciclagem de Lixo da cidade, que foi inaugurada ha 18 anos. Hoje a prefeitura nao cede sequer as luvas, aot cooperativa compra.
 A consciência da população em nao colocar seringas no lixo, f toi citado como ponto positivo pelos recicladores, que são  32 no total.
A falta de condiçoes de trabalho, como a esteira pequena e falta de espaço, são fatores que impedem o trabalho de todos ao mesmo tempo.
O que atrasa a seleção e consequentemente a coleta.


Como podem ver continuo educada. E somente entro nos locais com autorização dos verdadeiros responsaveis pelo espaço. Fui muitissimo bem recebida pelos recicladores. 
E adorei o bate papo com eles. 


8h30, muito frio e era um dia nublado. 
Foi legal fazer meu trabalho no corpo a corpo novamente.
Mas nao o suficiente para me fazer retornar. 

Nenhum comentário:

Em Alta

Novo HamburgoRS - Hospital do RS fecha UTI e transfere pacientes após detectar superbactéria considerada uma das mais perigosas do mundo

Acinetobacter baumannii, espécie detectada no hospital do RS, foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024 como resistente a ...

Mais Lidas