quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Eu estou OK, você está OK(Thomas Harris)





Como você se posiciona ante a realidade e às outras pessoas? Esse desafio de estar no mundo ocupando seu lugar com respeito a si mesmo e aos demais é, basicamente, o tema do livro Eu estou OK, você está OK, do psiquatra norte-americano Thomas Harris. Apoiado na teoria da Análise Transacional, desenvolvida por Eric Berne, Harris descreve as posições existenciais adotadas durante o desenvolvimento do indivíduo, desde a infância até a idade adulta.

Embora tenha Berne como precursor, Harris sugere algumas diferenças em termos de posições existenciais. Enquanto para Berne, a posição primordial é Eu estou OK e você está OK (+,+); para Harris, os sentimentos iniciais de um bebê são Eu não estou OK, você está OK (-,+), uma vez que a criança é dependente dos pais neste início de vida. Berne, por outro lado, crê que todos nascemos (+,+) e que a dependência infantil não é fruto de uma atitude de fragilidade, mas uma condição real do ser humano.

Além destas posições, existem Eu estou OK, você não está OK (+,-), que tem caráter narcísico e projetivo, e Eu não estou OK, você não está OK (-,-), que também pode caracterizar perturbações bastante sérias segundo ambos autores.

O objetivo de ambos, entretanto é chegar ao estado (+,+) no qual estamos plenos em relação à nossa existência e reconhecemos outros humanos tão plenos de direito de existir quanto nós. Nesta posição, segundo os autores há maior equilíbrio dos estados do ego definidos pela Análise Transacional (Pai, Adulto, Criança - PAC), com o Adulto no controle, permitindo a participação de outros estados de ego em momentos adequados.

Resumidamente, a Análise Transacional, define que o estado de ego Pai está relacionado com valores morais, regras sociais pré-estabelecidas, proteção, punição, nutrição e crítica, com maior ou menor ênfase nos aspectos positivos e negativos, conforme tenha sido constituído durante o desenvolvimento da personalidade. O Adulto é o estado de ego relacionado com a capacidade de julgamento, a racionalidade, o intelecto, a aprendizagem, etc. A criança é o estado dos sentimentos, das emoções, que também podem ser mais ou menos livres, dependendo da educação.

Nenhum comentário:

Em Alta

Quando a tempestade passar

  “Quando a tempestade passar, as estradas se amansarem, E formos sobreviventes de um naufrágio coletivo, Com o cor ação choroso e o destino...

Mais Lidas